/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Percepção e observação da didática e ensino na disciplina de língua brasileira de sinais em curso da graduação na UFAM.
Considering that the legislation 10.436/02 that instituted the Brazilian Sign Language (Libras), officially recognizing it as a language, with its own linguistic system, and the Decree 5.626/05 that regulated it, ensuring the inclusion of LIBRAS as a curricular subject in the courses of teacher t...
Autor principal: | Bizzo, Laís Stefani da Cunha |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6455 |
id |
oai:localhost:prefix-6455 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-64552025-03-10T20:27:35Z Percepção e observação da didática e ensino na disciplina de língua brasileira de sinais em curso da graduação na UFAM. Perception and observation of didacics and teaching in the subject of brazilian language of signs in graduation course at UFAM Bizzo, Laís Stefani da Cunha Stoller, Joana Angélica Ferreira Monteiro Cabral http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do Texeira, Wagner Barros http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251040J9&tokenCaptchar=03AIIukzgDlICOFWUVqsgU-BgcOwilD3_Luqhn8b39a3OvcEhLcOcWDyMh0nOVqZ0Oi4lM-zxpaLMXrz3UKvgpS5wuliuEtUVOFA_3jgHSCd6Q4NK2W0RPzuGLvj0RZ3eAMpo_nUOqSkQ_A4EFk6MA5vw6RhJFrMwpWBZFtelAX4BR8eD3wDTcKHQp4InY2U490F4WgyLMDH4XGkhDmFywwYt542wXjbBOHN6idPeY_6vICLJ_wxfkI2BVmr6Z_IxFHR1lR6XTCEcii2f2vghOyKs_srqy52KteW_hX2oovu1h1MJy4azH_806yl-g3q2z8zS8HGT93vbkc9UG0cCv9Dl-bxb4g6-uxbAW2wWbDaq2QnahpICzUM7oBNMWfyf54cmtVx8eLMBGZ5Vko-cd-N70wf-q056rZHU0yNp6xUAgkXGa45vRM9V2J1vE7-6gXaE77F-nYq8Y06016RMYtwhnqZ15sThPAqw-0Z_dy4T1jqDuoKiAP0xNKvc_0B8hpi2og5ymUQ03xsLq8xPa4yluPgWlDwrSUQ Girão, Sthéphanie Soares Stoller, Fábio Tadeu Cabral http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4421302D5&tokenCaptchar=03AIIukzjpURHv55BabKFinrufTetKWuDX6Q-LybirTGZ_ufdFzMq6E-MeeSlOZxpidPhHTIotL_NNWUytdqTrWZljrXGCdPSeZTAGWxRJeVI-0c6qP83Tj0yL-jUa0hU6jxMFzeCN2ZmgxrYs0xT3Kyiuo3gyMYUrFujQPNX_TAz5W2HbXrU7ScVraEVsZuSTuCHFpShM7QqDvqBqhOTO5JHDhsB0Rr32bQQ9H71dq2uKVnbqLfVGXELS9-EEcRvxn64Si3hBf0dmOduPp1ITYmE5Y3xynyEFPgULUUSZgKdXdmjtYDRZDQqZhluqTgMtYT2KYtJi6buasF3WOVZMIXopyIJcBew0ry4K7Ff5LSXMmIs47ag7PabDtJZitFMr-OslAd7ZrXMu4XfESmEyU7JtKAVNlz7O1SbDGdujABMtV584dj0yKthvsgK8EcMupJ3zZpWpeLtnNBs_lO0rwDb1isiIcn4cMxa7tgpbQxipCkDP7a1QRV-32E23DydLAVX2MftxsklLcn3NDv33u-4kQNC75Iy--w Libras Didática Ensino Currículo LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Lingua brasileira de sinais Ensino Considering that the legislation 10.436/02 that instituted the Brazilian Sign Language (Libras), officially recognizing it as a language, with its own linguistic system, and the Decree 5.626/05 that regulated it, ensuring the inclusion of LIBRAS as a curricular subject in the courses of teacher training at universities. At the Federal University of Amazonas UFAM, the implementation of the discipline of Brazilian Sign Language follows the provisions of Art.3, items 1 and 2, of Chapter II of Decree 5,626, in which LIBRAS is included as a Subject. The present work aims to present perceptions and observation regarding didactics and teaching, regarding the curricular component of the discipline of Brazilian Sign Language at UFAM graduation, which is coded as: IHP122 (Libras B). Thus, a bibliographic-documentary survey was carried out, developed in the following stages: registration that regulates Libras as a language in Brazil (Law No. 10.436/2002); registration that establishes it as a mandatory and optional subject (Decree No. 5.626/2005); records on the university's website for historical implementation data; Curriculum Grade; Course syllabus; authors theoretically support this research. Thus, this course conclusion work intends to contribute to discussions about the curriculum of the Libras discipline, and with regard to teaching and didactics. Considerando que a legislação 10.436/02 que instituiu a Língua Brasileira de Sinais (Libras), reconhecendo-a oficialmente como língua, com sistema linguístico próprio, e o Decreto 5.626/05 que a regulamentou, assegurando a inserção da LIBRAS como disciplina curricular nos cursos de formação de professores nas universidades. Na Universidade Federal do Amazonas-UFAM, a implementação da disciplina de Língua Brasileira de Sinais, segue o que prescreve o Art.3º, incisos 1º e 2º, do Cap.II do Decreto 5.626, no que confere a inclusão da LIBRAS como disciplina. O presente trabalho tem por objetivo, apresentar percepções e observação com relação a didática e ensino, quanto ao componente curricular da disciplina de Língua Brasileira de Sinais na graduação da UFAM, a qual se apresenta codificada como: IHP122 (Libras B). Dessa forma, foi realizada um levantamento de cunho bibliográfico-documental, desenvolvido nas seguintes etapas: registro que regulamenta a Libras como língua no Brasil (Lei de Nº 10.436/2002); registro que estabelece como uma disciplina obrigatória e optativa (Decreto de Nº 5.626/2005); registros no site da universidade quanto a dados histórico da implementação; Grade Curricular; Ementa da Disciplina; autores embasam teoricamente esta pesquisa. Deste modo, esse trabalho de conclusão de curso pretende contribuir com discussões quanto ao currículo da disciplina de Libras, e no que diz respeito ao ensino e didática. 4 Sim Processo burocrático no envio de documentos, além disso, na primeira página onde marquei "não" para a a opção de não permitir modificações no meu trabalho, retornando a página, remarca como "sim". 