Artigo

Os desafios da diversidade cultural para e na formação de professores/as do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas

This article discusses the training of teachers in the Pedagogy course at the Federal University of Amazonas, analyzing the challenges of/in teaching practice and teaching from the axis of cultural diversity in the Amazonian context. Its general objective is to identify the challenges of cultural d...

ver descrição completa

Autor principal: Mendonça, Yasmim Santarém
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6565
id oai:localhost:prefix-6565
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-65652025-03-10T20:57:56Z Os desafios da diversidade cultural para e na formação de professores/as do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas Mendonça, Yasmim Santarém Pinto, Fabiana de Freitas http://lattes.cnpq.br/3231046226457074 http://lattes.cnpq.br/2808188859997677 Formação de professores Diversidade cultural Pedagogia Teacher training Cultural Diversity Pedagogy CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Professores - Formação - Amazonas Educação multicultural This article discusses the training of teachers in the Pedagogy course at the Federal University of Amazonas, analyzing the challenges of/in teaching practice and teaching from the axis of cultural diversity in the Amazonian context. Its general objective is to identify the challenges of cultural diversity for and in the training of teachers, seeking to understand the study of the subject in the context of graduation. And as specific objectives: a) to search the literature for elements that support the aforementioned study; b) gather testimonies/experiences that further highlight the relevance of teaching work in teacher education linked to the theme of cultural diversity; and c) identify in the curriculum of the Degree in Pedagogy at UFAM the disciplines that enhance the work with cultural diversity in order to verify the frequency with which they are offered. This qualitative work was developed from the bibliographic research allied to the questionnaire technique for data collection. The results achieved express the need for a more solid school education, in terms of reading and research for future university students; of closer approximation with the regional culture by the professors so that they can insert even more in their practices related to diversity. The study, finally, emphasizes that the number of subjects in the curriculum is not the core of the issue, but the planning and willingness to make this approximation - the diversity of cultures - in the different disciplines. O presente artigo, discorre sobre a formação de professores no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, analisando os desafios da/na prática docente e o ensino a partir do eixo da diversidade cultural no contexto amazônico. Tem como objetivo geral a identificação dos desafios da diversidade cultural para e na formação de professores, buscando compreender o estudo da temática no âmbito da graduação. E como objetivos específicos: a) buscar nas literaturas elementos que deem subsídio ao referido estudo; b) reunir depoimentos/experiências que destaquem ainda mais a relevância do trabalho docente na formação de professores vinculado à temática da diversidade cultural; e c) identificar no currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAM as disciplinas que potencializam o trabalho com a diversidade cultural de modo a verificarmos a frequência com que são ofertadas. Este trabalho de caráter qualitativo, se desenvolveu a partir da pesquisa bibliográfica aliada à técnica de questionário para coleta de dados. Os resultados alcançados expressam a necessidade de uma formação escolar mais sólida, no que tange as leituras e pesquisas para os futuros universitários; de maior aproximação com a cultura regional pelos docentes para que possam inserir ainda mais em suas práticas relativas à diversidade. O estudo, por fim, ressalta que a quantidade de disciplinas no currículo não é o cerne da questão, mas sim o planejamento e a disposição em fazer essa aproximação -da diversidade de culturas - nas diferentes disciplinas. 1 Não 2022-12-15T18:11:09Z 2022-05-05 2022-12-15T18:11:09Z 2022-05-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6565 por Acesso Aberto Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Formação de professores
Diversidade cultural
Pedagogia
Teacher training
Cultural Diversity
Pedagogy
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Professores - Formação - Amazonas
Educação multicultural
spellingShingle Formação de professores
Diversidade cultural
Pedagogia
Teacher training
Cultural Diversity
Pedagogy
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Professores - Formação - Amazonas
Educação multicultural
Mendonça, Yasmim Santarém
Os desafios da diversidade cultural para e na formação de professores/as do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas
topic_facet Formação de professores
Diversidade cultural
Pedagogia
Teacher training
Cultural Diversity
Pedagogy
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Professores - Formação - Amazonas
Educação multicultural
description This article discusses the training of teachers in the Pedagogy course at the Federal University of Amazonas, analyzing the challenges of/in teaching practice and teaching from the axis of cultural diversity in the Amazonian context. Its general objective is to identify the challenges of cultural diversity for and in the training of teachers, seeking to understand the study of the subject in the context of graduation. And as specific objectives: a) to search the literature for elements that support the aforementioned study; b) gather testimonies/experiences that further highlight the relevance of teaching work in teacher education linked to the theme of cultural diversity; and c) identify in the curriculum of the Degree in Pedagogy at UFAM the disciplines that enhance the work with cultural diversity in order to verify the frequency with which they are offered. This qualitative work was developed from the bibliographic research allied to the questionnaire technique for data collection. The results achieved express the need for a more solid school education, in terms of reading and research for future university students; of closer approximation with the regional culture by the professors so that they can insert even more in their practices related to diversity. The study, finally, emphasizes that the number of subjects in the curriculum is not the core of the issue, but the planning and willingness to make this approximation - the diversity of cultures - in the different disciplines.
author_additional Pinto, Fabiana de Freitas
author_additionalStr Pinto, Fabiana de Freitas
format Artigo
author Mendonça, Yasmim Santarém
title Os desafios da diversidade cultural para e na formação de professores/as do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas
title_short Os desafios da diversidade cultural para e na formação de professores/as do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas
title_full Os desafios da diversidade cultural para e na formação de professores/as do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas
title_fullStr Os desafios da diversidade cultural para e na formação de professores/as do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas
title_full_unstemmed Os desafios da diversidade cultural para e na formação de professores/as do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas
title_sort os desafios da diversidade cultural para e na formação de professores/as do curso de pedagogia da faculdade de educação da universidade federal do amazonas
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6565
_version_ 1831969887484903424
score 11.755432