Trabalho de Conclusão de Curso

Gamificação e o impacto no ensino-aprendizagem de libras para surdos e ouvintes

The work of applying content in pandemic times led to several challenges in the field of education. Teacher and student in the classroom needed to adapt to new concepts and technologies. Faced with these new challenges, how to maintain the teaching and learning potential with motivation and engageme...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Luana Gomes da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7211
id oai:localhost:prefix-7211
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-72112025-03-10T20:55:07Z Gamificação e o impacto no ensino-aprendizagem de libras para surdos e ouvintes Silva, Luana Gomes da Bastos, Elizandra de Lima Silva http://lattes.cnpq.br/4575976099767056 Costa, Leonardo Pessoa da http://lattes.cnpq.br/7424047816643866 Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de http://lattes.cnpq.br/6205231136528785 Libras Linguística Metodologia Gamificação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Lingua brasileira de sinais - Jogos Jogos educativos Lingüística - Pesquisa The work of applying content in pandemic times led to several challenges in the field of education. Teacher and student in the classroom needed to adapt to new concepts and technologies. Faced with these new challenges, how to maintain the teaching and learning potential with motivation and engagement in the classroom? Does the use of technological devices as tools to gamify activities bring a positive return? Would these strategies be effective for deaf students and hearing sign language users? To answer these questions, this work has the general objective of analyzing teaching strategies using the gamification strategy of didactic tools for use in the classroom, improving the motivation, engagement and learning of deaf and hearing students, as a theoretical pillar to contextualize the objectives of the research, we highlight authors such as Quadros, Karnopp, Ausubel, Vygotsky, Bakhtin, Murr and Ferrari to list and bring the alignments that link the arguments of this work. The method used was a literature review in the area of gamification, qualitative analysis from pre-service reports in monitoring and internship period. The results obtained point to a good result of student participation and performance, however, some caveats need to be considered so that this strategy can achieve the objectives by incorporating elements of games to the activities so that they are beyond fun. O trabalho de aplicar conteúdos em tempos pandêmicos acarretou diversos desafios na área da educação. Professor e aluno em sala de aula precisaram se adaptar a novos conceitos e tecnologias. Diante desses novos desafios, como manter o potencial de ensino e aprendizagem com motivação e engajamento em sala de aula? O uso dos dispositivos tecnológicos como ferramentas para gamificar as atividades trazem retorno positivo? Essas estratégias seriam efetivas para alunos surdos e ouvintes usuários de línguas de sinais? Para responder a estas perguntas este trabalho tem como objetivo geral analisar técnicas de ensino utilizando a estratégia de gamificação das ferramentas didáticas para uso em sala de aula melhorando a motivação, engajamento e aprendizado de alunos surdos e ouvintes, como pilar teórico para contextualizar os objetivos da pesquisa, destacamos autores como Quadros, Karnopp, Ausubel, Vygotsky, Bakhtin, Murr e Ferrari, Burke, Leffa e Vianna et al para elencar e trazer os alinhamentos que encadeiam os argumentos deste trabalho. O método utilizado foi revisão de literatura na área de gamificação, análise qualitativa a partir de relatórios de pré-serviço em monitoria e período de estágio. Os resultados obtidos apontam para um bom resultado de participação e rendimentos dos alunos, entretanto, algumas ressalvas precisam ser consideradas para que esta estratégia consiga almejar os objetivos ao incorporar elementos de jogos às atividades para que elas estejam para além de um divertimento. 3 Coloquem legendas adicionais explicativas Não 2023-12-12T19:01:19Z 2023-12-12T19:01:19Z 2023-07-17 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7211 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FLET - Faculdade de Letras Manaus (AM) Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Libras
Linguística
Metodologia
Gamificação
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Lingua brasileira de sinais - Jogos
Jogos educativos
Lingüística - Pesquisa
spellingShingle Libras
Linguística
Metodologia
Gamificação
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Lingua brasileira de sinais - Jogos
Jogos educativos
Lingüística - Pesquisa
Silva, Luana Gomes da
Gamificação e o impacto no ensino-aprendizagem de libras para surdos e ouvintes
topic_facet Libras
Linguística
Metodologia
Gamificação
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Lingua brasileira de sinais - Jogos
Jogos educativos
Lingüística - Pesquisa
description The work of applying content in pandemic times led to several challenges in the field of education. Teacher and student in the classroom needed to adapt to new concepts and technologies. Faced with these new challenges, how to maintain the teaching and learning potential with motivation and engagement in the classroom? Does the use of technological devices as tools to gamify activities bring a positive return? Would these strategies be effective for deaf students and hearing sign language users? To answer these questions, this work has the general objective of analyzing teaching strategies using the gamification strategy of didactic tools for use in the classroom, improving the motivation, engagement and learning of deaf and hearing students, as a theoretical pillar to contextualize the objectives of the research, we highlight authors such as Quadros, Karnopp, Ausubel, Vygotsky, Bakhtin, Murr and Ferrari to list and bring the alignments that link the arguments of this work. The method used was a literature review in the area of gamification, qualitative analysis from pre-service reports in monitoring and internship period. The results obtained point to a good result of student participation and performance, however, some caveats need to be considered so that this strategy can achieve the objectives by incorporating elements of games to the activities so that they are beyond fun.
author_additional Bastos, Elizandra de Lima Silva
author_additionalStr Bastos, Elizandra de Lima Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Silva, Luana Gomes da
title Gamificação e o impacto no ensino-aprendizagem de libras para surdos e ouvintes
title_short Gamificação e o impacto no ensino-aprendizagem de libras para surdos e ouvintes
title_full Gamificação e o impacto no ensino-aprendizagem de libras para surdos e ouvintes
title_fullStr Gamificação e o impacto no ensino-aprendizagem de libras para surdos e ouvintes
title_full_unstemmed Gamificação e o impacto no ensino-aprendizagem de libras para surdos e ouvintes
title_sort gamificação e o impacto no ensino-aprendizagem de libras para surdos e ouvintes
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7211
_version_ 1831969990910148608
score 11.755432