Trabalho de Conclusão de Curso

A transição do ensino médio para o ensino superior: narrativas de estudantes em formação inicial no curso de pedagogia UFAM/IEAA

This Course Completion Work (TCC) had as general objective understand the teaching and learning process of newcomers to higher education in perception of IEAA/UFAM students. And went in search of an answer to the following problem: What is the perception of students of the Pedagogy course at UFAM...

ver descrição completa

Autor principal: Araújo, Eliel Nascimento de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6737
id oai:localhost:prefix-6737
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-67372023-06-28T18:50:01Z A transição do ensino médio para o ensino superior: narrativas de estudantes em formação inicial no curso de pedagogia UFAM/IEAA Araújo, Eliel Nascimento de Silva, Vera Lúcia Reis da http://lattes.cnpq.br/5466609811849753 Alencar, Simône de Oliveira http://lattes.cnpq.br/7794947874682417 Mendonça, Maria de Fátima dos Santos http://lattes.cnpq.br/6205510913798802 https://orcid.org/0000-0003-4166-5386 https://orcid.org/0000-0001-7751-0680 Ensino Superior Ensino médio Transição Trajetória CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Ensino Superior Ensino médio Estudantes universitários Ferramentas tecnológicas This Course Completion Work (TCC) had as general objective understand the teaching and learning process of newcomers to higher education in perception of IEAA/UFAM students. And went in search of an answer to the following problem: What is the perception of students of the Pedagogy course at UFAM/IEAA in the process of initial training on the transition from high school to higher education? The participants there were four students, all from the Pedagogy course offered at the Instituto de Educação Agriculture and Environment (IEAA) from the first to the third period. The search was outlined by the qualitative approach, characterizing itself as a narrative type in which the data were collected through narrative interviews. The data revealed that the students presented several difficulties, as it was perceived by them that when they arrived at the university faced a reality totally different from the one they had in teaching medium, due to the lack of a solid base of studies in the previous stage. Suffered some consequences in this process, as a better understanding of texts and basis for writing; personal adaptation and academic, with the forms of teaching, conciliation with the time for studies. Also, challenges related to handling digital technologies, lack of internet. However, there were satisfactory forms of learning. It is worth mentioning that this study makes us reflect about the importance of acquiring good preparation for another level of teaching and learning, which is the superior. Faced with difficulties and challenges, the students were not intimidated to look for other ways to learn the contents of the disciplines and adapt to the new reality, as well as overcoming what appeared in the meantime, such as moving to another city, the challenges of studies during the COVID-19 pandemic, reconciling study and family. we hope this work raises the need for further research that brings university students as a focus on other biases and objectives. Este Trabalho de Conclusão de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo geral compreender o processo de ensino e aprendizagem de recém chegados ao ensino superior na percepção de estudantes do IEAA/UFAM. E foi em busca de resposta para o seguinte problema: Qual a percepção de estudantes do curso de Pedagogia da UFAM/IEAA em processo de formação inicial sobre a transição do ensino médio para o ensino superior? As participantes foram quatro estudantes, sendo todas do curso de Pedagogia oferecido no Instituto de Educação Agricultura e Ambiente (IEAA) cursando do primeiro até o terceiro período. A pesquisa foi delineada pela abordagem qualitativa, se caracterizando do tipo narrativa em que os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas. Os dados revelaram que as estudantes apresentaram diversas dificuldades, pois, foi percebido por elas que ao chegarem na universidade se depararam com uma realidade totalmente diferente da que tiveram no ensino médio, por falta de base sólida de estudos na etapa anterior. Sofreram algumas consequências nesse processo, como melhor compreensão de textos e base para a escrita; adaptação pessoal e acadêmico, com as formas de ensino, conciliação com o tempo para os estudos. Também, desafios referentes ao manuseio das tecnologias digitais, falta de internet. No entanto, houveram formas de aprendizagens satisfatórias. Vale dizer que este estudo, nos faz refletir sobre a importância de adquirir bom preparo para um outro nível de ensino e aprendizagem, que é o superior. Diante de dificuldades e desafios as estudantes não se intimidaram em procurar outras formas de aprender os conteúdos das disciplinas e se adaptar à nova realidade, bem como, superar o que apareceu nesse ínterim, como mudança de cidade, os desafios dos estudos no período da pandemia da COVID-19, conciliar estudo e família. Esperamos que este trabalho suscite a necessidade de outras pesquisas que tragam os estudantes universitários como foco em outros vieses e objetivos. 