/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
A técnica do desenho na aprendizagem significativa do aluno com deficiência intelectual: uma reflexão ao olhar da educação inclusiva
This research addresses the teaching of the arts for students with intellectual disabilities (ID) in order to provide stimuli for pleasant sensations in the student's life. The relationship of the researcher of this study with the subject under analysis was the concern of future teachers of Arts and...
Autor principal: | Carvalho, Erasmo Ramos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
BRASIL
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6473 |
id |
oai:localhost:prefix-6473 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-64732025-03-10T20:55:27Z A técnica do desenho na aprendizagem significativa do aluno com deficiência intelectual: uma reflexão ao olhar da educação inclusiva Carvalho, Erasmo Ramos Pereira, Denílson Diniz http://lattes.cnpq.br/3069772994964210 Pinto, Mariê de Souza Augusta Maia, Andrea Ramos Pereira Drawing Technique Meaningful Learning Intellectual Disability Inclusion LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Arte - Estudo e ensino Incapacidade intelectual This research addresses the teaching of the arts for students with intellectual disabilities (ID) in order to provide stimuli for pleasant sensations in the student's life. The relationship of the researcher of this study with the subject under analysis was the concern of future teachers of Arts and how to deal with this issue, in which a problem in their academic training was revealed, raising doubts about how teachers work in public schools. with the student (DI)? Recognizing that in this contemporaneity there are still few professionals in the area of Special Education to the detriment of other areas of education. It is engendered as descriptive with a qualitative approach. Data collection took place through a protocol of questions specifically designed for the present study at the Glauber Viana Gonçalves Special School in the city of Parintins in the Lower Amazon. It is observed that the researched teacher had no training in Arts, but worked in the institution in the area of Pedagogy. Thus, it is interesting to mention that the school institution is the ideal space environment for inclusion. From the point of view of art education, it provides several possibilities for qualitative work with ID as a path towards inclusion. : A presente pesquisa aborda sobre o ensino das artes para os alunos com deficiência intelectual (DI) de forma a proporcionar estímulos de sensações prazerosas na vida do aluno. A relação do pesquisador deste estudo com o tema em análise, foi a inquietação de futuros professores de Artes e como lhe dar com essa questão, na qual se revelou um problema em sua formação acadêmica, trazendo dúvidas de que forma os professores trabalham nas escolas públicas com o aluno (DI)? Reconhecendo que nessa contemporaneidade ainda poucos profissionais na área de Educação Especial em detrimento às outras áreas da educação. Engendra-se como descritiva com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de um protocolo de questões elaborada especificamente para o presente estudo na Escola Especial Glauber Viana Gonçalves na cidade de Parintins no Baixo Amazonas. Observa-se que a professora pesquisada não possuía formação em Artes, mas, atuava na instituição na área da Pedagogia. Dessa forma faz-se interessante mencionar que a instituição escolar é o ambiente de espaço ideal para que haja inclusão. Ao olhar da arte-educação ela proporciona diversas possibilidades de trabalhos qualitativos com DI sendo um caminhar para a inclusão. 1 Não 2022-10-10T18:29:48Z 2022-11-01 2022-10-10T18:29:48Z 2022-09-21 Trabalho de Conclusão de Curso CARVALHO, Erasmo Ramos. A técnica do desenho na aprendizagem significativa do aluno com deficiência intelectual: uma reflexão ao olhar da educação inclusiva. TCC, UFAM. Parintins, 2022. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6473 por ARAGÃO, ROSÁLIA Mª. Teoria da aprendizagem significativa de David P. Ausubel: Sistematização dos Aspectos Teóricos Fundamentais. UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Reim. 2000. ARANHA, M.S.F. (1995). Integração social do deficiente: análise conceitual e metodológica. Temas em Psicologia, 2. _____. (2001) Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. Revista do Ministério Público do Trabalho, XI (21). ARNAIZ, Sánchez P.; ORTIZ, González C. El derecho a uma educación inclusiva. In:______. ARNAIZ, Sánchez P. (Org.). Educación Especial I: uma perpectiva curricular, organizativa y professional. Madrid: Pirámide. 1998. BARBIERE, S. Interações: onde está a arte na infância. In:______. BARBIERES, S; BAROUCK, A. J.; ALVEZ, Maria Cristina Carapeto L (Org.). Sensibilidade. São Paulo: Blucher, 2012. Coleção Interações. BATISTA, Cristina Abranches Mota. Atendimento Educacional Especializado para pessoas com Deficiência Mental. In:______. MANTOAN, Maria Tereza Eglér (Org.). O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. BRASIL. Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil 03/ Ato2007-2010/2009/Decreto/D6949.htm. Acesso 03 Outubro 2020. BRASÍLIA, 1988. ________. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1994. BUORO, A. M (2003). O olhar em construção – uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. 2º ed. São Paulo: Ed. Cortez. CARVALHO, L.; ALMEIDA, Patrícia. Direitos Humanos e Pessoas com Deficiência: da exclusão à inclusão. Da proteção à promoção. Revista Internacional de Direto e Cidadania, n.12, fevereiro 2012 Disponível em: http://reid.org.br/?CONT=00000293 Acesso em 19 dezembros 2021. DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho. São Paulo: Scpione. 1989. DINIZ, Debora; BARBOSA, Lívia; SANTOS, Wederson Rufino dos. Deficiência, Direitos Humanos e Justiça. Sur, Rev. int. direitos human. vol.6. n.11, São Paulo, Dec./2009. DINIZ, Denilson Diniz Pereira. Formação docente para o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais na terra das crianças caboclas encantadas do Baixo Amazonas. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Educação. Belo Horizonte, 2022. DUARTE, Maria Lúcia Batezat. O desenho do pré-adolescente: Características e Tipificação dos aspectos gráficos à Significação nos desenhos de Narrativa. Tese de Doutoramento. São Paulo: ECA/USP. 1995. FERNANDES, L. A; GOMES, J. M. M. Relatório de pesquisa nas ciências sociais: Característica e modalidade de investigação. v. 3, n. 4. Porto Alegre: Com texto, 2009. FONSECA, Ricardo Tadeu Marques da. A ONU e o seu conceito revolucionário da pessoa com deficiência , 2007. Disponível em: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smacis/default.php?reg=4&p seção=96. Acesso em 14 de Novembro 2021. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GUGEL, M. A. A pessoa com deficiência e sua relação com a história da humanidade. Brasília, DF: Ampid, 2008. Disponível em: http://www.ampid.org.br/ampid/Artigos/PD_Historia.php. Acesso em: 18 Out. 2021. KRAMER, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: A arte do disface.7ª edição. São Paulo: Cortez, 2003. LOPES, Laís de Figueiredo. Artigo 1 Propósito. In Novos Comentários à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Brasília, Secretaria de Diretos Humanos da Presidência da República, Secretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2014. LUDKE, Marly. Pesquisa Educacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. MATERA, Vilma Sayuri Marubayashi; LEAL, Záira Fátima de Rezende Gonzalez. ARTE E DEFICÊNCIA INTELECTUAL: caminhos, possiblidades e aprendizagem. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICAS PARANAENSES NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE. Vol. I. Versão Online ISBN 978-85-8015-093-3. Cadernos PDE. 2016. MOREIRA, Marcos Antônio, Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. OLIVEIRA, A.A.S. Um diálogo esquecido: a vez e a voz de adolescentes com deficiência. Bauru. São Paulo – SP: Práxis, 2014. PESSOTTI, I. (1984). Deficiência Mental: da superstição à ciência. São Paulo: T.A.Queiroz. PILLAR, A. D. A Universidade, a Arte e as Paixões. Instituto de Arte na Escola. Dezembro. 2012. REILY, Lucia. O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA ESCOLA NO CONTEXTO DA INCLUSÃO. Caderno Cedes. Campinas. vol. 30. n.80. p. 84-102. Jan./Abr. 2010. SANCHEZ, Pilar Amaiz. A Educação Inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. Inclusão. Revista da Educação Especial. Out/2005. SASSAKI, Romeu K. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. 5 a. edição Pessoa, Rio de Janeiro, WVA, 2003. TÉDDE, Samantha. Crianças com deficiência intelectual: a aprendizagem e a inclusão. Centro Universitário Salesiano de São Paulo. AMERICANA. 2012. Dissertação – Mestrado. TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmicas, da ciência e da pesquisa. 6.ed. Petrópolis, RJ: Vozes.2009. WEISS, Thomas C. People with Intelectual Disabilities and the Prison System, 2014. Disponível em : http://www.disabled-wold.com/disability/types/congnitive/prison-systen.php .Acesso em: 22 Novembro 2021. Acesso Aberto BRASIL ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins - AM Artes Visuais - Licenciatura - Parintins |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Drawing Technique Meaningful Learning Intellectual Disability Inclusion LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Arte - Estudo e ensino Incapacidade intelectual |
spellingShingle |
Drawing Technique Meaningful Learning Intellectual Disability Inclusion LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Arte - Estudo e ensino Incapacidade intelectual Carvalho, Erasmo Ramos A técnica do desenho na aprendizagem significativa do aluno com deficiência intelectual: uma reflexão ao olhar da educação inclusiva |
topic_facet |
Drawing Technique Meaningful Learning Intellectual Disability Inclusion LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Arte - Estudo e ensino Incapacidade intelectual |
description |
This research addresses the teaching of the arts for students with intellectual disabilities (ID) in order to provide stimuli for pleasant sensations in the student's life. The relationship of the researcher of this study with the subject under analysis was the concern of future teachers of Arts and how to deal with this issue, in which a problem in their academic training was revealed, raising doubts about how teachers work in public schools. with the student (DI)? Recognizing that in this contemporaneity there are still few professionals in the area of Special Education to the detriment of other areas of education. It is engendered as descriptive with a qualitative approach. Data collection took place through a protocol of questions specifically designed for the present study at the Glauber Viana Gonçalves Special School in the city of Parintins in the Lower Amazon. It is observed that the researched teacher had no training in Arts, but worked in the institution in the area of Pedagogy. Thus, it is interesting to mention that the school institution is the ideal space environment for inclusion. From the point of view of art education, it provides several possibilities for qualitative work with ID as a path towards inclusion. |
author_additional |
Pereira, Denílson Diniz |
author_additionalStr |
Pereira, Denílson Diniz |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Carvalho, Erasmo Ramos |
title |
A técnica do desenho na aprendizagem significativa do aluno com deficiência intelectual: uma reflexão ao olhar da educação inclusiva |
title_short |
A técnica do desenho na aprendizagem significativa do aluno com deficiência intelectual: uma reflexão ao olhar da educação inclusiva |
title_full |
A técnica do desenho na aprendizagem significativa do aluno com deficiência intelectual: uma reflexão ao olhar da educação inclusiva |
title_fullStr |
A técnica do desenho na aprendizagem significativa do aluno com deficiência intelectual: uma reflexão ao olhar da educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
A técnica do desenho na aprendizagem significativa do aluno com deficiência intelectual: uma reflexão ao olhar da educação inclusiva |
title_sort |
técnica do desenho na aprendizagem significativa do aluno com deficiência intelectual: uma reflexão ao olhar da educação inclusiva |
publisher |
BRASIL |
publishDate |
2022 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6473 |
_version_ |
1831969870483292160 |
score |
11.755432 |