/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Estudo de caso quanto a percepção da pandemia de Covid-19 pelo comércio SPO, em São Paulo de Olivença-AM
La pandemia global afectó negativamente a varios sectores de los países y especialmente al área comercial. Este artículo abordará la percepción del comercio de SPO, en São Paulo de Olivença, a través de la pandemia Covid-19. Para comprender mejor esta percepción, la pregunta del problema de la inves...
Autor principal: | Gomes, Maria Francisca Xavier |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5890 |
id |
oai:localhost:prefix-5890 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-58902025-03-10T20:37:12Z Estudo de caso quanto a percepção da pandemia de Covid-19 pelo comércio SPO, em São Paulo de Olivença-AM Gomes, Maria Francisca Xavier Abreu, Leonor Farias http://lattes.cnpq.br/1466713720470341 Nogueira, Juvan Reis http://lattes.cnpq.br/3807341628458924 Mariosa, Pedro Henrique http://lattes.cnpq.br/1729918015799008 https://orcid.org/0000-0002-0016-7666 https://orcid.org/0000-0002-0016-7666 https://orcid.org/0000-0001-9332-2030 https://orcid.org/0000-0001-9332-2030 https://orcid.org/0000-0003-0323-776X Pandemia da Covid-19 Percepção do Comércio São Paulo de Olivença Empresa SPO CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO COVID-19 Análise econômica São Paulo de Olivença (AM) Comércio local Impacto econômico La pandemia global afectó negativamente a varios sectores de los países y especialmente al área comercial. Este artículo abordará la percepción del comercio de SPO, en São Paulo de Olivença, a través de la pandemia Covid-19. Para comprender mejor esta percepción, la pregunta del problema de la investigación gira en torno a saber cómo el comercio de SPO percibió el impacto de la pandemia Covid-19. La búsqueda de respuestas se basará en el objetivo general, que propone analizar cómo los impactos económicos de la pandemia Covid-19 fueron percibidos por Comércio SPO. Para lograr este objetivo, se establecieron objetivos específicos para contextualizar la Pandemia Covid-19 con un enfoque en los impactos sobre el comercio en general; identificar las estrategias utilizadas en la empresa SPO, como una forma de mantenerse activo en el mercado y comparar los resultados financieros de la empresa en el año 2019 y 2020. La investigación tiene un enfoque cualitativo y un estudio de caso único, cuyos datos se obtuvieron a través de encuestas bibliográficas encuesta e investigación de campo, utilizando la entrevista aplicada desde un guión semiestructurado. Así, a partir de los resultados se pudo apreciar que, a pesar de que muchos sectores se vieron afectados negativamente por la pandemia, la percepción de la empresa SPO es que fue impactada positivamente en términos financieros, en general. A pandemia mundial, afetou negativamente vários setores dos países e em especial a área comercial. O presente trabalho abordará a respeito da percepção do comércio SPO, em São Paulo de Olivença, mediante a pandemia da Covid-19. No intuito de compreender melhor sobre essa percepção, a pesquisa a questão problema se volta para se saber de que forma o comércio SPO percebeu o impacto da Pandemia de Covid-19. A busca por respostas se dará a partir do objetivo geral, que se propõe analisar como os impactos econômicos da pandemia da Covid-19 foram percebidos pelo Comércio SPO. Para alcançar esse objetivo foram estabelecidos como objetivos específicos contextualizar a Pandemia da Covid-19 com foco para os impactos no comércio em geral; identificar as estratégias utilizada na empresa SPO, como forma de se manter ativa no mercado e comparar os resultados financeiros da empresa no ano de 2019 e 2020. A pesquisa tem como abordagem qualitativa e estudo de caso único, cujos dados foram obtidos por meio de pesquisas de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, utilizando-se da entrevista aplicada a partir de um roteiro semiestruturado. Assim, a partir dos resultados, foi possível perceber que, apesar de muitos setores serem afetados negativamente devido a pandemia, a percepção da empresa SPO, é a de que esta foi impactada positivamente em termos financeiros, em geral. 