Trabalho de Conclusão de Curso

O uso da escrita de sinais Signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em Manaus

The present work has the proposal to present the graphic system of the writing of signs Brazilian Sign Language - Libras, and to analyze if there is effectiveness in the teaching-learning moment according to the theoretical postulates. The authors Alves; Lime; Stumpf (2018) state that sign language...

ver descrição completa

Autor principal: Xavier, Susan Karoline Barbosa Soares
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6390
id oai:localhost:prefix-6390
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-63902022-09-30T20:19:39Z O uso da escrita de sinais Signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em Manaus Xavier, Susan Karoline Barbosa Soares Stoller, Joana Angélica Ferreira Monteiro Cabral http://lattes.cnpq.br/0385777404370609 Stumpf, Marianne Rossi http://lattes.cnpq.br/4624844037162346 Stoller, Fábio Tadeu Cabral http://lattes.cnpq.br/3366252047905020 Castro Junior, Gláucio de http://lattes.cnpq.br/7201356664034117 SignWriting Libras. SignWriting Bilinguismo Bilingualism Educação de surdos Deaf education Libras Libras LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Lingua brasileira de sinais Surdos - Educação The present work has the proposal to present the graphic system of the writing of signs Brazilian Sign Language - Libras, and to analyze if there is effectiveness in the teaching-learning moment according to the theoretical postulates. The authors Alves; Lime; Stumpf (2018) state that sign language has its own spelling, although it is rarely used and that SignWriting meets all the parameters of Libras, making its representations meaningful to its users (deaf and hearing alike). For this, it is necessary for the student to have contact with this writing since the period of the initial series, so that the subjects involved can in the future master the writing of sign language, SignWriting, in this way they can have a good linguistic basis to learn another language. language, in the same way to register, produce, propagate ideas, develop cognitive skills, among others. Keywords: SignWriting; bilingualism; deaf education; Libras. O presente trabalho tem como proposta apresentar o sistema gráfico da escrita de sinais Língua Brasileira de Sinais - Libras, e analisar se há eficácia no momento de ensino-aprendizagem de acordo com os postulados teóricos. As autoras Alves; Lima; Stumpf (2018) afirmam que a língua de sinais possui sua grafia própria, embora pouco usada e que o SignWriting atende a todos os parâmetros da Libras, tornando suas representações significativas para seus usuários (surdos e ouvintes afins). Para isso é necessário que o educando tenha o contato com essa escrita desde o período das séries iniciais, para que os sujeitos envolvidos possam futuramente ter domínio da escrita da língua de sinais, o SignWriting, dessa forma poderá ter uma boa base linguística para aprender outro idioma, do mesmo modo a se registrar, produzir, propagar ideias, desenvolver o cognitivo, entre outros. Palavras-chave: SignWriting; bilinguismo; educação de surdos; Libras. 3 Sim 2022-09-30T20:18:03Z 2022-09-30 2022-09-30T20:18:03Z 2022-09-19 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6390 por Acesso Aberto Brasil FLET - Faculdade de Letras Manaus - AM Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic SignWriting Libras.
SignWriting
Bilinguismo
Bilingualism
Educação de surdos
Deaf education
Libras
Libras
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Lingua brasileira de sinais
Surdos - Educação
spellingShingle SignWriting Libras.
SignWriting
Bilinguismo
Bilingualism
Educação de surdos
Deaf education
Libras
Libras
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Lingua brasileira de sinais
Surdos - Educação
Xavier, Susan Karoline Barbosa Soares
O uso da escrita de sinais Signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em Manaus
topic_facet SignWriting Libras.
SignWriting
Bilinguismo
Bilingualism
Educação de surdos
Deaf education
Libras
Libras
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Lingua brasileira de sinais
Surdos - Educação
description The present work has the proposal to present the graphic system of the writing of signs Brazilian Sign Language - Libras, and to analyze if there is effectiveness in the teaching-learning moment according to the theoretical postulates. The authors Alves; Lime; Stumpf (2018) state that sign language has its own spelling, although it is rarely used and that SignWriting meets all the parameters of Libras, making its representations meaningful to its users (deaf and hearing alike). For this, it is necessary for the student to have contact with this writing since the period of the initial series, so that the subjects involved can in the future master the writing of sign language, SignWriting, in this way they can have a good linguistic basis to learn another language. language, in the same way to register, produce, propagate ideas, develop cognitive skills, among others. Keywords: SignWriting; bilingualism; deaf education; Libras.
author_additional Stoller, Joana Angélica Ferreira Monteiro Cabral
author_additionalStr Stoller, Joana Angélica Ferreira Monteiro Cabral
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Xavier, Susan Karoline Barbosa Soares
title O uso da escrita de sinais Signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em Manaus
title_short O uso da escrita de sinais Signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em Manaus
title_full O uso da escrita de sinais Signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em Manaus
title_fullStr O uso da escrita de sinais Signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em Manaus
title_full_unstemmed O uso da escrita de sinais Signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em Manaus
title_sort o uso da escrita de sinais signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em manaus
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6390
_version_ 1787137451854135296
score 11.653393