Trabalho de Conclusão de Curso

Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da COVID-19 em Itacoatiara- AM

The present research aims to portray the importance of using collaborative digital tools in the basic computer course of the School of Professional and Technological Education of Itacoatiara-Am in the pandemic period of the new coronavirus, and also how this can influence the methodological paramete...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Alderlene Lima de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6651
id oai:localhost:prefix-6651
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-66512025-03-10T20:49:08Z Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da COVID-19 em Itacoatiara- AM Souza, Alderlene Lima de Santos, Antonio Alberto Sena dos http://lattes.cnpq.br/9036070270405711 Maciel, Kleyson Lima http://lattes.cnpq.br/6387943559685411 Santos, Alyson Paulo http://lattes.cnpq.br/4934645766829173 Educação Tecnologia Ensino remoto COVID-19 (Coronavírus) Ferramentas digitais CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Ensino à distância - Ensino auxiliado por computador COVID-19, Pandemia de, 2020- Tecnologia educacional Ensino profissional - Efeito das inovações tecnológicas The present research aims to portray the importance of using collaborative digital tools in the basic computer course of the School of Professional and Technological Education of Itacoatiara-Am in the pandemic period of the new coronavirus, and also how this can influence the methodological parameters of teaching, showing the importance of the teacher in the midst of this transition, and how he can transform himself to the point where he enters this digital environment. For the development of this work, a quantitative and qualitative approach was used to assess the data collected through an electronic questionnaire with the institution's professors. In this way, we show that the use of these digital tools helped in remote teaching classes during the period of the COVID-19 pandemic, which, despite difficulties such as the lack of internet and little knowledge in handling the tools, teachers and students claim that they will continue to adopt this modality of teaching, they are modifying the traditional educational structure of learning. A presente pesquisa tem como objetivo retratar a importância da utilização das ferramentas digitais colaborativas no curso de informática básica da Escola de Educação Profissional e Tecnológica de Itacoatiara-Am no período pandêmico do novo coronavírus, e também como isto pode influenciar nos parâmetros metodológicos do ensino, mostrando a importância do docente em meio essa transição, e como este pode se transformar ao ponto em que se adentra neste ambiente digital. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se abordagem quantitativa e qualitativa, para apreciação dos dados coletados por meio de um questionário eletrônico com docentes da instituição. Desse modo, evidenciamos que o uso dessas ferramentas digitais auxiliou nas aulas de ensino remoto no período da pandemia da COVID-19, que apesar das dificuldades como a falta de internet e pouco conhecimento no manuseio das ferramentas, os docentes e discentes afirmam que continuarão adotando essa modalidade de ensino, estas modificando a estrutura educacional tradicional de aprendizagem. 3 Reduzir campos em excessos, criar um botão para o usuário adicionar mais autor, orientador, membros da banca. Aproximar as informações com a caixa de texto. Sim Muitos campos para serem preenchidos, caso o usuário precise ele mesmo pode adicionar mais autores, orientadores e membros da banca. Muitos campos expostos confundem o usuário. As informações estão longe das caixas de texto. 2023-06-01T03:15:41Z 2023-06-01T03:15:41Z 2023-02-16 Trabalho de Conclusão de Curso SOUZA, Alderlene Lima de. Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da Covid-19 em Itacoatiara- AM. 2023 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de informação) - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6651 por Acesso Aberto Brasil ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia- ICET/UFAM Sistemas de Informações - Bacharelado - Itacoatiara
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Educação
Tecnologia
Ensino remoto
COVID-19 (Coronavírus)
Ferramentas digitais
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Ensino à distância - Ensino auxiliado por computador
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Tecnologia educacional
Ensino profissional - Efeito das inovações tecnológicas
spellingShingle Educação
Tecnologia
Ensino remoto
COVID-19 (Coronavírus)
Ferramentas digitais
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Ensino à distância - Ensino auxiliado por computador
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Tecnologia educacional
Ensino profissional - Efeito das inovações tecnológicas
Souza, Alderlene Lima de
Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da COVID-19 em Itacoatiara- AM
topic_facet Educação
Tecnologia
Ensino remoto
COVID-19 (Coronavírus)
Ferramentas digitais
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Ensino à distância - Ensino auxiliado por computador
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Tecnologia educacional
Ensino profissional - Efeito das inovações tecnológicas
description The present research aims to portray the importance of using collaborative digital tools in the basic computer course of the School of Professional and Technological Education of Itacoatiara-Am in the pandemic period of the new coronavirus, and also how this can influence the methodological parameters of teaching, showing the importance of the teacher in the midst of this transition, and how he can transform himself to the point where he enters this digital environment. For the development of this work, a quantitative and qualitative approach was used to assess the data collected through an electronic questionnaire with the institution's professors. In this way, we show that the use of these digital tools helped in remote teaching classes during the period of the COVID-19 pandemic, which, despite difficulties such as the lack of internet and little knowledge in handling the tools, teachers and students claim that they will continue to adopt this modality of teaching, they are modifying the traditional educational structure of learning.
author_additional Santos, Antonio Alberto Sena dos
author_additionalStr Santos, Antonio Alberto Sena dos
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Souza, Alderlene Lima de
title Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da COVID-19 em Itacoatiara- AM
title_short Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da COVID-19 em Itacoatiara- AM
title_full Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da COVID-19 em Itacoatiara- AM
title_fullStr Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da COVID-19 em Itacoatiara- AM
title_full_unstemmed Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da COVID-19 em Itacoatiara- AM
title_sort utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da covid-19 em itacoatiara- am
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6651
_version_ 1831969902633680896
score 11.755432