/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
A disciplina 'Comunicação e Diversidade' nos cursos de Relações Públicas das universidades brasileiras
This study presents the results on the perspectives of the diversity theme in the training of Public Relations professionals through the insertion of the college subject Communication and Diversity in undergraduate courses in Brazilian universities. Initially, research was conducted on the genesis o...
Autor principal: | Evangelista, Mateus Pacheco Braga |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6848 |
id |
oai:localhost:prefix-6848 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-68482025-03-10T21:19:12Z A disciplina 'Comunicação e Diversidade' nos cursos de Relações Públicas das universidades brasileiras Evangelista, Mateus Pacheco Braga Lira, Aline Ferreira http://lattes.cnpq.br/4562180501831402 Rocha, Israel de Jesus http://lattes.cnpq.br/0880964170579521 Silva, Luiz Antonio Santana da http://lattes.cnpq.br/0929892328542357 https://orcid.org/0000-0002-0890-8449 https://orcid.org/0000-0001-5080-4603 Comunicação Diretrizes Curriculares Diversidade Graduação Relações Públicas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Relações públicas Currículos - Planejamento This study presents the results on the perspectives of the diversity theme in the training of Public Relations professionals through the insertion of the college subject Communication and Diversity in undergraduate courses in Brazilian universities. Initially, research was conducted on the genesis of Public Relations, as well as on the emergence of undergraduate courses and the evolution of curricular guidelines in the area. Themes such as communications, sustainability, and diversity, which underlie and conceptualize the main theme of this research, were also addressed. Communication and Diversity in college education was then discussed, through an analysis of the insertion of this subject in the curricular structure of Public Relations school. To achieve the goal of this study, the methodology adopted was bibliographic research which allowed the study on the theme, as well as documentary research for the analysis of official documents of the institutions covered in the universe of this paper. It was identified that undergraduate courses in PR, in general, do not offer subjects related to Communication and Diversity in their curricula, having a minimum percentage that makes a direct or indirect approach to the theme. At last, this study elaborates a suggestion for the discipline Communication and Diversity to be inserted in the updating of the Federal University of Amazonas Public Relations course curriculum guidelines. Este trabalho apresenta os resultados sobre as perspectivas do tema diversidade na formação de profissionais de Relações Públicas por meio da inserção da disciplina Comunicação e Diversidade nos cursos de graduação das universidades brasileiras. Foi realizada, primeiramente, uma pesquisa sobre a gênese das Relações Públicas, bem como do surgimento dos cursos de graduação e a evolução das diretrizes curriculares na área. Foram abordados, também, os temas comunicação, sustentabilidade e diversidade, que baseiam e conceituam o tema principal desta pesquisa. Em seguida, foi abordado sobre a Comunicação e Diversidade na educação superior, por meio da análise da inserção da disciplina nas estruturas curriculares dos cursos de graduação em Relações Públicas. Para alcançar o objetivo deste trabalho, foi adotada como metodologia a pesquisa bibliográfica que possibilitou o estudo sobre o tema, assim como a pesquisa documental para a análise de documentos oficiais das instituições abrangidas no universo do trabalho. Identificou-se que os cursos de graduação em RP, em geral, não oferecem disciplinas voltadas à Comunicação e Diversidade em seus currículos, tendo uma mínima porcentagem que faz abordagem direta ou indireta ao tema. Por fim, foi elaborada uma sugestão da disciplina Comunicação e Diversidade para ser inserida na atualização da matriz curricular do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas. 3 Não 2023-07-28T14:30:50Z 2023-07-28T14:30:50Z 2023-03-01 Trabalho de Conclusão de Curso EVANGELISTA, Mateus Pacheco Braga. A disciplina 'Comunicação e Diversidade' nos cursos de relações públicas nas universidades brasileiras. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6848 por Acesso Aberto Brasil FIC - Faculdade de Informação e Comunicação Manaus (AM) Comunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Comunicação Diretrizes Curriculares Diversidade Graduação Relações Públicas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Relações públicas Currículos - Planejamento |
spellingShingle |
Comunicação Diretrizes Curriculares Diversidade Graduação Relações Públicas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Relações públicas Currículos - Planejamento Evangelista, Mateus Pacheco Braga A disciplina 'Comunicação e Diversidade' nos cursos de Relações Públicas das universidades brasileiras |
topic_facet |
Comunicação Diretrizes Curriculares Diversidade Graduação Relações Públicas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Relações públicas Currículos - Planejamento |
description |
This study presents the results on the perspectives of the diversity theme in the training of Public Relations professionals through the insertion of the college subject Communication and Diversity in undergraduate courses in Brazilian universities. Initially, research was conducted on the genesis of Public Relations, as well as on the emergence of undergraduate courses and the evolution of curricular guidelines in the area. Themes such as communications, sustainability, and diversity, which underlie and conceptualize the main theme of this research, were also addressed. Communication and Diversity in college education was then discussed, through an analysis of the insertion of this subject in the curricular structure of Public Relations school. To achieve the goal of this study, the methodology adopted was bibliographic research which allowed the study on the theme, as well as documentary research for the analysis of official documents of the institutions covered in the universe of this paper. It was identified that undergraduate courses in PR, in general, do not offer subjects related to Communication and Diversity in their curricula, having a minimum percentage that makes a direct or indirect approach to the theme. At last, this study elaborates a suggestion for the discipline Communication and Diversity to be inserted in the updating of the Federal University of Amazonas Public Relations course curriculum guidelines. |
author_additional |
Lira, Aline Ferreira |
author_additionalStr |
Lira, Aline Ferreira |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Evangelista, Mateus Pacheco Braga |
title |
A disciplina 'Comunicação e Diversidade' nos cursos de Relações Públicas das universidades brasileiras |
title_short |
A disciplina 'Comunicação e Diversidade' nos cursos de Relações Públicas das universidades brasileiras |
title_full |
A disciplina 'Comunicação e Diversidade' nos cursos de Relações Públicas das universidades brasileiras |
title_fullStr |
A disciplina 'Comunicação e Diversidade' nos cursos de Relações Públicas das universidades brasileiras |
title_full_unstemmed |
A disciplina 'Comunicação e Diversidade' nos cursos de Relações Públicas das universidades brasileiras |
title_sort |
disciplina 'comunicação e diversidade' nos cursos de relações públicas das universidades brasileiras |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6848 |
_version_ |
1831969933195476992 |
score |
11.755432 |