Artigo

A produção de sabão como uma forma de preservação do meio ambiente e de ensino de Ciências

This work aims using of elaboration of handmade soap from residual oils as a tool for science teaching. The activity was carried out with students from the 8th and 9th grade of elementary school, in Coari city, Amazon. Homemade soap and liquid soap (detergent) were produced in experimental class....

ver descrição completa

Autor principal: Neves, Bianca Ferreira
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5931
id oai:localhost:prefix-5931
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-59312025-03-10T20:27:38Z A produção de sabão como uma forma de preservação do meio ambiente e de ensino de Ciências Neves, Bianca Ferreira Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima http://lattes.cnpq.br/3160515302550822 https://orcid.org/0000-0001-7998-410X https://orcid.org/0000-0001-7998-410X Educação Ambiental Reciclagem Sabão Artesanal CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA Óleos residuais Ensino de Ciências Sabão em barra Meio ambiente This work aims using of elaboration of handmade soap from residual oils as a tool for science teaching. The activity was carried out with students from the 8th and 9th grade of elementary school, in Coari city, Amazon. Homemade soap and liquid soap (detergent) were produced in experimental class. impact of improper disposal of cooking oil on the environment and the transformation of matter were explored. Students presented the result of the activity in a cultural project by the school on the environment. The students presented the product made by them followed by a short explanation. The results demonstrate an evolution in the students' perspective related to the care for the environment and a greater understanding of alternatives for the disposal and reuse of cooking oil. Este trabalho objetiva apresentar a utilização de uma oficina de elaboração de sabão artesanal a partir de óleos residuais como ferramenta para o ensino de Ciências. A proposta didática foi realizada com alunos do 8º e 9° ano do Ensino Fundamental, em uma cidade no interior do Amazonas, Coari. Por meio de atividade experimental foi produzido sabão caseiro em barra e sabão líquido (detergente), onde se explorou os conceitos e valores relacionados ao impacto do descarte inadequado do óleo de cozinha para o meio ambiente e as transformações da matéria. Posteriormente os discentes apresentaram o resultado da atividade em uma feira cultural realizada pela escola sobre o meio ambiente. Os alunos apresentaram o produto feito por eles seguido de uma pequena explicação. Os resultados demonstram uma evolução na perspectiva dos discentes relacionadas ao cuidado com o meio ambiente e uma maior compreensão sobre alternativas para o descarte e reutilização do óleo de cozinha. 5 Sim 2021-08-01T21:52:20Z 2021-08-03 2021-08-01T21:52:20Z 2021-08-01 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5931 por AMARAL, V. A.; CHAUD, M. V.; REIGOTA, M. A. DOS S. Alternativas políticas e pedagógicas da produção de sabão artesanal: um diálogo com a Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 14, n. 3, p. 50-74, 2019.BALDASSO, E.; PARADELA, A. L.; Reaproveitamento de óleo de fritura na fabricação de sabão. 2010. Disponível em: http://ferramentas.unipinhal.edu.br/engenhariaambiental/include/getdoc.php?id=1059&article=462&mod e=pdf. Acesso em: 8 ago. 2019. BNCC, Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc-etapaensino-medio. Acesso em: 4 fev. 2020. BRASIL, R. M. Oficina de fabricação de sabão a partir do óleo de cozinha. In: SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 16., 2012, Santa Maria. Anais…, Santa Maria, 2012, p.1–7. Disponível em: http://www.unifra.br/eventos/sepe2012/Trabalhos/6173.pdf. Acesso em: 7 mar. 2020. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 5 mar. 2020. DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992. FOUREZ, G. Crise no ensino de ciências? Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, 2003. JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Caderno de Pesquisa, v. 118, n. 1, p. 189-206, 2003. LEITE, D. M. N. Práticas pedagógicas para o ensino de ciências. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. MONTE, E. F.; FAGUNDES, T. C.; XIMENENS, A. F.; MOURA, F. S.; COSTA, A. R. S. Impacto ambiental causado pelo descarte de óleo; Estudo de caso da percepção dos moradores de Maranguape I, Paulista–PE. Revista Geama, v. 1, n. 2, p. 205-219, 2015. SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011. SILVA, A. J.; SANTOS, W. L. P. Conhecimento popular e a Educação CTS em oficinas de sabão caseiro.Indagatio Didactica, v. 8, n. 1, p. 1931–1946, 2016. SILVA, C. S. et al. Oficina de produção de sabão com óleo usado de cozinha: Conscientização Ambiental no interior de Goiás. Tecnia, v. 1, n. 1, p. 119-130, 2016. SILVA, L. N. A.; BRAZ, C. O.; PINHEIRO, A. S.F. Confecção de sabão caseiro a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha como ferramenta de Educação Ambientalem escolas de Santarém-Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL. 7., Campo Grande; Anais... Campo Grande: Universidade Federal Mato Grasso do Sul, 2017. Acesso Aberto Brasil ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari) Coari-AM Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Coari
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Educação Ambiental
Reciclagem
Sabão Artesanal
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Óleos residuais
Ensino de Ciências
Sabão em barra
Meio ambiente
spellingShingle Educação Ambiental
Reciclagem
Sabão Artesanal
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Óleos residuais
Ensino de Ciências
Sabão em barra
Meio ambiente
Neves, Bianca Ferreira
A produção de sabão como uma forma de preservação do meio ambiente e de ensino de Ciências
topic_facet Educação Ambiental
Reciclagem
Sabão Artesanal
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Óleos residuais
Ensino de Ciências
Sabão em barra
Meio ambiente
description This work aims using of elaboration of handmade soap from residual oils as a tool for science teaching. The activity was carried out with students from the 8th and 9th grade of elementary school, in Coari city, Amazon. Homemade soap and liquid soap (detergent) were produced in experimental class. impact of improper disposal of cooking oil on the environment and the transformation of matter were explored. Students presented the result of the activity in a cultural project by the school on the environment. The students presented the product made by them followed by a short explanation. The results demonstrate an evolution in the students' perspective related to the care for the environment and a greater understanding of alternatives for the disposal and reuse of cooking oil.
author_additional Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
author_additionalStr Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
format Artigo
author Neves, Bianca Ferreira
title A produção de sabão como uma forma de preservação do meio ambiente e de ensino de Ciências
title_short A produção de sabão como uma forma de preservação do meio ambiente e de ensino de Ciências
title_full A produção de sabão como uma forma de preservação do meio ambiente e de ensino de Ciências
title_fullStr A produção de sabão como uma forma de preservação do meio ambiente e de ensino de Ciências
title_full_unstemmed A produção de sabão como uma forma de preservação do meio ambiente e de ensino de Ciências
title_sort produção de sabão como uma forma de preservação do meio ambiente e de ensino de ciências
publisher Brasil
publishDate 2021
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5931
_version_ 1831969777299488768
score 11.755432