/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Uma estratégia para o ensino de função afim
This work presents a teaching strategy that uses mathematical modeling to teach the affine function in the context of fueling Flex cars. The objective of the strategy is to develop a teaching method that allows students to understand the affine function in the context of fueling Flex car in a meanin...
Autor principal: | Silva, Jhonison Alves da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6883 |
id |
oai:localhost:prefix-6883 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-68832025-03-10T20:54:42Z Uma estratégia para o ensino de função afim Silva, Jhonison Alves da Santos, Maria Rosilene Barroso dos http://lattes.cnpq.br/5772735504029374 Oliveira, Disney Douglas de Lima Silva, Roberto Cristóvão Mesquita Modelagem matemática Função afim Abastecimento de carro Flex Ciências exatas e da Terra Análise matemática Capacidade matemática - Testes This work presents a teaching strategy that uses mathematical modeling to teach the affine function in the context of fueling Flex cars. The objective of the strategy is to develop a teaching method that allows students to understand the affine function in the context of fueling Flex car in a meaningful way. For this, a case study was carried out involving 21 students of the 2nd year of high school at a State School in Itacoatiara/AM. The teaching proposal consisted of an experimental class lasting 200 minutes, in which students were encouraged to mathematically model, represent and analyze the cost of fueling Flex car. The results obtained indicated that the teaching strategy was effective in promoting the understanding of the idea of an affine function and some of its properties, in addition to arousing students' interest in this learning process. Este trabalho apresenta uma estratégia de ensino que utiliza a modelagem matemática para ensinar a função afim no contexto do abastecimento de carros Flex. O objetivo da estratégia é desenvolver um método de ensino que permita aos alunos compreenderem a função afim no contexto do abastecimento de carro Flex de maneira significativa. Para isso, foi realizado um estudo de caso envolvendo 21 alunos do 2º ano do ensino médio de uma Escola Estadual em Itacoatiara/AM. A proposta de ensino consistiu em uma aula experimental com duração de 200 minutos, na qual os alunos foram estimulados a modelar matematicamente, representar e analisar o custo do abastecimento de carro Flex. Os resultados obtidos indicaram que a estratégia de ensino foi eficaz para promover a compreensão da ideia de função afim e de algumas das suas propriedades, além de despertar o interesse dos alunos nesse processo de aprendizagem. 2 Não 2023-08-24T13:40:06Z 2023-08-24T13:40:06Z 2023-04-17 Trabalho de Conclusão de Curso SILVA, Jhonison Alves da. Uma estratégia para o ensino de função afim. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6883 por Acesso Aberto Brasil ICE - Instituto de Ciências Exatas Itacoatiara (AM) Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Modelagem matemática Função afim Abastecimento de carro Flex Ciências exatas e da Terra Análise matemática Capacidade matemática - Testes |
spellingShingle |
Modelagem matemática Função afim Abastecimento de carro Flex Ciências exatas e da Terra Análise matemática Capacidade matemática - Testes Silva, Jhonison Alves da Uma estratégia para o ensino de função afim |
topic_facet |
Modelagem matemática Função afim Abastecimento de carro Flex Ciências exatas e da Terra Análise matemática Capacidade matemática - Testes |
description |
This work presents a teaching strategy that uses mathematical modeling to teach the affine function in the context of fueling Flex cars. The objective of the strategy is to develop a teaching method that allows students to understand the affine function in the context of fueling Flex car in a meaningful way. For this, a case study was carried out involving 21 students of the 2nd year of high school at a State School in Itacoatiara/AM. The teaching proposal consisted of an experimental class lasting 200 minutes, in which students were encouraged to mathematically model, represent and analyze the cost of fueling Flex car. The results obtained indicated that the teaching strategy was effective in promoting the understanding of the idea of an affine function and some of its properties, in addition to arousing students' interest in this learning process. |
author_additional |
Santos, Maria Rosilene Barroso dos |
author_additionalStr |
Santos, Maria Rosilene Barroso dos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Silva, Jhonison Alves da |
title |
Uma estratégia para o ensino de função afim |
title_short |
Uma estratégia para o ensino de função afim |
title_full |
Uma estratégia para o ensino de função afim |
title_fullStr |
Uma estratégia para o ensino de função afim |
title_full_unstemmed |
Uma estratégia para o ensino de função afim |
title_sort |
uma estratégia para o ensino de função afim |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6883 |
_version_ |
1831969938660655104 |
score |
11.753896 |