3 Sim Alguns termos não são muito claros. 2021-07-13T16:09:10Z 2021-07-12 2021-07-13T16:09:10Z 2021-07-05 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5890 por ADMINISTRACAO-de-empresas/noticia/2020/05/coronavirus-6-estrategias-paraempreender-durante-crise. Revista Pegn. Publicado em: 07 de maio de 2020. Disponível em: <https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2020/05/coronavirus6-estrategias-para-empreender-durante-crise.html> Acesso em: 17 de jun. 2021 A-ECONOMIA-na-pandemia, valor.globo.com. Publicado em 18 de fev. de 2021. Disponível em: <https://valor.globo.com/coronavirus/a-economia-na-pandemia/ > acesso em: 08de maio de 2021. ALVARENGA, Darlan, Luiz Guilherme Gerbelli e Raphael Martins. Como a pandemia 'bagunçou' a economia brasileira em 2020. g1.globo.com. Publicado em 12 de dez. de 2020. Disponivel em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/12/12/como-a-pandemiabaguncou-a-economia-brasileira-em-2020.ghtml > Acesso em 20 de jun. 2021. AS 10 REDES sociais mais usadas no Brasil em 2021. Hostm dia.com.br. [s.d.]. Disponível em < https://www.hostm dia.com.br/blog/redes-sociais-mais-usadas/> Acesso em: 17 de jun. de 2021. BATISTA, Elisa Batista. 5-aplicativos-para-facilitar-compras-supermercado. comparaonline.com.br. [s.d.]. Disponível em: < https://www.comparaonline.com.br/blog/financas/cartao-de-credito/5-aplicativos-parafacilitar-compras-supermercado/> Acesso em: 17de jun. 2021. BEATRIZ, Rebeca Beatriz. Medo, restrições, duas ondas e colapso: um ano de pandemia do coronavírus no Amazonas, g1.globo.com. Publicado em: 13 de mar. de 2021, Atualizado há 2 meses, disponível em:https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2021/03/13/medo-restricoes-duas-ondas-ecolapso-um-ano-de-pandemia-do-coronavirus-no-amazonas.ghtml acesso em:01de jun. de 2021. BENETTI ,Rodolfo. Marketing digital em 2021: o que é e como funciona? organicadigital.com. Publicado em: 10 maio de 2021. Disponível em: <https://www.organicadigital.com/blog/afinal-como-funciona-o-marketing-digital/, orgânica digital. > Acesso em: 17 jun. de 2021. BLOG. delivery much. O que é delivery e como funciona o serviço, blog delivery much. Publicado em 15 de agosto de 2020. [s.d.]. Disponível em: https://blog.deliverymuch.com.br/o-que-edelivery/#:~:text=Delivery%2C%20ou%20entrega%20em%20portugu%C3%AAs,adquiridos %20online%20ou%20off%20line Acesso em:17de maio de 2021. BLUEDORN, John , Gita Gopinath e Damiano Sandri. Análise preliminar do impacto econômico da pandemia em cinco gráficos. O blog do FMI. Publicado em 6 de abr. de 2020. Disponível em: <https://www.imf.org/pt/News/Articles/2020/04/06/blog-an-early-viewof-the-economic-impact-of-the-pandemic-in-5-charts> Acesso em: 26 de jun. de 2021.CARVALHO, Luís Osete Ribeiro. Metodologia científica: teoria e aplicação na educação a distância /, DUARTE, Francisco Ricardo. MENEZES, Afonso Henrique Novaes. SOUZA Tito Eugênio Santos [et al.]. – Petrolina-PE, 2019. CENTRO de Hematologia do Vale. Corona Vírus, o que é, causas, sintomas, tratamento e prevenção, centro de hematologia do vale.com.br. Publicado em: 06 Fev. de 2020. Disponível em: <http://www.centrodehematologiadovale.com.br/chv/blog/59-corona-virus-oque-e-causas-sintomas-tratamento-e-prevencao.html> acesso em:01de jun. de 2021. CORONAVÍRUS: 8 gráficos para entender como a pandemia de Covid-19 afetou as maiores economias do mundo. G1.globo.com. Publicado em 2 de fev. de 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/02/02/coronavirus-8-graficos-para-entendercomo-a-pandemia-de-covid-19-afetou-as-maiores-economias-do-mundo.ghtml> Acesso em:26 de maio de 2021. CHIAVENATO, Idalberto,1929- Planejamento estratégico/ Idalberto Chiavenato, Arão sapiro.2 ° ed.