Relatório de Pesquisa

Os Materiais didáticos específicos do Povo Sateré Mawé produzidos no Programa Pirayawara

O projeto de iniciação científica insere-se na área acadêmica de Linguística, Letras e Artes, especificamente, no âmbito das línguas indígenas, no que se refere ao material didático especifico para atender as demandas das aldeias. Pretende, analisar os materiais didáticos específicos do povo Sateré...

ver descrição completa

Autor principal: Anna Karen Alves Menezes
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5410
id oai:localhost:prefix-5410
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-54102021-11-11T02:38:58Z Os Materiais didáticos específicos do Povo Sateré Mawé produzidos no Programa Pirayawara Anna Karen Alves Menezes Jonise Nunes Santos Admilton Freitas das Chagas Filho Línguas Indígenas Material didático Especifidade LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES O projeto de iniciação científica insere-se na área acadêmica de Linguística, Letras e Artes, especificamente, no âmbito das línguas indígenas, no que se refere ao material didático especifico para atender as demandas das aldeias. Pretende, analisar os materiais didáticos específicos do povo Sateré Mawé produzidos no Programa de Formação de Professores Indígenas da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas; Identificar os povos, cujos materiais didáticos específicos, foram produzidos no Programa de Formação de Professores Indígenas da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas; e Relacionar as escolas/comunidades indígenas que receberam o material didático produzido no Programa Pirayawara. O projeto em questão utilizará a abordagem qualitativa, tendo como objeto os Materiais didáticos Indígena Específicos do Povo Sateré Mawé produzidos no Programa Pirayawara, fundamentando-se na relação dinâmica entre o mundo real, o sujeito e o objeto, considerando que o conhecimento não está reduzido a dados isolados, ligados por uma teoria explicativa, possui significados e relações criados pelos atores sociais durante suas ações. Para realização da pesquisa, será utilizada a pesquisa bibliográfica, objetivando explicitar o contexto que possibilitou a construção de Materiais didáticos Indígena Específicos do Povo Sateré Mawé produzidos no Programa Pirayawara. Na pesquisa, será utilizada, ainda, a análise documental como técnica de recolher e de verificar dados. No que se refere ao objeto da pesquisa serão analisados os materiais didáticos específicos do Povo Sateré Mawé, produzidos no Programa Pirayawara, além dos documentos relativos à outras ações referentes ao processo de publicação de livros de outros povos atendidos pelo Programa Pirayawara. Voluntário 2017-05-29T18:57:31Z 2017-05-29T18:57:31Z 2016-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5410 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Formação de Professores Indígenas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2015 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Línguas Indígenas
Material didático
Especifidade
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Línguas Indígenas
Material didático
Especifidade
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Anna Karen Alves Menezes
Os Materiais didáticos específicos do Povo Sateré Mawé produzidos no Programa Pirayawara
topic_facet Línguas Indígenas
Material didático
Especifidade
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
description O projeto de iniciação científica insere-se na área acadêmica de Linguística, Letras e Artes, especificamente, no âmbito das línguas indígenas, no que se refere ao material didático especifico para atender as demandas das aldeias. Pretende, analisar os materiais didáticos específicos do povo Sateré Mawé produzidos no Programa de Formação de Professores Indígenas da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas; Identificar os povos, cujos materiais didáticos específicos, foram produzidos no Programa de Formação de Professores Indígenas da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas; e Relacionar as escolas/comunidades indígenas que receberam o material didático produzido no Programa Pirayawara. O projeto em questão utilizará a abordagem qualitativa, tendo como objeto os Materiais didáticos Indígena Específicos do Povo Sateré Mawé produzidos no Programa Pirayawara, fundamentando-se na relação dinâmica entre o mundo real, o sujeito e o objeto, considerando que o conhecimento não está reduzido a dados isolados, ligados por uma teoria explicativa, possui significados e relações criados pelos atores sociais durante suas ações. Para realização da pesquisa, será utilizada a pesquisa bibliográfica, objetivando explicitar o contexto que possibilitou a construção de Materiais didáticos Indígena Específicos do Povo Sateré Mawé produzidos no Programa Pirayawara. Na pesquisa, será utilizada, ainda, a análise documental como técnica de recolher e de verificar dados. No que se refere ao objeto da pesquisa serão analisados os materiais didáticos específicos do Povo Sateré Mawé, produzidos no Programa Pirayawara, além dos documentos relativos à outras ações referentes ao processo de publicação de livros de outros povos atendidos pelo Programa Pirayawara.
author_additional Jonise Nunes Santos
author_additionalStr Jonise Nunes Santos
format Relatório de Pesquisa
author Anna Karen Alves Menezes
title Os Materiais didáticos específicos do Povo Sateré Mawé produzidos no Programa Pirayawara
title_short Os Materiais didáticos específicos do Povo Sateré Mawé produzidos no Programa Pirayawara
title_full Os Materiais didáticos específicos do Povo Sateré Mawé produzidos no Programa Pirayawara
title_fullStr Os Materiais didáticos específicos do Povo Sateré Mawé produzidos no Programa Pirayawara
title_full_unstemmed Os Materiais didáticos específicos do Povo Sateré Mawé produzidos no Programa Pirayawara
title_sort os materiais didáticos específicos do povo sateré mawé produzidos no programa pirayawara
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2017
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5410
_version_ 1831969706048749568
score 11.753896