/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Uma perspectiva teórica sobre a formação acadêmico-profissional dos discentes do curso de Relações Públicas
This research aims to analyze the theoretical perspective on the academic-professional training of undergraduate students in public relations for the development of skills, based on the scientific publications of the Annals of Brazilian Scientific Congresses on Organizational Communication and Publi...
Autor principal: | Silva, Vivian França da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6838 |
id |
oai:localhost:prefix-6838 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-68382025-03-10T20:55:08Z Uma perspectiva teórica sobre a formação acadêmico-profissional dos discentes do curso de Relações Públicas Silva, Vivian França da Abbud, Maria Emília de Oliveira Pereira http://lattes.cnpq.br/8948660674436542 Rocha, Israel de Jesus http://lattes.cnpq.br/0880964170579521 Lima, Manuella Dantas Corrêa http://lattes.cnpq.br/5377228963870490 https://orcid.org/0000-0002-0890-8449 Relações públicas Formação acadêmico-profissional Diretrizes curriculares Competências CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO: RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA Relações públicas Formação profissional Estudantes universitários This research aims to analyze the theoretical perspective on the academic-professional training of undergraduate students in public relations for the development of skills, based on the scientific publications of the Annals of Brazilian Scientific Congresses on Organizational Communication and Public Relations, promoted by the Brazilian Association of Organizational Communication and Public Relations Researchers (Abrapcorp), and the Regional and National Congresses of Communication Sciences, held by the Brazilian Society of Interdisciplinary Communication Studies (Intercom), from 2018 to 2021. research identified two (2) publications in the 2018 National Intercom Congress proceedings, and nine (9) in the Abrapcorp Congress proceedings, with 2019 being the year with the highest number of publications, and 2020 the lowest number of articles. Finally, it was concluded that it is necessary to create strategies for teacher training in the field of public relations. In addition, it is necessary to discuss the guidelines set out in the new National Curriculum Guidelines (MEC, 2013) for public relations courses to rethink the elaboration of a curriculum proposal that is more appropriate to the student's reality. Finally, encouraging the production of research on learning in public relations can contribute to promoting improvements in courses in the area. Esta pesquisa tem como objetivo a análise da perspectiva teórica sobre a formação acadêmico-profissional dos discentes do curso de graduação em Relações Públicas para o desenvolvimento de competências, a partir das publicações científicas dos Anais dos Congressos Brasileiros Científicos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, promovidos pela Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp), e dos Congressos Regionais e Nacionais de Ciências da Comunicação, realizados pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), no período de 2018 a 2021. Os resultados da pesquisa identificaram duas (2) publicações nos anais do Congresso do Intercom Nacional de 2018 e nove (9) nos anais dos Congressos da Abrapcorp, no período delimitado, sendo 2019 o ano de maior número de publicações, e 2020 o de menor número de artigos. Por fim, chegou-se à conclusão de que é necessária a criação de estratégias para a formação docente na área de Relações Públicas. Além disso, é indispensável a discussão sobre as orientações dispostas nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (MEC, 2013) para os cursos de Relações Públicas para repensar a elaboração de uma proposta de currículo mais adequada à realidade do discente. Por último, o incentivo à produção de pesquisas sobre a aprendizagem em Relações Públicas pode contribuir para a promoção de melhorias nos cursos da área. 1 Não 2023-07-26T21:01:37Z 2023-07-26T21:01:37Z 2023-02-24 Trabalho de Conclusão de Curso SILVA, Vivian França da. Uma perspectiva teórica sobre a formação acadêmico-profissional dos discentes do curso de relações públicas. 2023. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6838 por Acesso Aberto Brasil FIC - Faculdade de Informação e Comunicação Manaus (AM) Comunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Relações públicas Formação acadêmico-profissional Diretrizes curriculares Competências CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO: RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA Relações públicas Formação profissional Estudantes universitários |
spellingShingle |
Relações públicas Formação acadêmico-profissional Diretrizes curriculares Competências CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO: RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA Relações públicas Formação profissional Estudantes universitários Silva, Vivian França da Uma perspectiva teórica sobre a formação acadêmico-profissional dos discentes do curso de Relações Públicas |
topic_facet |
Relações públicas Formação acadêmico-profissional Diretrizes curriculares Competências CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO: RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA Relações públicas Formação profissional Estudantes universitários |
description |
This research aims to analyze the theoretical perspective on the academic-professional training of undergraduate students in public relations for the development of skills, based on the scientific publications of the Annals of Brazilian Scientific Congresses on Organizational Communication and Public Relations, promoted by the Brazilian Association of Organizational Communication and Public Relations Researchers (Abrapcorp), and the Regional and National Congresses of Communication Sciences, held by the Brazilian Society of Interdisciplinary Communication Studies (Intercom), from 2018 to 2021. research identified two (2) publications in the 2018 National Intercom Congress proceedings, and nine (9) in the Abrapcorp Congress proceedings, with 2019 being the year with the highest number of publications, and 2020 the lowest number of articles. Finally, it was concluded that it is necessary to create strategies for teacher training in the field of public relations. In addition, it is necessary to discuss the guidelines set out in the new National Curriculum Guidelines (MEC, 2013) for public relations courses to rethink the elaboration of a curriculum proposal that is more appropriate to the student's reality. Finally, encouraging the production of research on learning in public relations can contribute to promoting improvements in courses in the area. |
author_additional |
Abbud, Maria Emília de Oliveira Pereira |
author_additionalStr |
Abbud, Maria Emília de Oliveira Pereira |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Silva, Vivian França da |
title |
Uma perspectiva teórica sobre a formação acadêmico-profissional dos discentes do curso de Relações Públicas |
title_short |
Uma perspectiva teórica sobre a formação acadêmico-profissional dos discentes do curso de Relações Públicas |
title_full |
Uma perspectiva teórica sobre a formação acadêmico-profissional dos discentes do curso de Relações Públicas |
title_fullStr |
Uma perspectiva teórica sobre a formação acadêmico-profissional dos discentes do curso de Relações Públicas |
title_full_unstemmed |
Uma perspectiva teórica sobre a formação acadêmico-profissional dos discentes do curso de Relações Públicas |
title_sort |
uma perspectiva teórica sobre a formação acadêmico-profissional dos discentes do curso de relações públicas |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6838 |
_version_ |
1831969931612127232 |
score |
11.753735 |