- Rio de janeiro: Elsevier, 2009. DECRETO nº 42330 de 28/05/2020. legisweb.com.br. Publicado em 28 maio de 2020, disponível em:<https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=396199#:~:text=Considerando%20que%20 o%20Decreto%20n%C2%BA%2042.247%2C%20de%2030%20de%20abril,31%20de%20ma io%20de%202020%3B&text=Decreta%3A,Art. > Acesso em: 31 de maio de 2021 DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, Portaria Mc Nº 597, de 25 de Janeiro de 2021, Diário Oficial Da União, publicado em: 26/01/2021, disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mc-n-597-de-25-de-janeiro-de-2021- 300727019> acesso em: 31 de maio de 2021. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. PORTARIA Nº 19.492, DE 18 DE AGOSTO DE 2020, in.gov. br. Publicado em: 19/08/2020. Disponível em: <https://www.in.gov.br/web/dou/- /portaria-n-19.492-de-18-de-agosto-de-2020-272979041> acesso 31de maio de 2021. ECOMMERCE, Brasil, notícias/vendas-por-WhatsApp-durante-a-pandemia < https://.ecommercebrasil.com.br/noticias/vendas-por-whatsapp-durante-a-pandemia/> Acesso em:17de maio de 2021. ELIAS, Rôney.hospital-de-sao-paulo-de-olivenca-no-am-zera-internacoes-por-covid-19. g1.globo.com. Publicado em: 16 de maio de 2021, atualizado há 2 semanas. Disponível em: <https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2021/05/16/hospital-de-sao-paulo-de-olivencano-am-zera-internacoes-por-covid-19.ghtml> acesso em:01de junho de 2021. FRANCO, Renata De Mello, Impactos da pandemia de COVID-19 sobre o Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria de Transformação. Portal.fgv.br. Publicado em: 05 de maio de 2020. Disponível em: < https://portal.fgv.br/artigos/impactos-pandemia-covid-19-sobre-nivel-utilizacaocapacidade-instalada-industria> acesso em: 17 de jun. de 2021 GIL, Antônio Carlos,1946- Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. -4. ed.-São Paulo: atlas, 2002. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antônio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008. GUSTMANN, Leite de Castro, B., Eccel Pontelli, G., de Fátima Paz Nunes, A., et al. Empreendedorismo e coronavírus: impactos, estratégias e oportunidades frente à crise global. icesi.edu.co. Publicado em: 02/02/ 2021. Disponível em: < https://doi.org/10.18046/j.estger.2021.158.4304> HISTÓRIA-do-telemarketing-no-Brasil. Portal educacao.com.br. [s.d.]. Disponível em: < https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fonoaudiologia/historia-dotelemarketing-no-brasil/34404> Acesso em: 17 de jun. de 2021. JONES, Lora, Daniele Palumbo e David Brown. Coronavírus: 8 gráficos para entender como a pandemia de covid-19 afetou as maiores economias do mundo. BBC News. Publicado em 2 fev. de 2021. Disponível em: <https://blogdoibre.fgv.br/posts/magnitude-dochoque-covid-19-no-pib-dos-paises-em-2020>acesso em 21 de maio de 2021. KOTLER, KELLER. Administração de Marketing. 6 ed. São Paulo: Loyola, 2012. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. São Paulo: Atlas, 2009. LINHA DO TEMPO CORONAVÍRUS. gov.br. [s.d.]. Disponível em:<https://coronavirus.saude.gov.br/linha-do tempo/#:~:text=Os%20primeiros%20coronav%C3%ADrus%20humanos%20foram,tipo%20 mais%20comum%20do%20v%C3%ADrus. > Acesso em: 08 de maio de 2021. MACEDO, Piedley Saraiva. Marketing Digital: A Utilização das Mídias Sociais como um Canal de Comunicação no Varejo de Moda de Barbalha-CE. Publicado em 2019. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/1638-6175-1-PB%20(1).pdf Acesso em: 31 de maio de 2021 MARQUES, Julia Marques, Quem-inventou-o-whatsapp-veja-oito-curiosidades-sobre-ahistoria-do-app. techtudo.com.br. Publicado em: 17 de jan. de 2019 05h00 Atualizado há 2 anos. Disponível em: < https://www.techtudo.com.br/listas/2019/01/quem-inventou-owhatsapp-veja-oito-curiosidades-sobre-a-historia-do-app.ghtml > Acesso em: 31 de maio de 2021 MILLER, Bianca Cole. 20-dicas-que-vao-ajudar-empreendedores-a-sobreviver-apandemia < https://forbes.com.br/carreira/2020/12/20-dicas-que-vao-ajudar-empreendedoresa-sobreviver-a-pandemia/#foto2> MINAYO, M. C. de S. (Org.). