/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
O professor-intérprete de libras: reflexões acerca da desverbalização no atendimento aos alunos surdos de uma escola em manaus
This research focuses on the procedure of apprehending meaning in the interpretive act, known as deverbalization. This concept integrates the Interpretive Theory of Translation, whose application occurs in the context of conference interpretation. The general objective of the investigation carrie...
Autor principal: | Fonseca, Lucas da Costa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6375 |
id |
oai:localhost:prefix-6375 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-63752025-03-10T20:58:31Z O professor-intérprete de libras: reflexões acerca da desverbalização no atendimento aos alunos surdos de uma escola em manaus Fonseca, Lucas da Costa Costa, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da http://lattes.cnpq.br/9444986406284981 Veras, Edgar Correa http://lattes.cnpq.br/5440622353047311 Intérprete educacional Educational interpreter Desverbalização Deverbalization Libras Libras Alunos surdos Deaf students LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Interpretes para surdos Lingua brasileira de sinais This research focuses on the procedure of apprehending meaning in the interpretive act, known as deverbalization. This concept integrates the Interpretive Theory of Translation, whose application occurs in the context of conference interpretation. The general objective of the investigation carried out was to analyze aspects related to the performance of Libras Teachers-Interpreters who accompany deaf students at the Frei Silvio Vagheggi State School, regarding the possible contributions that deverbalization can present in the interpretation developed in this environment. For this, we used the qualitative approach in the investigation with the participating professionals in order to obtain the answers for the elaboration of this study. The data obtained indicate that professionals participate in the deaf community and understand the importance of deverbalization, however, we found that the deverbalization procedure is more observed in consecutive interpretation, whose modality is not performed in the environment in which the research took place. Finally, we hope that this investigation can lead to new research approaches on the subject. Esta pesquisa focaliza o procedimento de apreensão de sentido no ato interpretativo, conhecido como desverbalização. Esse conceito integra a Teoria Interpretativa da Tradução, cuja aplicação ocorre no contexto de interpretação de conferências. O objetivo geral da investigação realizada foi analisar aspectos relativos à atuação de Professores-Intérpretes de Libras que acompanham estudantes surdos na escola Estadual Frei Silvio Vagheggi, quanto às possíveis contribuições que a desverbalização pode apresentar na interpretação desenvolvida nesse ambiente. Para isso, utilizamos a abordagem qualitativa na investigação com os profissionais participantes a fim de obter as respostas para elaboração deste estudo. Os dados obtidos apontam que os profissionais participam da comunidade surda e compreendem a importância da desverbalização, porém constatamos que o procedimento de desverbalização é mais observado na interpretação consecutiva, cuja modalidade não é a desempenhada no ambiente em que ocorreu a pesquisa. Por fim, esperamos que esta investigação possa suscitar novas abordagens de pesquisas sobre o tema. 1 Não 2022-09-30T15:35:40Z 2022-09-29 2022-09-30T15:35:40Z 2022-09-17 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6375 por Acesso Aberto Brasil FLET - Faculdade de Letras Manaus Letras - Libras - Licenciatura - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Intérprete educacional Educational interpreter Desverbalização Deverbalization Libras Libras Alunos surdos Deaf students LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Interpretes para surdos Lingua brasileira de sinais |
spellingShingle |
Intérprete educacional Educational interpreter Desverbalização Deverbalization Libras Libras Alunos surdos Deaf students LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Interpretes para surdos Lingua brasileira de sinais Fonseca, Lucas da Costa O professor-intérprete de libras: reflexões acerca da desverbalização no atendimento aos alunos surdos de uma escola em manaus |
topic_facet |
Intérprete educacional Educational interpreter Desverbalização Deverbalization Libras Libras Alunos surdos Deaf students LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Interpretes para surdos Lingua brasileira de sinais |
description |
This research focuses on the procedure of apprehending meaning in the interpretive
act, known as deverbalization. This concept integrates the Interpretive Theory of
Translation, whose application occurs in the context of conference interpretation. The
general objective of the investigation carried out was to analyze aspects related to
the performance of Libras Teachers-Interpreters who accompany deaf students at the
Frei Silvio Vagheggi State School, regarding the possible contributions that
deverbalization can present in the interpretation developed in this environment. For
this, we used the qualitative approach in the investigation with the participating
professionals in order to obtain the answers for the elaboration of this study. The data
obtained indicate that professionals participate in the deaf community and
understand the importance of deverbalization, however, we found that the
deverbalization procedure is more observed in consecutive interpretation, whose
modality is not performed in the environment in which the research took place.
Finally, we hope that this investigation can lead to new research approaches on the
subject. |
author_additional |
Costa, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da |
author_additionalStr |
Costa, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Fonseca, Lucas da Costa |
title |
O professor-intérprete de libras: reflexões acerca da desverbalização no atendimento aos alunos surdos de uma escola em manaus |
title_short |
O professor-intérprete de libras: reflexões acerca da desverbalização no atendimento aos alunos surdos de uma escola em manaus |
title_full |
O professor-intérprete de libras: reflexões acerca da desverbalização no atendimento aos alunos surdos de uma escola em manaus |
title_fullStr |
O professor-intérprete de libras: reflexões acerca da desverbalização no atendimento aos alunos surdos de uma escola em manaus |
title_full_unstemmed |
O professor-intérprete de libras: reflexões acerca da desverbalização no atendimento aos alunos surdos de uma escola em manaus |
title_sort |
o professor-intérprete de libras: reflexões acerca da desverbalização no atendimento aos alunos surdos de uma escola em manaus |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2022 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6375 |
_version_ |
1831969852903915520 |
score |
11.755432 |