Artigo

Interdisciplinaridade na Sala de Aula em Relatos de Professores de uma escola Municipal de Parintins no Baixo Amazonas

This research aimed to analyze how interdisciplinarity is being developed in a municipal school in Parintins in Baixo Amazonas with students from the 1st year of elementary school, based on reports from teachers and their organization in the curricular dynamics. For the proposed methodological devel...

ver descrição completa

Autor principal: Ramos, Juliane Braga
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6419
id oai:localhost:prefix-6419
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-64192025-03-10T20:52:12Z Interdisciplinaridade na Sala de Aula em Relatos de Professores de uma escola Municipal de Parintins no Baixo Amazonas Ramos, Juliane Braga Pereira, Denilson Diniz http://lattes.cnpq.br/3069772994964210 Soares, Maria das Graças Pereira Azevedo, Railce da Silva de Interdisciplinaridade Professores Ensino fundamental OUTROS Professores de ensino fundamental - Formação This research aimed to analyze how interdisciplinarity is being developed in a municipal school in Parintins in Baixo Amazonas with students from the 1st year of elementary school, based on reports from teachers and their organization in the curricular dynamics. For the proposed methodological development, two fundamental moments were assumed, the first one was through bibliographic research, in which a survey of themes and types of approaches already worked by other scholars was carried out, what is interdisciplinarity, as well as the approach qualitative and field research in the second moment, using observational methods of teaching practice. We present the concept of interdisciplinarity and highlight the possible epistemic-methodological directions for interdisciplinary practice in the Amazonian school reality, since it must design, weave, tack the verticality and horizontality of the curriculum matrix, so that teachers can have clarity in the interfaces. of the disciplines and the possible interrelationships, creating, from that, new knowledge in a relational and contextual way. It is necessary to plan and implement school knowledge in the curriculum through another dimension, which implies the idea of depth and increasing complexity of contents, which establishes the interaction of knowledge with other areas/disciplines. As a conclusion, it is emphasized that interdisciplinarity makes it possible for the school to become a place where school knowledge is collectively and critically produced, demanding curricular restructuring and the continuing education of teachers. Keywords: Interdisciplinarity; teachers; elementary School Esta pesquisa teve por objetivo analisar como está sendo desenvolvida a interdisciplinaridade em uma escola municipal de Parintins no Baixo Amazonas com alunos do 1º ano do ensino fundamental, a partir de relatos de professores e sua organização na dinâmica curricular. Para o desenvolvimento metodológico proposto, assumiu-se dois momentos fundamentais, o primeiro se deu por meio da pesquisa bibliográfica, em que realizou-se levantamento dos temas e tipos de abordagens já trabalhados por outros estudiosos, o que é interdisciplinaridade, assim como a abordagem qualitativa e pesquisa de campo no segundo momento, utilizando os métodos de observacional da prática docente. Apresentamos a conceituação da interdisciplinaridade e destacamos os possíveis encaminhamentos epistêmico-metodológicos para a prática interdisciplinar na realidade escolar amazônica, pois, a mesma deve desenhar, tecer, alinhavar a verticalidade e a horizontalidade da matriz curricular, para que os professores possam ter clarezas nas interfaces das disciplinas e as possíveis inter-relações, criando, a partir disso, novos conhecimentos de forma relacional e contextual. É necessária a plan2ificação e a operacionalização dos conhecimentos escolares na matriz curricular por meio de uma outra dimensão, que implica a ideia de profundidade e complexidade crescente dos conteúdos, que estabelece a interação dos conhecimentos com as outras áreas/disciplinas. Como conclusão destaca-se que a interdisciplinaridade possibilita que a escola se torne um lugar onde se produza de forma coletiva e crítica o conhecimento escolar, exigindo a restruturação curricular e a formação continuada dos professores. 5 diminuir mais as etapas Sim manusear e entender 2022-10-04T17:20:55Z 2022-10-10 2022-10-04T17:20:55Z 2022-09-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6419 por AZEVEDO, M. A. R.; ANDRADE, M. F. R. O conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar. Educar em Revista, Curitiba: Editora UFPR, v. 23, n. 30, p. 235-250, 2007. BRASIL. M. D.E. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CAVALCANTE; M.S; PINHO; M, J; ANDRADE; K;S.Interdisciplinaridade e livro didático: interfaces (im)possíveis?.Revista do GELNE, Natal/RN, Vol. 17 Número 1/2: 213-234.2015. Creswell, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell ; tradução Luciana de Oliveira da Rocha. - 2. ed. - Porto Alegre: Artmed,2007. D’ÁVILA. C. Interdisciplinaridade e mediação: desafios no planejamento e na prática pedagógica da educação superior. Revista Conhecimento & Diversidade. n. 6. p. 58-70. jul/dez 2011. Disponível em: www.revistas.unilasalle.edu.br. Acesso em 08 nov 2013. