Artigo

Abordagem experimental com o uso de biogás proveniente de casca de produtos naturais

Studies developed in the area of Biology and Chemistry teaching always point out the need for the teacher to articulate the contents worked in the classroom with the students' daily experiences so that learning can actually occur and the use of experimentation is often presented as alternative that...

ver descrição completa

Autor principal: Rocha, Leandra Protázio da
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5950
id oai:localhost:prefix-5950
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-59502021-12-01T18:49:54Z Abordagem experimental com o uso de biogás proveniente de casca de produtos naturais Experimental approach with the use of biogas from the bark of natural products Rocha, Leandra Protázio da Meliciano, Natasha Verdasca 29882637876 http://lattes.cnpq.br/5796204235025868 https://orcid.org/0000-0001-5774-608X https://orcid.org/0000-0001-5774-608X Ensino Experimentação Aprendizagem significativa CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA Química - Estudo e ensino Geração de biogás Ensino e aprendizagem Bioodigestor Studies developed in the area of Biology and Chemistry teaching always point out the need for the teacher to articulate the contents worked in the classroom with the students' daily experiences so that learning can actually occur and the use of experimentation is often presented as alternative that enables such a process. Thus, the main objective of this work was to enable meaningful learning through the experimental approach in the production of biogas. The work was carried out with students of the 2nd year of high school, afternoon shift at the State School Maria Almeida do Nascimento in the city of Coari, as part of the pedagogical residency program of the Degree in Sciences: Biology and Chemistry at the Federal University of Amazonas. The experiment consisted of making a biodigester for biogas generation, the theoretical contents about the experiment were worked on. An initial questionnaire was applied related to the students' previous knowledge about the experiment and a final questionnaire, where it was verified that this work promoted an effective learning in the assimilation of the contents by the students. That said, it was observed that the experimentation approach favored the participation of students in the proposed activities, enabling the articulation of theory with practice. Estudos desenvolvidos na área do ensino de Biologia e Química apontam sempre a necessidade do professor articular os conteúdos trabalhados em sala com as experiências cotidianas dos alunos de modo que a aprendizagem possa ocorrer de fato e o uso da experimentação apresenta-se, com frequência, como alternativa que viabiliza tal processo. Desse modo, o objetivo principal deste trabalho foi possibilitar uma aprendizagem significativa por meio da abordagem experimental na produção do biogás. O trabalho foi realizado com alunos do 2º ano do ensino médio, turno vespertino da Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento na cidade de Coari, como parte do programa de residência pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas. O experimento consistiu na confecção de biodigestor para geração de biogás, foram trabalhados os conteúdos teóricos sobre o experimento. Aplicou-se um questionário inicial relacionado aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o experimento e um questionário final, onde verificou que este trabalho promoveu uma aprendizagem efetiva na assimilação dos conteúdos por parte dos alunos. Isto posto, observou-se que a abordagem experimentação, favoreceu a participação dos estudantes nas atividades propostas viabilizando a articulação da teoria com a prática. 2 Desenvolver vídeos de preenchimento do Repositório Não 2021-08-16T21:00:21Z 2021-08-09 2021-08-16T21:00:21Z 2021-08-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5950 por BARBOSA, E. F.; DE MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013. BIANCHINI, T. B.; ZULIANI, S. R. Q. A. Utilizando a metodologia investigativa para diminuir as distâncias entre os alunos e a eletroquímica. ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, v. 15, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2006. v. 2. 135 p. CASTRO, S. M.; SANTOS, B. E.; GUERINI, S. C. SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL E ATIVIDADE EXPERIMENTAL: ferramentas educacionais para auxiliar o ensino de física. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 1, p. 149-156, 2018. CERVI, R. G.; ESPERANCINI, M. S. T.; BUENO, O. C. Viabilidade econômica da utilização do biogás produzido em granja suinícola para geração de energia elétrica. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 30, n. 5, p. 831-844, 2010. CORTEZ, L. A. B.; LORA, E. E. S.; OLIVARES, G; E. Biomassa para energia. Campinas: Editora da UNICAMP, 2008. 