Artigo

Lúdico e a matemática: a utilização dos jogos para aprendizagem de operações matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental

This scientific study aims to analyze the impacts of the use of ludic activities and games in the teaching of mathematics in the early years, considering the motivational, cognitive and affective aspects of students. The research is based on previous studies that highlight the importance of play in...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Nádima Rosa Marques
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7000
id oai:localhost:prefix-7000
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-70002025-03-10T20:53:51Z Lúdico e a matemática: a utilização dos jogos para aprendizagem de operações matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental Lima, Nádima Rosa Marques Souza, Cledenilson Mendonça de http://lattes.cnpq.br/8271389556331991 Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira Souza, Rosana Ramos de Matemática Atividades lúdicas Anos iniciais Aprendizagem significativa Brincadeiras e reta numérica CIENCIAS SOCIAS: PEDAGOGIA Jogos no ensino de matemática Matemática - Estudo e ensino This scientific study aims to analyze the impacts of the use of ludic activities and games in the teaching of mathematics in the early years, considering the motivational, cognitive and affective aspects of students. The research is based on previous studies that highlight the importance of play in children's cognitive development and mathematical learning. Recent research shows that recreational activities promote greater engagement, understanding of concepts and application of mathematical algorithms. In addition, the playful approach favors the development of socio-emotional skills such as collaboration, communication and mutual respect. The book "Fun Mathematics: Games and Play for Elementary Education" is presented as a reference that offers playful activities to be used in the classroom. The methodology proposed for the research involves the use of games, games and the number line as pedagogical resources. The analysis of the results indicates that the use of the number line is an effective tool in teaching addition and subtraction operations in the early years, promoting understanding of concepts and development of logical-mathematical thinking. The article concludes that ludic strategies and games have the potential to improve the quality of mathematics teaching, providing more attractive, meaningful and enjoyable learning for students. It is suggested that future research explore other playful strategies and assess their impacts on different aspects of mathematical learning. Este estudo científico tem como objetivo analisar os impactos do uso de atividades lúdicas e brincadeiras no ensino da Matemática nos anos iniciais, considerando os aspectos motivacionais, cognitivos e afetivos dos alunos. A pesquisa fundamenta-se em estudos anteriores que destacam a importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem Matemática das crianças. Pesquisas recentes mostram que atividades lúdicas promovem maior engajamento, compreensão dos conceitos e aplicação dos algoritmos matemáticos. Além disso, a abordagem lúdica favorece o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como colaboração, comunicação e respeito mútuo. O livro "Matemática Divertida: Jogos e Brincadeiras para o Ensino Fundamental" é apresentado como uma referência que oferece atividades lúdicas para serem utilizadas em sala de aula. A metodologia proposta para a pesquisa envolve o uso de jogos, brincadeiras e a reta numérica como recursos pedagógicos. A análise dos resultados indica que o uso da reta numérica é uma ferramenta eficaz no ensino das operações de adição e subtração nos anos iniciais, promovendo compreensão dos conceitos e desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. O artigo conclui que as estratégias lúdicas e têm potencial para melhorar a qualidade do ensino da Matemática, proporcionando uma aprendizagem mais atrativa, significativa e prazerosa para os alunos. Sugere-se que futuras pesquisas explorem outras estratégias lúdicas e avaliem seus impactos em diferentes aspectos da aprendizagem Matemática. 1 Não 2023-10-04T17:37:41Z 2023-10-04T17:37:41Z 2023-06-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7000 por Acesso Aberto An error occurred getting the license - uri. Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Pedagogia - Licenciatura - Parintins
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Matemática
Atividades lúdicas
Anos iniciais
Aprendizagem significativa
Brincadeiras e reta numérica
CIENCIAS SOCIAS: PEDAGOGIA
Jogos no ensino de matemática
Matemática - Estudo e ensino
spellingShingle Matemática
Atividades lúdicas
Anos iniciais
Aprendizagem significativa
Brincadeiras e reta numérica
CIENCIAS SOCIAS: PEDAGOGIA
Jogos no ensino de matemática
Matemática - Estudo e ensino
Lima, Nádima Rosa Marques
Lúdico e a matemática: a utilização dos jogos para aprendizagem de operações matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental
topic_facet Matemática
Atividades lúdicas
Anos iniciais
Aprendizagem significativa
Brincadeiras e reta numérica
CIENCIAS SOCIAS: PEDAGOGIA
Jogos no ensino de matemática
Matemática - Estudo e ensino
description This scientific study aims to analyze the impacts of the use of ludic activities and games in the teaching of mathematics in the early years, considering the motivational, cognitive and affective aspects of students. The research is based on previous studies that highlight the importance of play in children's cognitive development and mathematical learning. Recent research shows that recreational activities promote greater engagement, understanding of concepts and application of mathematical algorithms. In addition, the playful approach favors the development of socio-emotional skills such as collaboration, communication and mutual respect. The book "Fun Mathematics: Games and Play for Elementary Education" is presented as a reference that offers playful activities to be used in the classroom. The methodology proposed for the research involves the use of games, games and the number line as pedagogical resources. The analysis of the results indicates that the use of the number line is an effective tool in teaching addition and subtraction operations in the early years, promoting understanding of concepts and development of logical-mathematical thinking. The article concludes that ludic strategies and games have the potential to improve the quality of mathematics teaching, providing more attractive, meaningful and enjoyable learning for students. It is suggested that future research explore other playful strategies and assess their impacts on different aspects of mathematical learning.
author_additional Souza, Cledenilson Mendonça de
author_additionalStr Souza, Cledenilson Mendonça de
format Artigo
author Lima, Nádima Rosa Marques
title Lúdico e a matemática: a utilização dos jogos para aprendizagem de operações matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental
title_short Lúdico e a matemática: a utilização dos jogos para aprendizagem de operações matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Lúdico e a matemática: a utilização dos jogos para aprendizagem de operações matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Lúdico e a matemática: a utilização dos jogos para aprendizagem de operações matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Lúdico e a matemática: a utilização dos jogos para aprendizagem de operações matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort lúdico e a matemática: a utilização dos jogos para aprendizagem de operações matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7000
_version_ 1831969945755320320
score 11.753896