Trabalho de Conclusão de Curso

A relação professor-aluno no Ensino Remoto em período pandêmico: um estudo das relações entre educador e criança na Educação Infantil por meio do Programa Rádio Escola em Benjamin Constant - AM

This Course Completion work is configured as a scientific production that aimed to know how the teacher-student relationship was processed in the teaching-learning process in early childhood education during remote teaching, via the Radio School Program in Benjamin Constant-AM . To achieve this end,...

ver descrição completa

Autor principal: Mendonça, Jaíne Mariano
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6842
id oai:localhost:prefix-6842
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-68422023-07-27T15:36:06Z A relação professor-aluno no Ensino Remoto em período pandêmico: um estudo das relações entre educador e criança na Educação Infantil por meio do Programa Rádio Escola em Benjamin Constant - AM Mendonça, Jaíne Mariano Silva, Oderlene Braulio da http://lattes.cnpq.br/5446984670745528 Campos, Sebastião Melo http://lattes.cnpq.br/8738824506734601 Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva http://lattes.cnpq.br/4592975066233768 https://orcid.org/0000-0003-3231-3151 https://orcid.org/0000-0001-8992-7440 https://orcid.org/0000-0002-7234-4262 Relação professor-aluno Ensino remoto Educador e criança da educação infantil Programa Rádio Escola CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Educação infantil Ensino à distância Comunicação de massa e educação Rádio na educação This Course Completion work is configured as a scientific production that aimed to know how the teacher-student relationship was processed in the teaching-learning process in early childhood education during remote teaching, via the Radio School Program in Benjamin Constant-AM . To achieve this end, we sought to understand the conception of early childhood education teachers about the importance of the teacher-student relationship for the child's learning and development process, to describe the teaching-learning process in early childhood education developed through the Rádio Escola Program during the remote teaching and verify how the relationship between educator and child in kindergarten took place via the Radio School Program and what factors made this relationship difficult and easy. This work provided rigorous readings based on Libâneo (1994), Saviani (2013), Freire (2020) and others. For data collection, a qualitative field research was carried out with document analysis and the application of a questionnaire, a methodology necessary to reach the objective of the study and to understand the reality of remote classes in Benjamin Constant-Am. The study presented a discussion about the teacher / student relationship in remote teaching in early childhood education and how this relationship occurred and contributed to children's learning in this process for children to acquire knowledge and have meaningful learning. The research showed that, even at a distance and with the use of radio as a mass communication technology, the relationship between educator and child in kindergarten occurred via audio, video, text message and telephone calls, as well as with the participation of children through through family mediation, which contributed to their learning and development. O presente trabalho de Conclusão de Curso configura-se como uma produção de caráter científico que objetivou conhecer como se processou a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil durante o ensino remoto, via Programa Rádio escola em Benjamin Constant- AM. Para atingir este fim buscou-se conhecer a concepção de docentes da educação infantil sobre a importância da relação professor-aluno para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, descrever o processo ensino aprendizagem na educação infantil desenvolvido por meio do Programa Rádio Escola durante o ensino remoto e verificar como a relação educador e criança da educação infantil ocorreu via o Programa Rádio Escola e quais os fatores que dificultaram e facilitaram esta relação. Este trabalho proporcionou leituras rigorosas com base em Libâneo (1994), Saviani (2013), Freire (2020) e outros. Para coleta de dados foi realizada uma pesquisa de campo de natureza qualitativa com análise documental e a aplicação de questionário, metodologia necessária ao alcance do objetivo do estudo e à compreensão da realidade das aulas remota em Benjamin Constant-Am. O estudo apresentou uma discussão sobre a relação professor /aluno no ensino remoto na educação infantil e como esta relação se deu e contribuiu para aprendizagem das crianças neste processo para as crianças adquirirem conhecimentos e terem um aprendizado significativo. A pesquisa mostrou que, mesmo a distância e com uso da rádio como tecnologia de comunicação de massa, a relação entre educadora e criança da educação infantil ocorreu via áudio, vídeo, mensagem de texto e ligações telefônicas, bem como com a participação das crianças por meio da mediação da família, o que contribuiu para sua aprendizagem e desenvolvimento. 1 Não 2023-07-27T15:34:38Z 2023-07-27T15:34:38Z 2023-03-07 Trabalho de Conclusão de Curso MENDONÇA, Jaíne Mariano. A relação professor-aluno no Ensino Remoto em período pandêmico: um estudo das relações entre educador e criança na Educação Infantil por meio do Programa Rádio Escola em Benjamin Constant - AM. 2023. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant-AM, 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6842 por Acesso Aberto Brasil INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) Benjamin Constant (AM) Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Relação professor-aluno
