Relatório de Pesquisa

O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua: análise de proficiência

A pesquisa apresentada neste projeto visa analisar dados referentes aos exames de proficiência em Língua Portuguesa organizados pelo CELPE-BRAS, na cidade de Manaus, a fim de apreender a inteligibilidade subjacente às propostas desses exames quanto ao conceito de proficiência de língua. A partir des...

ver descrição completa

Autor principal: Ingridy Tamara Silva de Araújo
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5443
Resumo:
A pesquisa apresentada neste projeto visa analisar dados referentes aos exames de proficiência em Língua Portuguesa organizados pelo CELPE-BRAS, na cidade de Manaus, a fim de apreender a inteligibilidade subjacente às propostas desses exames quanto ao conceito de proficiência de língua. A partir dessa apreensão, visa também compreender a relação entre esse entendimento e a abordagem de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua a ele vinculado, bem como o processo avaliativo inserido nele e a efetiva utilidade desse conhecimento no cotidiano dos sujeitos que buscam esse certificado de proficiência.