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História Teoria e Pesquisa- 18. ed.- Campinas, SP: Papirus. 2012- (Coleção Magistério: Formação e trabalho Pedagógico). FAZENDA, I. C. A. Contribuição metodológicas de interdisciplinaridade a la transdisciplinaridade em forma de professor pesquisador, Barcelona Universitas S. A..2007. FAZENDA, I. C. A O que é interdisciplinaridade? - São Paulo: Cortez, 2008. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila FORTUNATO, FORTUNATO; R; P; R. Interdisciplinaridade nas escolas de educação básica: da retórica à efetiva ação pedagógica. Revista de Educação do Cogeime – Ano 22 – n. 43 – julho/dezembro 2013 DOI: http://dx.doi.org/10.15599/0104-4834/cogeime.v22n43p75-89. Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antônio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo:Atlas,2008. JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro. Imago, 1976. LUCK, H. Pedagogia da interdisciplinaridade. Fundamentos teóricos- metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1994. MOACIR, U. OLIVEIRA, Z.F. IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DO DOCENTE. Seminário Internacional de Educação Superior. Ed. Anais Eletrônicos, Universidade de Sorocaba. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2014. PELEIAS, I. R. Mendonça, J.F, SLOMSKI, V.G, FAZENDA, I, A. Interdisciplinaridade no ensino superior: analise da percepção de professores de controladoria em cursos de ciências contábeis na cidade de São Paulo, Campinas; Sorocaba, SP. V. 16, n. 3, p. 499-532, nov. 2011. PESSOA, V. I.F. Currículo e interdisciplinaridade na formação de professores. Rio Branco: Edufac, 2016. PHILIPPI JR., A. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais / A. PhilippiJr.,C. E. M. Tucci, D. J. Hogan, R. Navegantes. - São Paulo: Signus Editora, 2000. Acesso Aberto Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins/AM Pedagogia - Licenciatura - Parintins
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Interdisciplinaridade
Professores
Ensino fundamental
OUTROS
Professores de ensino fundamental - Formação
spellingShingle Interdisciplinaridade
Professores
Ensino fundamental
OUTROS
Professores de ensino fundamental - Formação
Ramos, Juliane Braga
Interdisciplinaridade na Sala de Aula em Relatos de Professores de uma escola Municipal de Parintins no Baixo Amazonas
topic_facet Interdisciplinaridade
Professores
Ensino fundamental
OUTROS
Professores de ensino fundamental - Formação
description This research aimed to analyze how interdisciplinarity is being developed in a municipal school in Parintins in Baixo Amazonas with students from the 1st year of elementary school, based on reports from teachers and their organization in the curricular dynamics. For the proposed methodological development, two fundamental moments were assumed, the first one was through bibliographic research, in which a survey of themes and types of approaches already worked by other scholars was carried out, what is interdisciplinarity, as well as the approach qualitative and field research in the second moment, using observational methods of teaching practice. We present the concept of interdisciplinarity and highlight the possible epistemic-methodological directions for interdisciplinary practice in the Amazonian school reality, since it must design, weave, tack the verticality and horizontality of the curriculum matrix, so that teachers can have clarity in the interfaces. of the disciplines and the possible interrelationships, creating, from that, new knowledge in a relational and contextual way. It is necessary to plan and implement school knowledge in the curriculum through another dimension, which implies the idea of depth and increasing complexity of contents, which establishes the interaction of knowledge with other areas/disciplines. As a conclusion, it is emphasized that interdisciplinarity makes it possible for the school to become a place where school knowledge is collectively and critically produced, demanding curricular restructuring and the continuing education of teachers. Keywords: Interdisciplinarity; teachers; elementary School
author_additional Pereira, Denilson Diniz
author_additionalStr Pereira, Denilson Diniz
format Artigo
author Ramos, Juliane Braga
title Interdisciplinaridade na Sala de Aula em Relatos de Professores de uma escola Municipal de Parintins no Baixo Amazonas
title_short Interdisciplinaridade na Sala de Aula em Relatos de Professores de uma escola Municipal de Parintins no Baixo Amazonas
title_full Interdisciplinaridade na Sala de Aula em Relatos de Professores de uma escola Municipal de Parintins no Baixo Amazonas
title_fullStr Interdisciplinaridade na Sala de Aula em Relatos de Professores de uma escola Municipal de Parintins no Baixo Amazonas
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade na Sala de Aula em Relatos de Professores de uma escola Municipal de Parintins no Baixo Amazonas
title_sort interdisciplinaridade na sala de aula em relatos de professores de uma escola municipal de parintins no baixo amazonas
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6419
_version_ 1831969860472537088
score 11.755432