Trabalho de Conclusão de Curso

Alfabetização lúdica: uma mediação para a leitura e a escrita

This work aims to discuss how ludic pedagogical resources can contribute to the development of reading and writing in the literacy cycle. The teaching and learning of reading and writing in initial literacy has been challenging for both teachers and learners. This reality requires a methodologica...

ver descrição completa

Autor principal: Marinho, Rhasna Freitas
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6898
id oai:localhost:prefix-6898
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-68982025-03-10T20:46:36Z Alfabetização lúdica: uma mediação para a leitura e a escrita Playful literacy: a mediation for reading and the writing Marinho, Rhasna Freitas Sales, Clotilde Tinoco http://lattes.cnpq.br/5642359058931763 Coelho, Maria Marly de Oliveira Lúdico Ludic Mediação Alfabetização Mediation Literacy CIENCIAS HUMANAS Alfabetização - Leitura Professores alfabetizadores Programas de alfabetização This work aims to discuss how ludic pedagogical resources can contribute to the development of reading and writing in the literacy cycle. The teaching and learning of reading and writing in initial literacy has been challenging for both teachers and learners. This reality requires a methodological innovation that favors meeting the needs and difficulties of students. From this perspective, in dialogue with the authors, ludic mediation is identified, through games and activities, one can ensure its significant contribution to the learning of letters and their sounds, the formation of syllables and words, phrases and short texts. Vygotsky (1998) states that, through play and play, children instigate their imagination and work on their cognitive skills. Kishimoto (2017) argues that the ludic, when used as an educational function, completes the individual in his knowledge and apprehension of the world. This is confirmed in our research, through the analysis of literacy games and activities suggested by some authors, in which students interact by manipulating the pieces, establishing the relationship between phonemes and letters, forming syllables and words, identifying initial sounds and rhymes in words, understanding and interpreting sentences and small texts in oral and written form. Este trabalho tem por objetivo discutir como os recursos pedagógicos lúdicos podem contribuir para o desenvolvimento da leitura e da escrita no ciclo de alfabetização. O ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita na alfabetização inicial tem sido desafiador tanto para os (as) professores (as) quanto para os alfabetizandos. Essa realidade exige uma inovação metodológica que favoreça o atendimento às necessidades e dificuldades dos estudantes. Nessa perspectiva, em diálogo com os(as) autores (as), é identificada a mediação lúdica, por meio de jogos e atividades, pode-se assegurar sua significativa contribuição para a aprendizagem das letras e seus sons, a formação de sílabas e palavras, frases e pequenos textos. Vygotsky (1998) afirma que, por meio do jogo e da brincadeira, a criança instiga a sua imaginação e trabalha o seu cognitivo. Kishimoto (2017) sustenta que o lúdico, quando usado como função educativa, completa o indivíduo em seus conhecimentos e apreensão do mundo. Isso se confirma em nossa pesquisa através da análise dos jogos e atividades de alfabetização sugeridos por alguns autores (as), nos quais os estudantes interagem manipulando as peças, estabelecendo a relação entre fonemas e letras, formando sílabas e palavras, identificando sons iniciais e rimas nas palavras, compreendendo e interpretando frases e pequenos textos de forma oral e escrita. 5 Sim 2023-08-29T17:50:23Z 2023-08-29T17:50:23Z 2023-05-15 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6898 por Acesso Aberto Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Lúdico
Ludic
Mediação
Alfabetização
Mediation
Literacy
CIENCIAS HUMANAS
Alfabetização - Leitura
Professores alfabetizadores
Programas de alfabetização
spellingShingle Lúdico
Ludic
Mediação
Alfabetização
Mediation
Literacy
CIENCIAS HUMANAS
Alfabetização - Leitura
Professores alfabetizadores
Programas de alfabetização
Marinho, Rhasna Freitas
Alfabetização lúdica: uma mediação para a leitura e a escrita
topic_facet Lúdico
Ludic
Mediação
Alfabetização
Mediation
Literacy
CIENCIAS HUMANAS
Alfabetização - Leitura
Professores alfabetizadores
Programas de alfabetização
description This work aims to discuss how ludic pedagogical resources can contribute to the development of reading and writing in the literacy cycle. The teaching and learning of reading and writing in initial literacy has been challenging for both teachers and learners. This reality requires a methodological innovation that favors meeting the needs and difficulties of students. From this perspective, in dialogue with the authors, ludic mediation is identified, through games and activities, one can ensure its significant contribution to the learning of letters and their sounds, the formation of syllables and words, phrases and short texts. Vygotsky (1998) states that, through play and play, children instigate their imagination and work on their cognitive skills. Kishimoto (2017) argues that the ludic, when used as an educational function, completes the individual in his knowledge and apprehension of the world. This is confirmed in our research, through the analysis of literacy games and activities suggested by some authors, in which students interact by manipulating the pieces, establishing the relationship between phonemes and letters, forming syllables and words, identifying initial sounds and rhymes in words, understanding and interpreting sentences and small texts in oral and written form.
author_additional Sales, Clotilde Tinoco
author_additionalStr Sales, Clotilde Tinoco
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Marinho, Rhasna Freitas
title Alfabetização lúdica: uma mediação para a leitura e a escrita
title_short Alfabetização lúdica: uma mediação para a leitura e a escrita
title_full Alfabetização lúdica: uma mediação para a leitura e a escrita
title_fullStr Alfabetização lúdica: uma mediação para a leitura e a escrita
title_full_unstemmed Alfabetização lúdica: uma mediação para a leitura e a escrita
title_sort alfabetização lúdica: uma mediação para a leitura e a escrita
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6898
_version_ 1831969940966473728
score 11.753735