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2014. MOTA, Luciana Tomé, Setor de Turismo: Impactos Da Pandemia, gov.br. Publicado em ago. de 2020. Disponível em: < https://www.bnb.gov.br/documents/80223/7600112/2020_CDS_122_turismo.pdf/748e1bcd8bf3-18d5-aaf0-f11cda0e3052> acesso em: 17 jun. de 2021.OLIVEIRA, Ivan Oliveira, et al. Comercio exterior, política comercial, investimento estrangeiro: considerações preliminares sobre o impacto da crise do Covid-19. Publicado em: segundo trimestre de 2020. Disponível em: file:///C:/Users/User/Documents/01%20TCC/02%20kGIA.pdf acesso em:12 de junho de 2021 PAINEL coronavírus. covid.saude.gov.br. Atualizado uma vez por dia. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/ acesso em 31 de maio de 2021. PAINEL coronavírus. saude.am.gov.br. Atualizado uma vez por dia. Disponível em: <http://saude.am.gov.br/painel/corona/> Acesso em: 31 de maio de 2021 PRIMEIRO caso de covid-19 no Brasil completa um ano. Agencia Brasil.ebc.com.br. Publicado em 22 de fev. de 2021. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-02/primeiro-caso-de-covid-19-no-brasilcompleta-um-ano> Acesso em 23 de maio de 2021. REIS, Tiago Reis. GDP: entenda como funciona esse indicador macroeconômico, uno.com.br, publicado em: 16/01/2019 13:19, atualizado em: 16/01/2019 13:22. Disponível em: < https://www.suno.com.br/artigos/gdp/> acesso 31/05/2021 SARAIVA, Piedley Macedo. Marketing Digital: A utilização das Mídias Sociais como Canal de Comunicação no Varejo de Moda de Barbalha. Ceará, 2009. p. 486-507. Disponível em: <https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1638> Acesso em: 17/06/2021. SEBRAE, Anuário do Trabalho Na Micro e Pequena Empresa_2013.pdf. sebrae.com.br. Publicado em 2013. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Anuario%20do%20Trabalho%2 0Na%20Micro%20e%20Pequena%20Empresa_2013.pdf > Acesso em: 26 de jun. de 2021. SEBRAE, medidas-oficiais-x-covid-19-7.pdf, Sebrae.com.br. Publicado em: 14/04/2020. Disponível em :<https://respostas.sebrae.com.br/wp-content/uploads/2020/04/medidasoficiais-x-covid-19-7.pdf > Acesso em:17 de maio /2021 SECRETARÍA do Estado de Saúde-AM. Amazonas confirma 1º caso de Covid-19 e autoridades garantem que rede de assistência está preparada. Saude.am.gov.br. Publicado em: 16 de mar. de 2020. Disponível em:<http://www.saude.am.gov.br/visualizarnoticia.php?id=4327 > Acesso em 06 de maio de 2021 SIGNIFICADOS. significados de delivery. significados.com.br. [s.d]. Disponível em: https://www.significados.com.br/delivery/ Acesso em: 07 de jun. de 2021. SIGNIFICADOS, significados de empreendedorismo. significados.com.br. publicado em: 25 de nov. de 2020. Disponível em: < https://www.significados.com.br/empreendedor/>, Acesso em: 31 de maio de 2021 SILVA, Mygre Lopes. Economia brasileira, Pré, durante e Pós-pandemia do covid19:impactos e reflexões. Publicado em: 19/06/2020. Disponível em: <file:///C:/Users/User/Documents/01%20TCC/Raquel%20Gayer%20da%20Silva_.pdf > Acesso em 15 de maio de 2021.SIQUEIRA, Gutemberg de Siqueira Rocha, Os impactos da pandemia da COVID-19 no comércio, migalhas.com.br. Publicado em: terça-feira, 24 de março de 2020. Disponível em: <https://www.migalhas.com.br/depeso/322530/os-impactos-da-pandemia-da-covid-19-nocomercio-em-geral> acesso em:14 de maio de 2021 UNASUS, Organização Mundial De Saude Declara Pandemia De Coronavírus, unasus.gov.br. Publicado em: 11 de março de 2020 as 14:37. Disponível em: <https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-decoronavirus> Acesso em: 08 de maio de 2021. VALUUP, Perspectivas para a Economia Brasileira