/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Um estudo sobre as aplicações do e-commerce em lanchonetes no município de Amaturá - AM
Los avances tecnológicos fueron los responsables del surgimiento del comercio electrónico y, a pesar de ser un nuevo modelo de negocio de negocio, ha ido creciendo en los últimos años en diferentes sectores e incluso en empresas del sector alimentario, lo que se hizo más evidente desde el inicio de...
Autor principal: | Reis, Andryo Carvalho |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5981 |
id |
oai:localhost:prefix-5981 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-59812025-03-10T20:36:08Z Um estudo sobre as aplicações do e-commerce em lanchonetes no município de Amaturá - AM A study on e-commerce applications in snack bars in the city of Amaturá - AM Reis, Andryo Carvalho Abreu, Leonor Farias http://lattes.cnpq.br/1466713720470341 Costa, Ciderjânio Farling Salvador da http://lattes.cnpq.br/8976362978728660 Nogueira, Juvan Reis http://lattes.cnpq.br/3807341628458924 https://orcid.org/0000-0002-0016-7666 https://orcid.org/0000-0002-0016-7666 https://orcid.org/0000-0001-9332-2030 E-commerce Marketing Digital Lanchonetes Amaturá - AM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO Compras on-line Comércio eletrônico Fast food Empreendedorismo Los avances tecnológicos fueron los responsables del surgimiento del comercio electrónico y, a pesar de ser un nuevo modelo de negocio de negocio, ha ido creciendo en los últimos años en diferentes sectores e incluso en empresas del sector alimentario, lo que se hizo más evidente desde el inicio de la pandemia Covid-19, que todavía enfrenta la población mundial. Por tanto, surgió el interés por estudiar las aplicaciones del comercio electrónico en las cafeterías. Para ello, el objetivo general del trabajo es analizar cómo se lleva a cabo el proceso de comercio electrónico en las cafeterías del municipio de Amaturá, ubicado en el interior del Estado de Amazonas, en la Microrregión del Alto Solimões. Inicialmente se realizó una contextualización del comercio electrónico, buscando conocer su origen y herramientas que ayuden en su aplicación en el segmento de snack bar, seguido de la identificación de snack bars en el municipio de Amaturá que utilizan herramientas de comercio electrónico, comparando comercio convencional y comercio electrónico, cuyo objetivo fue describir las ventajas y desventajas de la aplicación del comercio electrónico en cafeterías, evaluando sus aportes generales a las cafeterías del municipio local de estudio. Los procedimientos metodológicos involucran un levantamiento bibliográfico y una investigación de campo, realizados con un enfoque cualitativo. La entrevista se realizó con tres dueños de cafeterías que utilizan herramientas y comercio electrónico en sus negocios. Los resultados de la encuesta muestran las herramientas utilizadas y las ventajas que consideran relevantes para su negocio, especialmente en el período aún pandémico. Os avanços tecnológicos foram responsáveis pelo surgimento do e-commerce e por mais que seja um novo modelo de negócio empresarial, vem crescendo durante os últimos anos em diferentes setores e até mesmo em empreendimentos do setor de alimentos, o que ficou mais evidenciado desde o início da Pandemia de Covid-19, ainda enfrentada pela população mundial. Diante disso, surgiu o interesse em estudar sobre as aplicações do e-commerce em lanchonetes. Para isso, objetivo geral do trabalho é analisar como ocorre o processo do e-commerce em lanchonetes do município de Amaturá, localizado no interior do Estado do Amazonas, na Microrregião Alto Solimões. Inicialmente foi realizada uma contextualização do e-commerce buscando conhecer sua origem e ferramentas que auxiliam na aplicação no segmento de lanchonetes, seguida da identificação de lanchonetes no município de Amaturá que utilizam ferramentas do e-commerce, comparando o comércio convencional e comércio eletrônico, cujo o intuito foi descrever vantagens e desvantagens da aplicação do e-commerce em lanchonetes, avaliando as contribuições gerais deste para lanchonetes do município local do estudo. Os procedimentos metodológicos envolvem levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, realizados considerando-se uma abordagem qualitativa. A entrevista foi realizada com três proprietários de lanchonetes que utilizam ferramentas e e-commerce em seus empreendimentos. O resultado da pesquisa mostra as ferramentas utilizadas e as vantagens que consideram como relevantes para seus negócios, especialmente no período ainda pandêmico vivenciado. 