/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da COVID-19 em Itacoatiara- AM
The present research aims to portray the importance of using collaborative digital tools in the basic computer course of the School of Professional and Technological Education of Itacoatiara-Am in the pandemic period of the new coronavirus, and also how this can influence the methodological paramete...
Autor principal: | Souza, Alderlene Lima de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6651 |
id |
oai:localhost:prefix-6651 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-66512025-03-10T20:49:08Z Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da COVID-19 em Itacoatiara- AM Souza, Alderlene Lima de Santos, Antonio Alberto Sena dos http://lattes.cnpq.br/9036070270405711 Maciel, Kleyson Lima http://lattes.cnpq.br/6387943559685411 Santos, Alyson Paulo http://lattes.cnpq.br/4934645766829173 Educação Tecnologia Ensino remoto COVID-19 (Coronavírus) Ferramentas digitais CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Ensino à distância - Ensino auxiliado por computador COVID-19, Pandemia de, 2020- Tecnologia educacional Ensino profissional - Efeito das inovações tecnológicas The present research aims to portray the importance of using collaborative digital tools in the basic computer course of the School of Professional and Technological Education of Itacoatiara-Am in the pandemic period of the new coronavirus, and also how this can influence the methodological parameters of teaching, showing the importance of the teacher in the midst of this transition, and how he can transform himself to the point where he enters this digital environment. For the development of this work, a quantitative and qualitative approach was used to assess the data collected through an electronic questionnaire with the institution's professors. In this way, we show that the use of these digital tools helped in remote teaching classes during the period of the COVID-19 pandemic, which, despite difficulties such as the lack of internet and little knowledge in handling the tools, teachers and students claim that they will continue to adopt this modality of teaching, they are modifying the traditional educational structure of learning. A presente pesquisa tem como objetivo retratar a importância da utilização das ferramentas digitais colaborativas no curso de informática básica da Escola de Educação Profissional e Tecnológica de Itacoatiara-Am no período pandêmico do novo coronavírus, e também como isto pode influenciar nos parâmetros metodológicos do ensino, mostrando a importância do docente em meio essa transição, e como este pode se transformar ao ponto em que se adentra neste ambiente digital. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se abordagem quantitativa e qualitativa, para apreciação dos dados coletados por meio de um questionário eletrônico com docentes da instituição. Desse modo, evidenciamos que o uso dessas ferramentas digitais auxiliou nas aulas de ensino remoto no período da pandemia da COVID-19, que apesar das dificuldades como a falta de internet e pouco conhecimento no manuseio das ferramentas, os docentes e discentes afirmam que continuarão adotando essa modalidade de ensino, estas modificando a estrutura educacional tradicional de aprendizagem. 3 Reduzir campos em excessos, criar um botão para o usuário adicionar mais autor, orientador, membros da banca. Aproximar as informações com a caixa de texto. Sim Muitos campos para serem preenchidos, caso o usuário precise ele mesmo pode adicionar mais autores, orientadores e membros da banca. Muitos campos expostos confundem o usuário. As informações estão longe das caixas de texto. 2023-06-01T03:15:41Z 2023-06-01T03:15:41Z 2023-02-16 Trabalho de Conclusão de Curso SOUZA, Alderlene Lima de. Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da Covid-19 em Itacoatiara- AM. 2023 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de informação) - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6651 por Acesso Aberto Brasil ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia- ICET/UFAM Sistemas de Informações - Bacharelado - Itacoatiara |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação Tecnologia Ensino remoto COVID-19 (Coronavírus) Ferramentas digitais CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Ensino à distância - Ensino auxiliado por computador COVID-19, Pandemia de, 2020- Tecnologia educacional Ensino profissional - Efeito das inovações tecnológicas |
spellingShingle |
Educação Tecnologia Ensino remoto COVID-19 (Coronavírus) Ferramentas digitais CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Ensino à distância - Ensino auxiliado por computador COVID-19, Pandemia de, 2020- Tecnologia educacional Ensino profissional - Efeito das inovações tecnológicas Souza, Alderlene Lima de Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da COVID-19 em Itacoatiara- AM |
topic_facet |
Educação Tecnologia Ensino remoto COVID-19 (Coronavírus) Ferramentas digitais CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Ensino à distância - Ensino auxiliado por computador COVID-19, Pandemia de, 2020- Tecnologia educacional Ensino profissional - Efeito das inovações tecnológicas |
description |
The present research aims to portray the importance of using collaborative digital tools in the basic computer course of the School of Professional and Technological Education of Itacoatiara-Am in the pandemic period of the new coronavirus, and also how this can influence the methodological parameters of teaching, showing the importance of the teacher in the midst of this transition, and how he can transform himself to the point where he enters this digital environment. For the development of this work, a quantitative and qualitative approach was used to assess the data collected through an electronic questionnaire with the institution's professors. In this way, we show that the use of these digital tools helped in remote teaching classes during the period of the COVID-19 pandemic, which, despite difficulties such as the lack of internet and little knowledge in handling the tools, teachers and students claim that they will continue to adopt this modality of teaching, they are modifying the traditional educational structure of learning. |
author_additional |
Santos, Antonio Alberto Sena dos |
author_additionalStr |
Santos, Antonio Alberto Sena dos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Souza, Alderlene Lima de |
title |
Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da COVID-19 em Itacoatiara- AM |
title_short |
Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da COVID-19 em Itacoatiara- AM |
title_full |
Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da COVID-19 em Itacoatiara- AM |
title_fullStr |
Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da COVID-19 em Itacoatiara- AM |
title_full_unstemmed |
Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da COVID-19 em Itacoatiara- AM |
title_sort |
utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da covid-19 em itacoatiara- am |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6651 |
_version_ |
1831969902633680896 |
score |
11.755432 |