2 Não 2023-06-28T18:48:31Z 2023-06-28T18:48:31Z 2023-02-15 Trabalho de Conclusão de Curso ARAÚJO, Eliel Nascimento de. A transição do ensino médio para o ensino superior: narrativas de estudantes em formação inicial no curso de Pedagogia. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6737 por Acesso Aberto Brasil IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) Humaitá - AM Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Ensino Superior
Ensino médio
Transição
Trajetória
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Ensino Superior
Ensino médio
Estudantes universitários
Ferramentas tecnológicas
spellingShingle Ensino Superior
Ensino médio
Transição
Trajetória
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Ensino Superior
Ensino médio
Estudantes universitários
Ferramentas tecnológicas
Araújo, Eliel Nascimento de
A transição do ensino médio para o ensino superior: narrativas de estudantes em formação inicial no curso de pedagogia UFAM/IEAA
topic_facet Ensino Superior
Ensino médio
Transição
Trajetória
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Ensino Superior
Ensino médio
Estudantes universitários
Ferramentas tecnológicas
description This Course Completion Work (TCC) had as general objective understand the teaching and learning process of newcomers to higher education in perception of IEAA/UFAM students. And went in search of an answer to the following problem: What is the perception of students of the Pedagogy course at UFAM/IEAA in the process of initial training on the transition from high school to higher education? The participants there were four students, all from the Pedagogy course offered at the Instituto de Educação Agriculture and Environment (IEAA) from the first to the third period. The search was outlined by the qualitative approach, characterizing itself as a narrative type in which the data were collected through narrative interviews. The data revealed that the students presented several difficulties, as it was perceived by them that when they arrived at the university faced a reality totally different from the one they had in teaching medium, due to the lack of a solid base of studies in the previous stage. Suffered some consequences in this process, as a better understanding of texts and basis for writing; personal adaptation and academic, with the forms of teaching, conciliation with the time for studies. Also, challenges related to handling digital technologies, lack of internet. However, there were satisfactory forms of learning. It is worth mentioning that this study makes us reflect about the importance of acquiring good preparation for another level of teaching and learning, which is the superior. Faced with difficulties and challenges, the students were not intimidated to look for other ways to learn the contents of the disciplines and adapt to the new reality, as well as overcoming what appeared in the meantime, such as moving to another city, the challenges of studies during the COVID-19 pandemic, reconciling study and family. we hope this work raises the need for further research that brings university students as a focus on other biases and objectives.
author_additional Silva, Vera Lúcia Reis da
author_additionalStr Silva, Vera Lúcia Reis da
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Araújo, Eliel Nascimento de
title A transição do ensino médio para o ensino superior: narrativas de estudantes em formação inicial no curso de pedagogia UFAM/IEAA
title_short A transição do ensino médio para o ensino superior: narrativas de estudantes em formação inicial no curso de pedagogia UFAM/IEAA
title_full A transição do ensino médio para o ensino superior: narrativas de estudantes em formação inicial no curso de pedagogia UFAM/IEAA
title_fullStr A transição do ensino médio para o ensino superior: narrativas de estudantes em formação inicial no curso de pedagogia UFAM/IEAA
title_full_unstemmed A transição do ensino médio para o ensino superior: narrativas de estudantes em formação inicial no curso de pedagogia UFAM/IEAA
title_sort transição do ensino médio para o ensino superior: narrativas de estudantes em formação inicial no curso de pedagogia ufam/ieaa
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6737
_version_ 1774266764911181824
score 11.653393