3 Não 2021-11-28T17:11:04Z 2021-11-26 2021-11-28T17:11:04Z 2021-11-23 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5981 por ALMEIDA, Luciana Macedo de. Como montar uma lanchonete. Sebrae, Ebook, 2021. ANDRADE, Marta Cleia Ferreira de; SILVA, Naiara Taiz Gonçalves da. O Comércio Eletrônico (E-commerce): Um estudo com consumidores – Perspectivas em Gestão & Conhecimento. 2016. Disponível em: encurtador.com.br/rtEJT. Acessado em: 20 ago. 2021. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO, E-commerce sente os impactos do novo coronavirus. 2020. Disponível em: encurtador.com.br/ovwCL. Acessado em: 31 ago. 2021. BANCO CENTRAL DO BRASIL. Perguntas e Respostas. 2021. Disponível em: encurtador.com.br/coBDI. Acessado em: 11 de nov. 2021. CHAGAS, Maíra Vanessa Schaefer das. Marketing de relacionamento para fidelização dos clientes de lojas no setor de eletromóveis. 2016. Disponível em: encurtador.com.br/vyDHK. Acessado em: 21 out. 2021. CHAPCHAP, Gustavo. Social Commerce: como usar mídias sociais para vender mais. 2019. Disponível em: encurtador.com.br/pCGT4. Acessado em: 19 out. 2021. CHAPCHAP, Gustavo. Régua de relacionamento: o que é e como ela pode fidelizar clientes?. 2020. Disponível em: encurtador.com.br/axV05. Acessado em: 22 out. 2021. CARVALHO, Alfredo Firmino de; OLIVEIRA, Eder Max de; OLIVEIRA, José Carmo Vieira de; BELLO, Wlamir. Atendimento ao cliente. Sebrae SP. Ebook. 2012 COREBIZ, Vendas online de alimentos aumentam 330% durante pandemia. 2020. Disponível em: encurtador.com.br/hxEK9. Acessado em: 13 out. 2021. COSTA, Marconi Freitas da; FERREIRA. Cléber Alves. Pequenas empresas de Fast Food: Uma análise junto ao cliente sobre a qualidade do atendimento no segmento de alimentação rápida – Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista. 2009. Disponível em: encurtador.com.br/kmyQ4. Acessado em: 21 ago. 2021. DIÁRIO DO COMÉRCIO. Novo normal: Setor de alimentos encara outras tendências. 2021. Disponível em: encurtador.com.br/aboMQ. Acessado em: 22 de ago. 2021. ECOMMERCE BRASIL. 81% dos comércios adotaram delivery e querem manter opção após pandemia. 2020. Disponível em: encurtador.com.br/yRSUY. Acessado em: 30 ago. 2021. FAUST, André. As histórias do visionário Jeff Bezos na Amazon. 2011. Disponível em: encurtador.com.br/ANY14. Acessado em: 25 nov. 2021 FERREIRA, Dani. Como o Marketing Digital pode ajudar a manter seu negócio saudável durante a crise. 2020. Disponível em: encurtador.com.br/bmEM2. Acessado em: 17 out. 2021. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. 1ª ed. Porto Alegre: UFRGS, 2009.GNATIUC, Luís André. E-commerce: Evolução e Revolução no Mercado. Trabalho de Conclusão de Curso – Fundação Getúlio Vargas – Programa FGV Management – MBA em Gestão De Tecnologia Da Informação – SP, Osasco, 2018. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. HOOSUITE, Digital 2021 Report (July Update). Disponível em: encurtador.com.br/crVWZ. Acessado em: 01 out. 2021. HOOTSUITE; WE ARE SOCIAL. Digital 2021 [Resumo e Relatório Completo]. 2021. Disponível em: encurtador.com.br/jvM58. Acessado em: 13 set. 2021. IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, Cidades. Disponível em: encurtador.com.br/nxEF2. Acessado em: 05 set. 2021. KLOTER, Philip. Administração de Marketing. 10ªed. – São Paulo: Prentice Hall, 2000. JAWORSKI, Bernard; LUTZ, Richard; MARSHALL, Greg W; PRICE, Linda; VARADARAJAN, Rajan. Definições de marketing. 2017. Disponível em: encurtador.com.br/cCET3. Acessado em: 31 ago. 2021. KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003. MASTERCARD SPENDINGPULSE. Com crescimento de 75% em 2020, E-commerce brasileiro chegou a representar 11% das vendas do varejo, revela estudo da Mastercard. Disponível em: encurtador.com.br/dBQTU. Acessado em: 25 ago. 2021. MATURIDADE DO MARKETING DIGITAL E VENDAS NO BRASIL. Resultados digitais – Mundo do marketing – rockcontent – Vendas B2B. 2019. Disponível em: encurtador.com.br/ksXY3. Acessado em: 07 de out. 2021. MOREIRA, Andrews Campos; NOGUEIRA, Cássio Cipriano. Desafios do Marketing Digital nas Mídias Sociais em Araguaína. 2021. Disponível em: encurtador.com.br/quxJX. Acessado em: 01 set. 2021. MOUTELLA, Cristina. Fidelização de clientes como diferencial competitivo. 2002. Disponível em: encurtador.com.br/vBCDO. Acessado em: 10 de set. 2021. NEOTRUST. Relatório. Disponível em: encurtador.com.br/oCEJO. Acessado em: 04 set. 2021. OLIVEIRA, de Bruno. Crie seu mercado no mundo digital: aprenda viver de e-commerce com a estratégia que levou inúmeros negócios on-line a sair do zero e ultrapassar 100 mil em vendas por mês. 4ª Ed. São Paulo: Editora Gente, 2018.OLIVIERO, Carlos Antônio José; DEGHI, Gilmar Jonas. E-commerce princípios para o desenvolvimento e gerenciamento de uma loja virtual. 1ª ed. São Paulo: Érica, 2015. SCHWINGEL, Caru. Especialista explica diferença entre rede social e mídia social. 