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Trabalho de Conclusão de Curso
Product illustration: criação de um sistema de ilustração para a aplicação The Pilgrim
Considering the current tech scenario, in which information is compressed and presented in a reduced physical space (as is the case with smartphone screens), illustrations have become a key ingredient in digital products. On the other hand, the thoughtless use of this visual resource in interface...
Autor principal: | Maia, Luana Ibernon Nery |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6453 |
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oai:localhost:prefix-64532025-03-10T20:49:07Z Product illustration: criação de um sistema de ilustração para a aplicação The Pilgrim Maia, Luana Ibernon Nery Andrade, Allisson José Fernandes de http://lattes.cnpq.br/0947515259106059 Paulo, Irandir Izaquiel Barros, Rubenio dos Santos Product illustration, UX/UI, sistema de ilustração Product Illustration, UX/UI, Illustration System ilustração de produto, ilustração OUTROS Ilustração de produto Considering the current tech scenario, in which information is compressed and presented in a reduced physical space (as is the case with smartphone screens), illustrations have become a key ingredient in digital products. On the other hand, the thoughtless use of this visual resource in interfaces, instead of adding value and making the product distinguish, can become an obstacle due to cognitive overload. Unlike illustrations used in advertising and editorial campaigns, illustration in digital products emphasizes purpose and functionality, being more than purely decorative. An effective product illustration is done intentionally and cannot be replaced by a random stock image. Thus, this project seeks to promote the assertive use of illustrations in interfaces, using The Pilgrim application as an object of study, to develop a proposal for an illustration system. For the execution, the Design Thinking methodology was used, focused on usability and interface, using tools such as similar analysis, questionnaire, briefing, semantic panel, desirability test, and positioning matrix. The result led to scalable compositions for different contexts according to the needs of the interface, without losing visual consistency. The study at hand underscores the importance of systems when developing illustrations. Considerando o cenário tecnológico atual, em que as informações são comprimidas e apresentadas em espaço físico reduzido, (como é o caso das telas de smartphones), as ilustrações se tornaram um ingrediente chave nos produtos digitais. Por outro lado, o uso impensado deste recurso visual nas interfaces, em vez de agregar valor e ser um diferencial, pode se tornar um empecilho por acarretar sobrecarga cognitiva. Portanto, diferente das ilustrações usadas em campanhas publicitárias e editoriais, a ilustração em produtos digitais tem ênfase no propósito e na funcionalidade, sendo mais que puramente decorativa. Uma ilustração de produto eficaz, é feita de forma intencional e não pode ser substituída por qualquer imagem. Desse modo, por meio desse projeto busca-se promover o uso assertivo de ilustrações em interfaces, utilizando o aplicativo The Pilgrim como objeto de estudo, para desenvolver uma proposta de sistema de ilustrações. Para execução do projeto foi utilizada a metodologia Design Thinking voltada para usabilidade e interface, fazendo uso de análise de similares, questionário, briefing, painel semântico, teste de desejabilidade e matriz de posicionamento. O resultado gerou composições escaláveis para diferentes contextos de acordo com a necessidade da interface, e sem perder a consistência visual. O estudo em mãos ressalta a importância do pensamento sistemático no desenvolvimento de ilustrações. 4 Mudar a nomenclatura do botão "cancelar/salvar", são palavras com significados diferentes e vai totalmente contra as diretrizes de interface do usuário de colocar duas ações opostas em um só botão. Talvez seja melhor adicionar um botão terciário de "terminar de preencher mais tarde", ou "salvar progresso" Sim Na primeira etapa sobre a licença não ficou muito claro como proceder para aderir a licença mesmo quando eu selecionei os campos não conseguia passar para a próxima etapa, me frustrei e decidi não usar mais a licença. 2022-10-06T17:49:42Z 2022-10-06 2022-10-06T17:49:42Z 2022-09-23 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6453 por Acesso Aberto Brasil FT - Faculdade de Tecnologia Manaus, AM Design - Bacharelado - Manaus |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
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