Trabalho de Conclusão de Curso

Figuras geométricas planas e ângulos com Geogebra: uma integração da tecnologia no ensino médio da EJA

This monographic work of course completion aims to understand the importance of integrating the use of digital tools in the student's daily life to recognize, classify and compare angles in plane geometric figures, and in particular with the use of GeoGebra software. The research was conducted in th...

ver descrição completa

Autor principal: Galvão, Celina Rodriguês
Outros Autores: Menezes, Reginês Magalhães de, Fonseca, Sandra de Jesus Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6881
id oai:localhost:prefix-6881
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-68812025-03-10T21:26:24Z Figuras geométricas planas e ângulos com Geogebra: uma integração da tecnologia no ensino médio da EJA Galvão, Celina Rodriguês Menezes, Reginês Magalhães de Fonseca, Sandra de Jesus Santos Silva, Roberto Cristóvão Mesquita http://lattes.cnpq.br/8634157590248613 Morera, Dimas Martinez Santos, Maria Rosilene Barroso dos Figuras geométricas planas ângulos Software GeoGebra Kahoot CIENCIAS EXATAS E DA TERRA GeoGebra (Software) Software educacional Inteligência artificial - Aplicações educacionais This monographic work of course completion aims to understand the importance of integrating the use of digital tools in the student's daily life to recognize, classify and compare angles in plane geometric figures, and in particular with the use of GeoGebra software. The research was conducted in the State School Maria Ivone de Araújo Leite, located in Nossa Senhora do Rosário Street, São Jorge neighborhood, Itacoatiara-AM City, with a class of high school students of the 11th stage (3rd year) of EJA (Education for Youth and Adults) of the night shift. The methodology used was the qualitative approach and as instruments of data collection the questionnaire, the interview and direct observation. The main resource of the research to identify angles in plane geometric figures was the GeoGebra software installed in the computers of the computer lab. The work was developed in the computer lab in three moments. In the first moment the subject was explained through the contextualization of the students' lives and experiences, in order to promote the construction of their knowledge. In the second moment some plane geometric figures were presented so that the students could verify the angles using a protractor and then the skills and knowledge were put into practice using the GeoGebra software, thus finding angles, areas and perimeter in the plane geometric figures. In the third moment a multiple choice test was performed regarding the development of the content about plane geometric figures and angles in the Kahoot learning platform. It is believed that working with plane geometric figures and angles in GeoGebra software can contribute to the teaching learning process of students, not only based on concepts, but also in dynamic practices. Este trabalho monográfico de conclusão de curso visa compreender a importância da integração do uso das ferramentas digitais no cotidiano do aluno para reconhecer, classificar e comparar ângulos nas figuras geométricas planas, e em particular com o uso do software GeoGebra. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Maria Ivone de Araújo Leite, localizada na Rua Nossa Senhora do Rosário, bairro de São Jorge, Cidade de Itacoatiara-AM, com uma turma do ensino médio da 11ª etapa (3º ano) da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do turno noturno. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e como instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista e a observação direta. O recurso principal da pesquisa para identificar os ângulos nas figuras geométricas planas foi o software GeoGebra instalado nos computadores do laboratório de informática. O trabalho desenvolveu-se no laboratório de informática em três momentos. No primeiro momento fez-se a explanação do assunto por meio da contextualização das vivências dos educandos, suas experiências, de modo a promover a construção do conhecimento dos mesmos. No segundo momento foram apresentadas algumas figuras geométricas planas de modo que os alunos pudessem fazer a verificação dos ângulos com o uso do transferidor e depois foram colocadas em prática as habilidades e conhecimentos utilizando o software GeoGebra, encontrando assim nas figuras geométricas planas os ângulos, áreas e perímetro. No terceiro momento foi realizado um teste de múltipla escolha referente ao desenvolvimento do conteúdo sobre figuras geométricas planas e ângulos na plataforma de aprendizado Kahoot. Acredita-se que trabalhar as figuras geométricas planas e ângulos no software GeoGebra pode contribuir no processo de ensino aprendizagem dos alunos, não ficando somente baseados em conceitos, mas em práticas de forma dinâmica. 4 Esse processo poderia ser mais simples, pois teve opção de não nos dar outra alterativa. Sim Nas alternativas que não tinha a opção, a não ser o qual estava lá. 2023-08-24T13:24:20Z 2023-08-24T13:24:20Z 2023-04-13 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6881 por Acesso Aberto An error occurred getting the license - uri. Brasil ICE - Instituto de Ciências Exatas Itacoatiara (AM) Especialização em ensino da Matemática para o Ensino Médio
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Figuras geométricas planas
ângulos
Software GeoGebra
Kahoot
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
GeoGebra (Software)
Software educacional
Inteligência artificial - Aplicações educacionais
spellingShingle Figuras geométricas planas
ângulos
Software GeoGebra
Kahoot
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
GeoGebra (Software)
Software educacional
Inteligência artificial - Aplicações educacionais
Galvão, Celina Rodriguês
Figuras geométricas planas e ângulos com Geogebra: uma integração da tecnologia no ensino médio da EJA
topic_facet Figuras geométricas planas
ângulos
Software GeoGebra
Kahoot
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
GeoGebra (Software)
Software educacional
Inteligência artificial - Aplicações educacionais
description This monographic work of course completion aims to understand the importance of integrating the use of digital tools in the student's daily life to recognize, classify and compare angles in plane geometric figures, and in particular with the use of GeoGebra software. The research was conducted in the State School Maria Ivone de Araújo Leite, located in Nossa Senhora do Rosário Street, São Jorge neighborhood, Itacoatiara-AM City, with a class of high school students of the 11th stage (3rd year) of EJA (Education for Youth and Adults) of the night shift. The methodology used was the qualitative approach and as instruments of data collection the questionnaire, the interview and direct observation. The main resource of the research to identify angles in plane geometric figures was the GeoGebra software installed in the computers of the computer lab. The work was developed in the computer lab in three moments. In the first moment the subject was explained through the contextualization of the students' lives and experiences, in order to promote the construction of their knowledge. In the second moment some plane geometric figures were presented so that the students could verify the angles using a protractor and then the skills and knowledge were put into practice using the GeoGebra software, thus finding angles, areas and perimeter in the plane geometric figures. In the third moment a multiple choice test was performed regarding the development of the content about plane geometric figures and angles in the Kahoot learning platform. It is believed that working with plane geometric figures and angles in GeoGebra software can contribute to the teaching learning process of students, not only based on concepts, but also in dynamic practices.
author_additional Silva, Roberto Cristóvão Mesquita
author_additionalStr Silva, Roberto Cristóvão Mesquita
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Galvão, Celina Rodriguês
author2 Menezes, Reginês Magalhães de
Fonseca, Sandra de Jesus Santos
author2Str Menezes, Reginês Magalhães de
Fonseca, Sandra de Jesus Santos
title Figuras geométricas planas e ângulos com Geogebra: uma integração da tecnologia no ensino médio da EJA
title_short Figuras geométricas planas e ângulos com Geogebra: uma integração da tecnologia no ensino médio da EJA
title_full Figuras geométricas planas e ângulos com Geogebra: uma integração da tecnologia no ensino médio da EJA
title_fullStr Figuras geométricas planas e ângulos com Geogebra: uma integração da tecnologia no ensino médio da EJA
title_full_unstemmed Figuras geométricas planas e ângulos com Geogebra: uma integração da tecnologia no ensino médio da EJA
title_sort figuras geométricas planas e ângulos com geogebra: uma integração da tecnologia no ensino médio da eja
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6881
_version_ 1831969938348179456
score 11.755432