2017. Disponível em: encurtador.com.br/aqzMV. Acessado em: 02 out. 2021. SCOTTO, Talita. 10 dicas para divulgar seu delivery. 2020. Disponível em: encurtador.com.br/cixIT. Acessado em: 19 out. 2021. SEBRAE, Portal. E-commerce. 2017. Ebook. Disponível em: encurtador.com.br/tBI39. Acessado em: 06 set. 2021. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2013. SILVA, Douglas da. Relacionamento com o cliente: dicas para praticar uma gestão eficiente. 2020. Disponível em: encurtador.com.br/nFPQ0. Acessado em: 21 out. 2021. SOCIAL TREND. Pesquisa Content Trends. 2019. Disponível em: encurtador.com.br/gCO48. Acessado em: 18 out. 2021. SOUZA, Gabriela Mattos de; OLIVEIRA, Claudinéia da Silva de. Marketing digital: Um estudo de caso na empresa MKS ENGENHARIA LTDA. 2012. Disponível em: encurtador.com.br/bfAG6. Acessado em: 21 ago. 2021. TORRES, Cláudio. Guia prático de marketing na internet para pequenas empresas. Ebook, 2010. TURCHI, Sandra R. Estratégias de marketing digital e e-commerce. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2019. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2ª ed. São Paulo: editora Atlas S.A, 1998. WEBSHOPPERS, Relatório. Ebit. Disponível em: encurtador.com.br/pvzJ0. Acessado em: 12 set. 2021. Acesso Aberto Brasil INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) Benjamin Constant – AM Administração - Bacharelado - Benjamin Constant |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
E-commerce Marketing Digital Lanchonetes Amaturá - AM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO Compras on-line Comércio eletrônico Fast food Empreendedorismo |
spellingShingle |
E-commerce Marketing Digital Lanchonetes Amaturá - AM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO Compras on-line Comércio eletrônico Fast food Empreendedorismo Reis, Andryo Carvalho Um estudo sobre as aplicações do e-commerce em lanchonetes no município de Amaturá - AM |
topic_facet |
E-commerce Marketing Digital Lanchonetes Amaturá - AM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO Compras on-line Comércio eletrônico Fast food Empreendedorismo |
description |
Los avances tecnológicos fueron los responsables del surgimiento del comercio electrónico y, a pesar de ser un nuevo modelo de negocio de negocio, ha ido creciendo en los últimos años en diferentes sectores e incluso en empresas del sector alimentario, lo que se hizo más evidente desde el inicio de la pandemia Covid-19, que todavía enfrenta la población mundial. Por tanto, surgió el interés por estudiar las aplicaciones del comercio electrónico en las cafeterías. Para ello, el objetivo general del trabajo es analizar cómo se lleva a cabo el proceso de comercio electrónico en las cafeterías del municipio de Amaturá, ubicado en el interior del Estado de Amazonas, en la Microrregión del Alto Solimões. Inicialmente se realizó una contextualización del comercio electrónico, buscando conocer su origen y herramientas que ayuden en su aplicación en el segmento de snack bar, seguido de la identificación de snack bars en el municipio de Amaturá que utilizan herramientas de comercio electrónico, comparando comercio convencional y comercio electrónico, cuyo objetivo fue describir las ventajas y desventajas de la aplicación del comercio electrónico en cafeterías, evaluando sus aportes generales a las cafeterías del municipio local de estudio. Los procedimientos metodológicos involucran un levantamiento bibliográfico y una investigación de campo, realizados con un enfoque cualitativo. La entrevista se realizó con tres dueños de cafeterías que utilizan herramientas y comercio electrónico en sus negocios. Los resultados de la encuesta muestran las herramientas utilizadas y las ventajas que consideran relevantes para su negocio, especialmente en el período aún pandémico. |
author_additional |
Abreu, Leonor Farias |
author_additionalStr |
Abreu, Leonor Farias |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Reis, Andryo Carvalho |
title |
Um estudo sobre as aplicações do e-commerce em lanchonetes no município de Amaturá - AM |
title_short |
Um estudo sobre as aplicações do e-commerce em lanchonetes no município de Amaturá - AM |
title_full |
Um estudo sobre as aplicações do e-commerce em lanchonetes no município de Amaturá - AM |
title_fullStr |
Um estudo sobre as aplicações do e-commerce em lanchonetes no município de Amaturá - AM |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre as aplicações do e-commerce em lanchonetes no município de Amaturá - AM |
title_sort |
um estudo sobre as aplicações do e-commerce em lanchonetes no município de amaturá - am |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2021 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5981 |
_version_ |
1831969785045319680 |
score |
11.755432 |