/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental
This work of completion of the degree course in Mathematics and Physics Sciences has as general objective to stimulate in students the spontaneous and creative development of their knowledge and to allow teachers to broaden their teaching methodologies. In this way, a didactic sequence was elabor...
Autor principal: | Souza, Lucas Carvalho de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5675 |
id |
oai:localhost:prefix-5675 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-56752021-12-02T18:24:18Z Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental Souza, Lucas Carvalho de Pedrozo, Eduardo Bruno Lima http://lattes.cnpq.br/1474571004303513 Almeida, Rodrigo Alves de http://lattes.cnpq.br/0197767555764225 Praia, Silvério da Silva Porcentagem Fração Jogos lúdicos Juros CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Matemática - Estudo e ensino Percentagem Didática This work of completion of the degree course in Mathematics and Physics Sciences has as general objective to stimulate in students the spontaneous and creative development of their knowledge and to allow teachers to broaden their teaching methodologies. In this way, a didactic sequence was elaborated, using a differentiated methodology with the use of playful games. The descriptive / qualitative research had its data collected through a questionnaire, informal observations through Supervised Stages, initial evaluation responses as diagnosis, students' participation in the games and response in the final evaluation as a satisfactory result of the application of this one. The theoretical referential is Significant Learning, based on the theory of fractional, interest and percentage concepts, since they are completely involved within the percentage. The experimentation of the didactic sequence happened in a school of the municipal network of the City of Coari - AM. It is noteworthy that the games used promoted a significant learning for the academics. The results prove the importance of working with play games during Mathematics classes. Este trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Ciências Matemática e Física tem por objetivo geral Estimular nos alunos o desenvolvimento espontâneo e criativo de seus conhecimentos e permitir aos professores ampliar suas metodologias de ensino. Desta forma, elaborou-se uma sequência didática, utilizando uma metodologia diferenciada com a utilização de jogos lúdicos. A pesquisa, de caráter descritivo/qualitativo, teve seus dados coletados por meio de um questionário, observações informais através dos Estágios Supervisionados, respostas da avaliação inicial como diagnóstico, participação dos alunos nos jogos e resposta na avaliação final como resultado satisfatório da aplicação deste. O referencial teórico é a Aprendizagem Significativa, baseada na teoria dos conceitos de fração, juros e porcentagem, pois os mesmos estão completamente envolvidos dentro da porcentagem. A experimentação da sequência didática aconteceu em uma escola da rede municipal da Cidade de Coari – AM. Vale ressaltar que os jogos utilizados promoveram uma aprendizagem significativa para os acadêmicos. Os resultados comprovam a importância de se trabalhar com jogos lúdicos durante as aulas de Matemática 1 Não 2019-08-20T19:29:04Z 2019-08-14 2019-08-20T19:29:04Z 2019-07-25 2019-06-27 Trabalho de Conclusão de Curso SOUZA, Lucas Carvalho de. Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2019. 43 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5675 por Acesso Aberto Brasil ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari) Coari Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Coari |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Porcentagem Fração Jogos lúdicos Juros CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Matemática - Estudo e ensino Percentagem Didática |
spellingShingle |
Porcentagem Fração Jogos lúdicos Juros CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Matemática - Estudo e ensino Percentagem Didática Souza, Lucas Carvalho de Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental |
topic_facet |
Porcentagem Fração Jogos lúdicos Juros CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Matemática - Estudo e ensino Percentagem Didática |
description |
This work of completion of the degree course in Mathematics and Physics
Sciences has as general objective to stimulate in students the spontaneous and creative
development of their knowledge and to allow teachers to broaden their teaching
methodologies. In this way, a didactic sequence was elaborated, using a differentiated
methodology with the use of playful games. The descriptive / qualitative research had its
data collected through a questionnaire, informal observations through Supervised Stages,
initial evaluation responses as diagnosis, students' participation in the games and response
in the final evaluation as a satisfactory result of the application of this one. The theoretical
referential is Significant Learning, based on the theory of fractional, interest and
percentage concepts, since they are completely involved within the percentage. The
experimentation of the didactic sequence happened in a school of the municipal network
of the City of Coari - AM. It is noteworthy that the games used promoted a significant
learning for the academics. The results prove the importance of working with play games
during Mathematics classes. |
author_additional |
Pedrozo, Eduardo Bruno Lima |
author_additionalStr |
Pedrozo, Eduardo Bruno Lima |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Souza, Lucas Carvalho de |
title |
Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental |
title_short |
Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental |
title_full |
Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental |
title_sort |
porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2019 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5675 |
_version_ |
1787137428121714688 |
score |
11.653393 |