Ensino remoto
Educador e criança da educação infantil
Programa Rádio Escola
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Educação infantil
Ensino à distância
Comunicação de massa e educação
Rádio na educação
spellingShingle Relação professor-aluno
Ensino remoto
Educador e criança da educação infantil
Programa Rádio Escola
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Educação infantil
Ensino à distância
Comunicação de massa e educação
Rádio na educação
Mendonça, Jaíne Mariano
A relação professor-aluno no Ensino Remoto em período pandêmico: um estudo das relações entre educador e criança na Educação Infantil por meio do Programa Rádio Escola em Benjamin Constant - AM
topic_facet Relação professor-aluno
Ensino remoto
Educador e criança da educação infantil
Programa Rádio Escola
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Educação infantil
Ensino à distância
Comunicação de massa e educação
Rádio na educação
description This Course Completion work is configured as a scientific production that aimed to know how the teacher-student relationship was processed in the teaching-learning process in early childhood education during remote teaching, via the Radio School Program in Benjamin Constant-AM . To achieve this end, we sought to understand the conception of early childhood education teachers about the importance of the teacher-student relationship for the child's learning and development process, to describe the teaching-learning process in early childhood education developed through the Rádio Escola Program during the remote teaching and verify how the relationship between educator and child in kindergarten took place via the Radio School Program and what factors made this relationship difficult and easy. This work provided rigorous readings based on Libâneo (1994), Saviani (2013), Freire (2020) and others. For data collection, a qualitative field research was carried out with document analysis and the application of a questionnaire, a methodology necessary to reach the objective of the study and to understand the reality of remote classes in Benjamin Constant-Am. The study presented a discussion about the teacher / student relationship in remote teaching in early childhood education and how this relationship occurred and contributed to children's learning in this process for children to acquire knowledge and have meaningful learning. The research showed that, even at a distance and with the use of radio as a mass communication technology, the relationship between educator and child in kindergarten occurred via audio, video, text message and telephone calls, as well as with the participation of children through through family mediation, which contributed to their learning and development.
author_additional Silva, Oderlene Braulio da
author_additionalStr Silva, Oderlene Braulio da
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Mendonça, Jaíne Mariano
title A relação professor-aluno no Ensino Remoto em período pandêmico: um estudo das relações entre educador e criança na Educação Infantil por meio do Programa Rádio Escola em Benjamin Constant - AM
title_short A relação professor-aluno no Ensino Remoto em período pandêmico: um estudo das relações entre educador e criança na Educação Infantil por meio do Programa Rádio Escola em Benjamin Constant - AM
title_full A relação professor-aluno no Ensino Remoto em período pandêmico: um estudo das relações entre educador e criança na Educação Infantil por meio do Programa Rádio Escola em Benjamin Constant - AM
title_fullStr A relação professor-aluno no Ensino Remoto em período pandêmico: um estudo das relações entre educador e criança na Educação Infantil por meio do Programa Rádio Escola em Benjamin Constant - AM
title_full_unstemmed A relação professor-aluno no Ensino Remoto em período pandêmico: um estudo das relações entre educador e criança na Educação Infantil por meio do Programa Rádio Escola em Benjamin Constant - AM
title_sort relação professor-aluno no ensino remoto em período pandêmico: um estudo das relações entre educador e criança na educação infantil por meio do programa rádio escola em benjamin constant - am
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6842
_version_ 1774266777642991616
score 11.653393