Trabalho de Conclusão de Curso

Jogos e brincadeiras tradicionais nas aulas de Educação Física

Traditional games make it possible to develop an education based on the playful and creative process. In this context, School Physical Education stands out as a subject that has as one of its functions to propose to the students new ways of playing and exercising their creativity. The objectiv...

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Autor principal: Picanço, Ingra de Andrade
Outros Autores: Amaral, Sâmara da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5954
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spelling oai:localhost:prefix-59542025-03-10T20:29:19Z Jogos e brincadeiras tradicionais nas aulas de Educação Física Picanço, Ingra de Andrade Amaral, Sâmara da Silva Nascimento, Roseane Oliveira do http://lattes.cnpq.br/4653931476593854 Silva, Elizandra Garcia da http://lattes.cnpq.br/1822479471813746 Pinto, Raimundo Inácio da Costa http://lattes.cnpq.br/4269319127647982 https://orcid.org/0000-0002-1580-156X https://orcid.org/0000-0002-1580-156X Jogos Brincadeiras Tradicionais Educação Física CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA Educação Física - Ensino fundamental Ensino multidisciplinar Brincadeiras tradicionais Formação do indivíduo Traditional games make it possible to develop an education based on the playful and creative process. In this context, School Physical Education stands out as a subject that has as one of its functions to propose to the students new ways of playing and exercising their creativity. The objective of this study was to investigate studies that address the use of traditional games and play in Physical Education classes for Elementary School. To carry out this study, the integrative literature review method was adopted, so that the selection of articles was made through a survey and analysis of what was published on the object of study in the online databases Lilacs, Scielo, PubMed, and Bireme. The results of the integrative analysis allowed us to quantify only five studies on this theme, which is too few for the interval of a decade. It is worth pointing out that studies on traditional games and games in school Physical Education are extremely important, as they corroborate the identification of the relevance and applicability of traditional games and games as a multidisciplinary teaching tool. It was possible to conclude that the objectives of most of the studies analyzed was to use this content as a tool for cultural rescue, for the development of critical thinking, as a possibility of using it in school Physical Education the development of critical thinking, as a possibility of content for Physical Education classes in elementary school. Os jogos tradicionais possibilitam desenvolver uma educação baseada no processo lúdico e criativo. Nesse contexto, a Educação Física Escolar destaca-se como a disciplina que tem como uma de suas funções propor aos alunos novas formas de brincar exercitando sua criatividade. O objetivo deste trabalho foi investigar estudos que abordem a utilização do tema jogos e brincadeiras tradicionais nas aulas de Educação Física para o Ensino Fundamental. Para a realização deste estudo foi adotado o método de revisão integrativa de literatura, de modo que a seleção de artigos foi feita mediante o levantamento e análise do que foi publicado sobre o objeto de estudo nas bases de dados on-line Lilacs, Scielo, PubMed e Bireme. Os resultados da análise integrativa nos permitiram quantificar apenas cinco estudos sobre esta temática, o que é pouco para o intervalo de uma década. Vale destacar, que os estudos direcionados aos jogos e brincadeiras tradicionais na Educação Física escolar são de suma importância, pois corroboram com a identificação da relevância e aplicabilidade dos jogos e brincadeiras tradicionais como ferramenta de ensino multidisciplinar. Foi possível concluir que os objetivos da maioria dos estudos analisados foi utilizar este conteúdo como instrumento para o resgate cultural, para o desenvolvimento do pensamento crítico, como possibilidade de conteúdo para as aulas de Educação Física do Ensino Fundamental. 5 Sim 2021-08-19T20:29:30Z 2021-08-27 2021-08-19T20:29:30Z 2021-07-08 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5954 por BASEI, A. P. Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança. Revista Iberoamericana de Educación n. 75, v. 3 p. 1681-5653 25 de octubre de 2008. Disponível em: < http://www.rieoei.org/deloslectores/2563Basei.pdf>. Acesso em: 05 Nov. 2019. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física. Brasília Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Fundamental, 1998,144p. (PCNS 5 a 8 Séries). BRASIL. 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