/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
O sentimento de professores e professoras em relação à sua profissão: um estudo nos anos iniciais da educação básica
The present study is a research that describes and analyzes the feelings of male and female teachers who work in basic education in the initial years in public schools in the city of Manaus in relation to the profession "Teacher". Quite idealized, the teacher's daily life is sometimes reported in...
Autor principal: | Silva, Maria Manoela de Oliveira da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7053 |
id |
oai:localhost:prefix-7053 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-70532025-03-10T21:05:44Z O sentimento de professores e professoras em relação à sua profissão: um estudo nos anos iniciais da educação básica Silva, Maria Manoela de Oliveira da Cavalcanti, Francisca Maria Coelho http://lattes.cnpq.br/5069100557464879 Ghedin, Evandro : http://lattes.cnpq.br/5879015398476679 https://orcid.org/000307492063 https://orcid.org/0000-0002-2844-6122 Profissão professor Sentimento em relação a profissão Trabalho CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Professores - Satisfação no trabalho Professores de educação infantil Professores - Orientação profissional The present study is a research that describes and analyzes the feelings of male and female teachers who work in basic education in the initial years in public schools in the city of Manaus in relation to the profession "Teacher". Quite idealized, the teacher's daily life is sometimes reported in a very different way from the reality of a complex, globalized and technological world, which is why the feeling of the teacher in relation to his/her profession needs to be highlighted . Given this perspective, the following questions were asked about the feelings of the teachers interviewed: how are the feelings in relation to the students, their working conditions, their initial training, their autonomy and pedagogical practice, their leisure time, their salary and how they feel in society. When analyzing how the teacher feels being this professional and what conditions are favorable and unfavorable for this professional exercise, the existing correlation between the collected responses was notorious, even in different schools in the state of Amazonas. The answers related to favorable and unfavorable feelings were quite balanced, so that favorable feelings are commonly related to students, initial training, didacticpedagogical autonomy. On the other hand, unfavorable feelings are mostly related to working conditions, workload, salary and how this professional feels in society O presente estudo é uma pesquisa que descreve e analisa os sentimentos dos professores e professoras que atuam na educação básica dos anos iniciais nas escolas públicas da cidade de Manaus em relação à profissão “Professor(a)”. Bastante idealizado, o cotidiano do/a professor (a) é por vezes relatado de forma muito diferente da realidade de um mundo complexo, globalizado e tecnológico, por isso o sentimento do professor (a) em relação a sua profissão precisa ser colocado em evidência. Diante desta perspectiva foram feitas as seguintes indagações sobre o sentimento dos professores entrevistado: como se encontra os sentimentos em relação aos alunos (as), às suas condições de trabalho, sua formação inicial, sua autonomia e prática pedagógica, seu tempo de lazer, seu salário e como se sentem na sociedade. Ao analisar como o/a professor (a) se sente sendo este profissional e quais condições são favoráveis e desfavoráveis para esse exercício profissional, foi notória a correlação existente entre as respostas coletadas, mesmo em diferentes escolas no estado do Amazonas. As respostas relacionadas aos sentimentos favoráveis e desfavoráveis, foram bastante equilibradas de modo que os sentimentos favoráveis comumente relacionam-se aos alunos, a formação inicial, a autonomia didático-pedagógica. Já os sentimentos desfavoráveis são encontrados em maioria relacionados as condições de trabalho, carga horária, salário e como esse profissional de sente diante da sociedade. 1 Não 2023-10-11T00:54:53Z 2023-10-11T00:54:53Z 2023-06-26 Trabalho de Conclusão de Curso SILVA, Maria Manoela de Oliveira da. O sentimento de professores e professoras em relação à sua profissão: um estudo nos anos iniciais da educação básica. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7053 por Acesso Aberto Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Profissão professor Sentimento em relação a profissão Trabalho CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Professores - Satisfação no trabalho Professores de educação infantil Professores - Orientação profissional |
spellingShingle |
Profissão professor Sentimento em relação a profissão Trabalho CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Professores - Satisfação no trabalho Professores de educação infantil Professores - Orientação profissional Silva, Maria Manoela de Oliveira da O sentimento de professores e professoras em relação à sua profissão: um estudo nos anos iniciais da educação básica |
topic_facet |
Profissão professor Sentimento em relação a profissão Trabalho CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Professores - Satisfação no trabalho Professores de educação infantil Professores - Orientação profissional |
description |
The present study is a research that describes and analyzes the feelings of male and female
teachers who work in basic education in the initial years in public schools in the city of Manaus
in relation to the profession "Teacher". Quite idealized, the teacher's daily life is sometimes
reported in a very different way from the reality of a complex, globalized and technological
world, which is why the feeling of the teacher in relation to his/her profession needs to be
highlighted . Given this perspective, the following questions were asked about the feelings of
the teachers interviewed: how are the feelings in relation to the students, their working
conditions, their initial training, their autonomy and pedagogical practice, their leisure time,
their salary and how they feel in society. When analyzing how the teacher feels being this
professional and what conditions are favorable and unfavorable for this professional exercise,
the existing correlation between the collected responses was notorious, even in different schools
in the state of Amazonas. The answers related to favorable and unfavorable feelings were quite
balanced, so that favorable feelings are commonly related to students, initial training, didacticpedagogical autonomy. On the other hand, unfavorable feelings are mostly related to working
conditions, workload, salary and how this professional feels in society |
author_additional |
Cavalcanti, Francisca Maria Coelho |
author_additionalStr |
Cavalcanti, Francisca Maria Coelho |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Silva, Maria Manoela de Oliveira da |
title |
O sentimento de professores e professoras em relação à sua profissão: um estudo nos anos iniciais da educação básica |
title_short |
O sentimento de professores e professoras em relação à sua profissão: um estudo nos anos iniciais da educação básica |
title_full |
O sentimento de professores e professoras em relação à sua profissão: um estudo nos anos iniciais da educação básica |
title_fullStr |
O sentimento de professores e professoras em relação à sua profissão: um estudo nos anos iniciais da educação básica |
title_full_unstemmed |
O sentimento de professores e professoras em relação à sua profissão: um estudo nos anos iniciais da educação básica |
title_sort |
o sentimento de professores e professoras em relação à sua profissão: um estudo nos anos iniciais da educação básica |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7053 |
_version_ |
1831969968869081088 |
score |
11.755432 |