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Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do Polo Industrial de Manaus

This article presents a study on the analysis of the employees' perception of the Endomarketing practices used by a company in the Manaus Industrial Complex. The methodology used was qualitative research whose data were collected from interviews with a semi-structured script with 5 employees. The t...

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Autor principal: Campos Neto, Raimundo Ribeiro
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7259
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spelling oai:localhost:prefix-72592025-03-10T21:00:00Z Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do Polo Industrial de Manaus Endomarketing: a case study in a company in the Manaus Industrial Hub Endomarketing: un estudio de caso en una empresa del Polo Industrial de Manaus Campos Neto, Raimundo Ribeiro Souza Júnior, Armando Araújo de http://lattes.cnpq.br/4819744809032210 Moraes, Ana Flávia de Moraes http://lattes.cnpq.br/2425311272367708 Mendes, Sérgio Augusto Torres http://lattes.cnpq.br/3186562137690788 Endomarketing Comunicação interna Marketing interno Comunicação corporativa CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO: ADMINISTRACAO DE EMPRESAS: MERCADOLOGIA Marketing - Administração Pessoal da área de marketing This article presents a study on the analysis of the employees' perception of the Endomarketing practices used by a company in the Manaus Industrial Complex. The methodology used was qualitative research whose data were collected from interviews with a semi-structured script with 5 employees. The technique used to interpret the individuals' discourses was content analysis. In this context, the results show that the company emphasizes the importance of clarity in the interpretation of endomarketing by employees and the need for effective strategies for its implementation, also highlighting the crucial role of internal communication in organizations. In addition, it should be noted that the suggestions of the study participants can enrich endomarketing and internal communication. The importance of flexible and adaptive approaches to strengthen organizational culture and employee engagement is highlighted. The endomarketing practices analyzed in this study may serve as references for further deepening in the field of endomarketing and internal communication. Este artigo apresenta um estudo sobre a análise da percepção dos colaboradores sobre as práticas de Endomarketing utilizadas por uma empresa do Polo Industrial de Manaus. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de natureza qualitativa cujos dados foram coletados a partir de entrevista com roteiro semiestruturado junto a 5 funcionários. A técnica utilizada para interpretação dos discursos dos indivíduos foi a análise de conteúdo. Diante desse contexto os resultados demonstram que a empresa enfatiza a importância da clareza na interpretação do endomarketing pelos colaboradores e a necessidade de estratégias eficazes para sua implementação, destacando também o papel crucial da comunicação interna nas organizações. Além disso, salienta-se que as sugestões dos participantes do estudo podem enriquecer o endomarketing e a comunicação interna. Ressalta-se a importância de abordagens flexíveis e adaptativas para fortalecer a cultura organizacional e o engajamento dos colaboradores. As práticas de endomarketing analisadas neste estudo poderão servir como referências para novos aprofundamentos no âmbito do endomarketing e comunicação interna. 4 Sim 2024-01-08T00:13:58Z 2024-01-08T00:13:58Z 2023-10-04 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7259 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FES - Faculdade de Estudos Sociais Manaus (AM) Administração - Bacharelado - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
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