2022-10-06T18:07:42Z 2022-09-30 2022-10-06T18:07:42Z 2022-09-19 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6455 por ALBRES, NEIVA DE AQUINO. Aspectos históricos e sociais para a formação didática de professores. 1. Ed. Curitiba: Appris, 2016. ALBRES, NEIVA DE AQUINO. Libras em Estudo: Ensino-Aprendizagem. São Paulo: FENEIS, 2012. ALBRES, NEIVA DE AQUINO; SYLVIA LIA. Libras em estudo: formação de profissionais. São Paulo: FENEIS, 2014. BRASIL. Decreto-Lei nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de. 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. BRASIL. Lei de nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Disponível em : <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.h DEL,Masso, Cotta e Santos. Ética em Pesquisa Científica: conceitos e finalidades. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. FAGNER, CARNIEL. A reviravolta discursiva da Libras na educação superior.Artigo • Rev. Bras. Educ. 23 • 2018. FREIRE, Geiza Ferreira, VIEIRA, Demóstenes Dantas. Reflexões sobre o currículo: das teorias tradicionais às teorias pós-críticas. Anais do VI Congresso Nacional de Educação 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127 _ MD1_SA2_ID11859_26092019205143.pdf GESSER, Audrei. Metodologia de Ensino em Libras como L2. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2010. Disponível em: <http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoPedagogico/metodol ogiaDeEnsinoEmLibrasComoL2/assets/629/TEXTOBASE_MEN_L2.pdf GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. http://antiga.coperve.ufsc.br/ead2006/libras/edital.html https://drive.google.com/file/d/1gF3wZnrkpnqeDCX96ydClvs2vgT7gsyu/vi) https://libras.ufsc.br/libras distancia/ LOPES, ALICE CASIMIRO.; MACEDO, ELIZABETH. Teorias de currículo. 1.Ed. Rio de Janeiro: Cortez Editora, 2011. SILVA, De Plácido e. Vocabulário Jurídico. 24. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2004. 1038p. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007. SOUZA, RICARDO AUGUSTO; Segunda Língua: Aquisição e conhecimento. 1. Ed. São Paulo: Parábola, 2021. Acesso Aberto Brasil FLET - Faculdade de Letras Manaus Letras - Libras - Licenciatura - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Libras Didática Ensino Currículo LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Lingua brasileira de sinais Ensino |
spellingShingle |
Libras Didática Ensino Currículo LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Lingua brasileira de sinais Ensino Bizzo, Laís Stefani da Cunha Percepção e observação da didática e ensino na disciplina de língua brasileira de sinais em curso da graduação na UFAM. |
topic_facet |
Libras Didática Ensino Currículo LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Lingua brasileira de sinais Ensino |
description |
Considering that the legislation 10.436/02 that instituted the Brazilian Sign Language (Libras), officially recognizing it as a language, with its own linguistic system, and the Decree 5.626/05 that regulated it, ensuring the inclusion of LIBRAS as a curricular subject in the courses of teacher training at universities. At the Federal University of Amazonas
UFAM, the implementation of the discipline of Brazilian Sign Language follows the provisions of Art.3, items 1 and 2, of Chapter II of Decree 5,626, in which LIBRAS is included as a Subject. The present work aims to present perceptions and observation regarding didactics and teaching, regarding the curricular component of the discipline of Brazilian Sign Language at UFAM graduation, which is coded as: IHP122 (Libras B). Thus, a bibliographic-documentary survey was carried out, developed in the following stages: registration that regulates Libras as a language in Brazil (Law No. 10.436/2002); registration that establishes it as a mandatory and optional subject (Decree No. 5.626/2005); records on the university's website for historical implementation data; Curriculum Grade; Course syllabus; authors theoretically support this research. Thus, this course conclusion work intends to contribute to discussions about the curriculum of the Libras discipline, and with regard to teaching and didactics. |
author_additional |
Stoller, Joana Angélica Ferreira Monteiro Cabral |
author_additionalStr |
Stoller, Joana Angélica Ferreira Monteiro Cabral |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Bizzo, Laís Stefani da Cunha |
title |
Percepção e observação da didática e ensino na disciplina de língua brasileira de sinais em curso da graduação na UFAM. |
title_short |
Percepção e observação da didática e ensino na disciplina de língua brasileira de sinais em curso da graduação na UFAM. |
title_full |
Percepção e observação da didática e ensino na disciplina de língua brasileira de sinais em curso da graduação na UFAM. |
title_fullStr |
Percepção e observação da didática e ensino na disciplina de língua brasileira de sinais em curso da graduação na UFAM. |
title_full_unstemmed |
Percepção e observação da didática e ensino na disciplina de língua brasileira de sinais em curso da graduação na UFAM. |
title_sort |
percepção e observação da didática e ensino na disciplina de língua brasileira de sinais em curso da graduação na ufam. |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2022 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6455 |
_version_ |
1831969867263115264 |
score |
11.755432 |