Trabalho de Conclusão de Curso

Práticas de leitura na universidade e sua importância na formação e atuação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental: concepções de docentes de uma escola pública do município de Santo Antônio do Içá-AM

The present work of Course Conclusion is configured as a scientific production that aimed to analyze the influence of the University on the training and reading practice of teachers working at the Municipal School Professor Zenith Ramo located in the municipality of Santo Antônio do Iça, seeking to...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Ocinei da Silva de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6505
id oai:localhost:prefix-6505
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-65052025-03-10T20:43:29Z Práticas de leitura na universidade e sua importância na formação e atuação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental: concepções de docentes de uma escola pública do município de Santo Antônio do Içá-AM Oliveira, Ocinei da Silva de Silva, Oderlene Braulio da http://lattes.cnpq.br/5446984670745528 Mota, Marinete Lourenço Silva, Antônia Rodrigues da Leitura Reading Universidade University Formação de professores Teacher training Atuação pedagógica Pedagogical performance CIENCIAS HUMANAS Professores - Formação The present work of Course Conclusion is configured as a scientific production that aimed to analyze the influence of the University on the training and reading practice of teachers working at the Municipal School Professor Zenith Ramo located in the municipality of Santo Antônio do Iça, seeking to reflect on the role of reading in their formation and performance and identifying the university's influence in the formation of the subject and in their educational practices of teaching reading inside and outside the classroom. This work provided rigorous readings based on Freire (1989), Correa (2001), Leão (2016), and others, as well as field research, non-participant observation, questionnaire application, among other methods, which constituted a research of field of a qualitative nature necessary to reach the objective of the study and to understand the reality of teachers' reading practices. The study showed that the reading practices of higher education graduates, as well as their teaching practice, still differ from what they should be, as there are several difficulties encountered in the way teachers teach, which generates a low level of student reading learning. There is, therefore, a need for teacher-reader training and professional qualification, for greater interaction between university and school, but also for their commitment to improving the quality of reading teaching and to carrying out a greater number of reading projects. in universities and in public or private schools so that we have an effective education. O presente trabalho de Conclusão de Curso configura-se como uma produção de caráter científico que objetivou analisar a influência da Universidade na formação e prática de leitura de docentes atuantes na Escola Municipal Professor Zenith Ramo situada no município de Santo Antônio do Iça, buscando refletir sobre o papel da leitura na formação e atuação dos mesmos e identificando a influência da universidade na formação do sujeito e em suas práticas educativas do ensino da leitura dentro e fora de sala de aula. Este trabalho proporcionou leituras rigorosas com base em Freire(1989), Correa (2001), Leão (2016), e outros, bem como pesquisa de campo, observação não participante, aplicação de questionário, dentre outros métodos, que foram constituindo uma pesquisa de campo de natureza qualitativa necessária ao alcance do objetivo do estudo e à compreensão da realidade das práticas de leitura de professores. O estudo demonstrou que as práticas de leituras de formandos do ensino superior assim como sua prática docente ainda destoam do que deveriam ser, pois são várias as dificuldades encontradas na forma de ensinar dos professores o que gera um baixo nível de aprendizagem da leitura dos alunos. Há, portanto, a necessidade de formação e qualificação profissional do professor-leitor, de maior interação entre universidade e escola, mas também de comprometimento deles com a melhoria da qualidade do ensino da leitura e com a efetivação de um número maior de projetos de leitura nas universidades e em escolas públicas ou privadas para que tenhamos uma educação eficaz. 5 Sim 2022-10-20T17:24:47Z 2022-10-20 2022-10-20T17:24:47Z 2022-09-23 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6505 por Acesso Aberto Brasil INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) Instituto de Natureza e Cultura, bloco 3, sala 2 Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Leitura
Reading
Universidade
University
Formação de professores
Teacher training
Atuação pedagógica
Pedagogical performance
CIENCIAS HUMANAS
Professores - Formação
spellingShingle Leitura
Reading
Universidade
University
Formação de professores
Teacher training
Atuação pedagógica
Pedagogical performance
CIENCIAS HUMANAS
Professores - Formação
Oliveira, Ocinei da Silva de
Práticas de leitura na universidade e sua importância na formação e atuação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental: concepções de docentes de uma escola pública do município de Santo Antônio do Içá-AM
topic_facet Leitura
Reading
Universidade
University
Formação de professores
Teacher training
Atuação pedagógica
Pedagogical performance
CIENCIAS HUMANAS
Professores - Formação
description The present work of Course Conclusion is configured as a scientific production that aimed to analyze the influence of the University on the training and reading practice of teachers working at the Municipal School Professor Zenith Ramo located in the municipality of Santo Antônio do Iça, seeking to reflect on the role of reading in their formation and performance and identifying the university's influence in the formation of the subject and in their educational practices of teaching reading inside and outside the classroom. This work provided rigorous readings based on Freire (1989), Correa (2001), Leão (2016), and others, as well as field research, non-participant observation, questionnaire application, among other methods, which constituted a research of field of a qualitative nature necessary to reach the objective of the study and to understand the reality of teachers' reading practices. The study showed that the reading practices of higher education graduates, as well as their teaching practice, still differ from what they should be, as there are several difficulties encountered in the way teachers teach, which generates a low level of student reading learning. There is, therefore, a need for teacher-reader training and professional qualification, for greater interaction between university and school, but also for their commitment to improving the quality of reading teaching and to carrying out a greater number of reading projects. in universities and in public or private schools so that we have an effective education.
author_additional Silva, Oderlene Braulio da
author_additionalStr Silva, Oderlene Braulio da
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Oliveira, Ocinei da Silva de
title Práticas de leitura na universidade e sua importância na formação e atuação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental: concepções de docentes de uma escola pública do município de Santo Antônio do Içá-AM
title_short Práticas de leitura na universidade e sua importância na formação e atuação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental: concepções de docentes de uma escola pública do município de Santo Antônio do Içá-AM
title_full Práticas de leitura na universidade e sua importância na formação e atuação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental: concepções de docentes de uma escola pública do município de Santo Antônio do Içá-AM
title_fullStr Práticas de leitura na universidade e sua importância na formação e atuação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental: concepções de docentes de uma escola pública do município de Santo Antônio do Içá-AM
title_full_unstemmed Práticas de leitura na universidade e sua importância na formação e atuação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental: concepções de docentes de uma escola pública do município de Santo Antônio do Içá-AM
title_sort práticas de leitura na universidade e sua importância na formação e atuação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental: concepções de docentes de uma escola pública do município de santo antônio do içá-am
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6505
_version_ 1831969876640530432
score 11.753735