e Mundial: 2021. Valor globo. Publicado em 18 de dezembro de 2020. Disponível em: <https://valor.globo.com/mundo/blog-do-fmi/post/2020/04/analise-preliminar-doimpacto-economico-da-pandemia-em-cinco-graficos.ghtmlacesso> em 21 de maio de 2021. WHATSAPP. Aplicativo WhatsApp business, publicado em 2021. Disponível em: < https://www.whatsapp.com/business/?lang=pt_br >. Acesso em: 17 de jun. de 2021. Acesso Aberto Brasil Instituto de Natureza e Cultura - INC São Paulo de Olivença-AM Administração - Bacharelado - Benjamin Constant |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Pandemia da Covid-19 Percepção do Comércio São Paulo de Olivença Empresa SPO CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO COVID-19 Análise econômica São Paulo de Olivença (AM) Comércio local Impacto econômico |
spellingShingle |
Pandemia da Covid-19 Percepção do Comércio São Paulo de Olivença Empresa SPO CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO COVID-19 Análise econômica São Paulo de Olivença (AM) Comércio local Impacto econômico Gomes, Maria Francisca Xavier Estudo de caso quanto a percepção da pandemia de Covid-19 pelo comércio SPO, em São Paulo de Olivença-AM |
topic_facet |
Pandemia da Covid-19 Percepção do Comércio São Paulo de Olivença Empresa SPO CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO COVID-19 Análise econômica São Paulo de Olivença (AM) Comércio local Impacto econômico |
description |
La pandemia global afectó negativamente a varios sectores de los países y especialmente al área comercial. Este artículo abordará la percepción del comercio de SPO, en São Paulo de Olivença, a través de la pandemia Covid-19. Para comprender mejor esta percepción, la pregunta del problema de la investigación gira en torno a saber cómo el comercio de SPO percibió el impacto de la pandemia Covid-19. La búsqueda de respuestas se basará en el objetivo general, que propone analizar cómo los impactos económicos de la pandemia Covid-19 fueron percibidos por Comércio SPO. Para lograr este objetivo, se establecieron objetivos específicos para contextualizar la Pandemia Covid-19 con un enfoque en los impactos sobre el comercio en general; identificar las estrategias utilizadas en la empresa SPO, como una forma de mantenerse activo en el mercado y comparar los resultados financieros de la empresa en el año 2019 y 2020. La investigación tiene un enfoque cualitativo y un estudio de caso único, cuyos datos se obtuvieron a través de encuestas bibliográficas encuesta e investigación de campo, utilizando la entrevista aplicada desde un guión semiestructurado. Así, a partir de los resultados se pudo apreciar que, a pesar de que muchos sectores se vieron afectados negativamente por la pandemia, la percepción de la empresa SPO es que fue impactada positivamente en términos financieros, en general. |
author_additional |
Abreu, Leonor Farias |
author_additionalStr |
Abreu, Leonor Farias |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Gomes, Maria Francisca Xavier |
title |
Estudo de caso quanto a percepção da pandemia de Covid-19 pelo comércio SPO, em São Paulo de Olivença-AM |
title_short |
Estudo de caso quanto a percepção da pandemia de Covid-19 pelo comércio SPO, em São Paulo de Olivença-AM |
title_full |
Estudo de caso quanto a percepção da pandemia de Covid-19 pelo comércio SPO, em São Paulo de Olivença-AM |
title_fullStr |
Estudo de caso quanto a percepção da pandemia de Covid-19 pelo comércio SPO, em São Paulo de Olivença-AM |
title_full_unstemmed |
Estudo de caso quanto a percepção da pandemia de Covid-19 pelo comércio SPO, em São Paulo de Olivença-AM |
title_sort |
estudo de caso quanto a percepção da pandemia de covid-19 pelo comércio spo, em são paulo de olivença-am |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2021 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5890 |
_version_ |
1831969769370157056 |
score |
11.753896 |