493-530 p. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2007. GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química nova na escola, v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009. HARTMANN, Â. M.; ZIMMERMANN, E. Feira de ciências: a interdisciplinaridade e a contextualização em produções de estudantes de ensino médio. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências–ENPEC; Florianópolis: ABRAPEC, 2009. SILBERMAN, M. Aprendizaje activo: 101 estrategias para enseñar cualquier materia. Editorial Pax México, 2005. OLIVEIRA, H. G.; ANTONELLO, R.; FIDÉLIS, A. J.; RINALDI, B. J. D. Energia, Sociedade e Meio Ambiente no Desenvolvimento de Um Biodigestor: a Interdisciplinaridade e a Tecnologia Arduino para Atividades Investigativas. Química Nova na Escola, v. 40, n. 3, 2018. PAIXÃO, V. V. M.; SANTOS, A. L. E.; BATISTA, C. H. Experimentação numa perspectiva investigativa sobre a produção do biogás no ensino de química. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 10, n. 1, 2017. QUEIROZ, S. L.; VERAS, L. Química Nova na Escola: Contribuições para o Desenvolvimento de Atividades Didáticas. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. São Paulo, Vol. 37, Nº 2, p. 133-139, Dez, 2015. Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino Coordenadoria Regional de Educação de Coari/CREC. Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento. Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI). Coari: SEDUC, 2018/2020. TAVARES, R. Aprendizagem significativa e o ensino de ciências. Ciências & cognição, v. 13, n. 1, 2008. VIEIRA, L. A. A inserção do conteúdo biogás nos livros didáticos de química do ensino médio selecionados pelo PNDL 2015. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Piauí, Campus Cocal, Cocal, 2018. Acesso Aberto Brasil ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari) Coari-AM Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Coari
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Ensino
Experimentação
Aprendizagem significativa
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Química - Estudo e ensino
Geração de biogás
Ensino e aprendizagem
Bioodigestor
spellingShingle Ensino
Experimentação
Aprendizagem significativa
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Química - Estudo e ensino
Geração de biogás
Ensino e aprendizagem
Bioodigestor
Rocha, Leandra Protázio da
Abordagem experimental com o uso de biogás proveniente de casca de produtos naturais
topic_facet Ensino
Experimentação
Aprendizagem significativa
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Química - Estudo e ensino
Geração de biogás
Ensino e aprendizagem
Bioodigestor
description Studies developed in the area of Biology and Chemistry teaching always point out the need for the teacher to articulate the contents worked in the classroom with the students' daily experiences so that learning can actually occur and the use of experimentation is often presented as alternative that enables such a process. Thus, the main objective of this work was to enable meaningful learning through the experimental approach in the production of biogas. The work was carried out with students of the 2nd year of high school, afternoon shift at the State School Maria Almeida do Nascimento in the city of Coari, as part of the pedagogical residency program of the Degree in Sciences: Biology and Chemistry at the Federal University of Amazonas. The experiment consisted of making a biodigester for biogas generation, the theoretical contents about the experiment were worked on. An initial questionnaire was applied related to the students' previous knowledge about the experiment and a final questionnaire, where it was verified that this work promoted an effective learning in the assimilation of the contents by the students. That said, it was observed that the experimentation approach favored the participation of students in the proposed activities, enabling the articulation of theory with practice.
author_additional Meliciano, Natasha Verdasca
author_additionalStr Meliciano, Natasha Verdasca
format Artigo
author Rocha, Leandra Protázio da
title Abordagem experimental com o uso de biogás proveniente de casca de produtos naturais
title_short Abordagem experimental com o uso de biogás proveniente de casca de produtos naturais
title_full Abordagem experimental com o uso de biogás proveniente de casca de produtos naturais
title_fullStr Abordagem experimental com o uso de biogás proveniente de casca de produtos naturais
title_full_unstemmed Abordagem experimental com o uso de biogás proveniente de casca de produtos naturais
title_sort abordagem experimental com o uso de biogás proveniente de casca de produtos naturais
publisher Brasil
publishDate 2021
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5950
_version_ 1787137447628374016
score 11.653393