Trabalho de Conclusão de Curso

Educação no e do campo: uma análise da escola e o projeto político pedagógico

Este resumen presenta el Trabajo de Finalización de Curso (TCC) titulado: Educación en y desde el Campo: Un análisis desde la escuela y su proyecto político pedagógico. El objetivo general de este estudio fue comprender el contexto de la escuela ubicada en una comunidad rural de Benjamín Constant...

ver descrição completa

Autor principal: Mata, Simone
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6817
id oai:localhost:prefix-6817
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-68172025-03-10T20:46:04Z Educação no e do campo: uma análise da escola e o projeto político pedagógico Mata, Simone Ferreira, Jarliane da Silva http://lattes.cnpq.br/8923905089631030 Campos, Sebastião Melo http://lattes.cnpq.br/8738824506734601 Silva, Oderlene Bráulio da http://lattes.cnpq.br/5446984670745528 https://orcid.org/0000-0003-1180-789X Sebastião Melo Campos https://orcid.org/0000-0001-8992-7440 https://orcid.org/0000-0003-3231-3151 Educação no e do campo Projeto político pedagógico Infraestrutura escolar Construção do projeto político pedagógico CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Educação escolar Pedagogia Educação - Estudo e ensino Educação rural Este resumen presenta el Trabajo de Finalización de Curso (TCC) titulado: Educación en y desde el Campo: Un análisis desde la escuela y su proyecto político pedagógico. El objetivo general de este estudio fue comprender el contexto de la escuela ubicada en una comunidad rural de Benjamín Constant y el proceso de construcción de su Proyecto Político Pedagógico. Los detalles fueron: Verificar la infraestructura de la escuela investigada y si cumple con lo dispuesto en las directrices para escuelas rurales; Identificar la existencia (o no) del Proyecto Político Pedagógico; Compruebe cómo fue el proceso de construcción del PPP de la escuela en estudio. El tema elegido se basó en las experiencias vividas en las disciplinas de Práctica de la Investigación Pedagógica, en la carrera de Pedagogía. La investigación se llevó a cabo en una comunidad rural del municipio de Benjamín Constant. La metodología aplicada se basó en un enfoque cualitativo, por meio de entrebistas e questiones, con la recolección de relatos con comuneros y docentes de la comunidad investigada y práctica de campo en la localidad. En este estudio fue posible verificar la mejora de la infraestructura escolar a partir de la construcción de la nueva escuela, pero los viejos problemas parecen persistir: falta de muchos materiales didácticos, acceso a agua potable y algunos equipamientos, entre otros. En cuanto al PPP, este es el más grave, pues se constató que es inexistente y no participativo y democrático en la construcción de este rico camino. Este resumo apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado: Educação No e Do Campo: Uma análise a partir da escola e seu projeto político pedagógico. O objetivo geral deste estudo buscou Entender o contexto da escola localizada em uma comunidade rural de Benjamin Constant e o processo de construção do seu Projeto Político Pedagógico. Para isso foram determinados como objetivo específicos: Verificar a infraestrutura da escola pesquisada e se a mesma atende ao previsto nas diretrizes para as escolas do campo; Identificar a existência (ou não) do Projeto Político Pedagógico; Verificar como foi o processo de construção do PPP da escola em estudo. O tema escolhido foi a partir das experiências vivenciadas nas disciplinas de Prática da Pesquisa Pedagógica, no curso de Pedagogia. A pesquisa foi realizada em uma comunidade rural do município de Benjamin Constant. A metodologia aplicada foi a partir da abordagem qualitativa, por meio de entrevistas e questionários, com a coleta de relatos com comunitários e professores da comunidade investigada e prática de campo na localidade. Neste estudo foi possível verificar a melhoria da infraestrutura escolar a partir da construção da nova escola, porém os velhos problemas parecem persistir: ausência de muitos materiais didáticos, acesso à água potável e alguns equipamentos, dentre outros. Na questão referente ao PPP esse é o mais grave, pois constatou-se a sua inexistência e o não envolvimento democrático e participativo na construção desse rico caminho. 3 Não 2023-07-18T18:19:04Z 2023-07-18T18:19:04Z 2022-09-23 Trabalho de Conclusão de Curso MATA, Simone Rocha da. Educação no e do campo: uma análise da escola e o projeto político pedagógico. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant-AM, 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6817 por Acesso Aberto Brasil INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) Benjamin Constant (AM) Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Educação no e do campo
Projeto político pedagógico
Infraestrutura escolar
Construção do projeto político pedagógico
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Educação escolar
Pedagogia
Educação - Estudo e ensino
Educação rural
spellingShingle Educação no e do campo
Projeto político pedagógico
Infraestrutura escolar
Construção do projeto político pedagógico
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Educação escolar
Pedagogia
Educação - Estudo e ensino
Educação rural
Mata, Simone
Educação no e do campo: uma análise da escola e o projeto político pedagógico
topic_facet Educação no e do campo
Projeto político pedagógico
Infraestrutura escolar
Construção do projeto político pedagógico
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Educação escolar
Pedagogia
Educação - Estudo e ensino
Educação rural
description Este resumen presenta el Trabajo de Finalización de Curso (TCC) titulado: Educación en y desde el Campo: Un análisis desde la escuela y su proyecto político pedagógico. El objetivo general de este estudio fue comprender el contexto de la escuela ubicada en una comunidad rural de Benjamín Constant y el proceso de construcción de su Proyecto Político Pedagógico. Los detalles fueron: Verificar la infraestructura de la escuela investigada y si cumple con lo dispuesto en las directrices para escuelas rurales; Identificar la existencia (o no) del Proyecto Político Pedagógico; Compruebe cómo fue el proceso de construcción del PPP de la escuela en estudio. El tema elegido se basó en las experiencias vividas en las disciplinas de Práctica de la Investigación Pedagógica, en la carrera de Pedagogía. La investigación se llevó a cabo en una comunidad rural del municipio de Benjamín Constant. La metodología aplicada se basó en un enfoque cualitativo, por meio de entrebistas e questiones, con la recolección de relatos con comuneros y docentes de la comunidad investigada y práctica de campo en la localidad. En este estudio fue posible verificar la mejora de la infraestructura escolar a partir de la construcción de la nueva escuela, pero los viejos problemas parecen persistir: falta de muchos materiales didácticos, acceso a agua potable y algunos equipamientos, entre otros. En cuanto al PPP, este es el más grave, pues se constató que es inexistente y no participativo y democrático en la construcción de este rico camino.
author_additional Ferreira, Jarliane da Silva
author_additionalStr Ferreira, Jarliane da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Mata, Simone
title Educação no e do campo: uma análise da escola e o projeto político pedagógico
title_short Educação no e do campo: uma análise da escola e o projeto político pedagógico
title_full Educação no e do campo: uma análise da escola e o projeto político pedagógico
title_fullStr Educação no e do campo: uma análise da escola e o projeto político pedagógico
title_full_unstemmed Educação no e do campo: uma análise da escola e o projeto político pedagógico
title_sort educação no e do campo: uma análise da escola e o projeto político pedagógico
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6817
_version_ 1831969928307015680
score 11.753896