Trabalho de Conclusão de Curso

Pedagogia do esporte: opiniões de jogadores da categoria sub-11 sobre modificações de regras em competições de futebol masculino.

Childhood competition is a unique context that can have significant impacts on children's development, either beneficial or detrimental, depending on how it is managed. While studies have examined technical and tactical behaviors in youth competitions, few have taken into account the perspectives of...

ver descrição completa

Autor principal: Bastos, Lucas Robson Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7291
id oai:localhost:prefix-7291
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-72912024-01-17T02:58:34Z Pedagogia do esporte: opiniões de jogadores da categoria sub-11 sobre modificações de regras em competições de futebol masculino. Pedagogy of Sport: Opinions of Under-11 Category Players on Rule Modifications in Male Soccer Competitions. Bastos, Lucas Robson Silva Leonardo, Lucas http://lattes.cnpq.br/0543067155062208 Krahenbuhl, Tathyane http://lattes.cnpq.br/2409655249432276 Junior, João Alves da Silva http://lattes.cnpq.br/0484152568956089 https://orcid.org/0000-0001-6801-4861 LAPESP - Laboratório de Pedagogia de Esporte Esporte Infantil Esportes Coletivos Competição CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA Esportes para crianças Esportes coletivos - Crianças Childhood competition is a unique context that can have significant impacts on children's development, either beneficial or detrimental, depending on how it is managed. While studies have examined technical and tactical behaviors in youth competitions, few have taken into account the perspectives of the children themselves who are participating. The aim of the study was to analyze children's perceptions of rule modifications proposed by their own coaches in youth competitions. A Likert questionnaire was administered, with a scale ranging from 1 to 5, consisting of 19 questions referring to different adapted rules in two specific competitions. A total of 33 athletes from three different teams participated in the study. The results were presented in terms of the percentage of agreement (values 4 and 5 on the scale) and disagreement (values 1, 2, and 3 on the scale) regarding the applied rules. The findings revealed that only 2 out of the 19 questions had balanced responses between positive and negative views. These questions were related to the rule of alternating penalty kicks and the rule of having only one game time, both tending to cause discomfort among the children. On the other hand, the majority of questions received predominantly positive responses, indicating agreement between the coaches' preferences and the children's desires. These results suggest that children may have a favorable view of most adapted rules in youth competitions, indicating harmony between the coaches' approaches and the needs and wishes of the children involved. However, the exceptions emphasize the importance of considering children's perspectives when developing rules and regulations for youth competitions to ensure a competitive environment that is suitable and healthy for their development. A competição infantil é um contexto único que pode ter impactos significativos no desenvolvimento das crianças, podendo ser benéfico ou prejudicial, dependendo de como é conduzido. Embora estudos analisem comportamentos técnicos e táticos em competições infantis, poucos consideram a perspectiva das crianças que competem. O estudo teve como objetivo analisar as percepções das crianças sobre as regras que modificam a competição propostas por seus próprios treinadores. Foi aplicado um questionário likert com uma escala de 1 a 5, consistindo em 19 perguntas que se referiam a diferentes regras adaptadas em duas competições específicas. Um total de 33 atletas de três equipes diferentes participaram do estudo. Os resultados foram apresentados em termos de proporção percentual de concordância (valores 4 e 5 na escala) e discordância (valores 1, 2 e 3 na escala) em relação às regras aplicadas. As descobertas revelaram que apenas 2 das 19 perguntas apresentaram respostas equilibradas entre visões positivas e negativas. Essas questões se relacionavam à regra de cobrança de pênaltis alternados e à regra que estabelecia apenas um tempo de jogo, ambas tendo a tendência de causar desconforto entre as crianças. Por outro lado, a maioria das perguntas obteve respostas predominantemente positivas, indicando concordância entre as preferências dos treinadores e as vontades das crianças. Esses resultados sugerem que as crianças podem ter uma visão favorável em relação à maioria das regras adaptadas nas competições infantis, indicando uma harmonia entre as abordagens dos treinadores e as necessidades e desejos das crianças envolvidas. No entanto, as exceções destacam a importância de considerar as perspectivas das crianças ao desenvolver regras e regulamentos para competições infantis, a fim de garantir um ambiente de competição que seja adequado e saudável para o seu desenvolvimento. 4 Não 2024-01-17T02:57:46Z 2024-01-17T02:57:46Z 2023-10-01 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7291 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia Manaus (AM) Educação Física – Treinamento Esportivo - Bacharelado - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Esporte Infantil
Esportes Coletivos
Competição
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
Esportes para crianças
Esportes coletivos - Crianças
spellingShingle Esporte Infantil
Esportes Coletivos
Competição
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
Esportes para crianças
Esportes coletivos - Crianças
Bastos, Lucas Robson Silva
Pedagogia do esporte: opiniões de jogadores da categoria sub-11 sobre modificações de regras em competições de futebol masculino.
topic_facet Esporte Infantil
Esportes Coletivos
Competição
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
Esportes para crianças
Esportes coletivos - Crianças
description Childhood competition is a unique context that can have significant impacts on children's development, either beneficial or detrimental, depending on how it is managed. While studies have examined technical and tactical behaviors in youth competitions, few have taken into account the perspectives of the children themselves who are participating. The aim of the study was to analyze children's perceptions of rule modifications proposed by their own coaches in youth competitions. A Likert questionnaire was administered, with a scale ranging from 1 to 5, consisting of 19 questions referring to different adapted rules in two specific competitions. A total of 33 athletes from three different teams participated in the study. The results were presented in terms of the percentage of agreement (values 4 and 5 on the scale) and disagreement (values 1, 2, and 3 on the scale) regarding the applied rules. The findings revealed that only 2 out of the 19 questions had balanced responses between positive and negative views. These questions were related to the rule of alternating penalty kicks and the rule of having only one game time, both tending to cause discomfort among the children. On the other hand, the majority of questions received predominantly positive responses, indicating agreement between the coaches' preferences and the children's desires. These results suggest that children may have a favorable view of most adapted rules in youth competitions, indicating harmony between the coaches' approaches and the needs and wishes of the children involved. However, the exceptions emphasize the importance of considering children's perspectives when developing rules and regulations for youth competitions to ensure a competitive environment that is suitable and healthy for their development.
author_additional Leonardo, Lucas
author_additionalStr Leonardo, Lucas
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Bastos, Lucas Robson Silva
title Pedagogia do esporte: opiniões de jogadores da categoria sub-11 sobre modificações de regras em competições de futebol masculino.
title_short Pedagogia do esporte: opiniões de jogadores da categoria sub-11 sobre modificações de regras em competições de futebol masculino.
title_full Pedagogia do esporte: opiniões de jogadores da categoria sub-11 sobre modificações de regras em competições de futebol masculino.
title_fullStr Pedagogia do esporte: opiniões de jogadores da categoria sub-11 sobre modificações de regras em competições de futebol masculino.
title_full_unstemmed Pedagogia do esporte: opiniões de jogadores da categoria sub-11 sobre modificações de regras em competições de futebol masculino.
title_sort pedagogia do esporte: opiniões de jogadores da categoria sub-11 sobre modificações de regras em competições de futebol masculino.
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7291
_version_ 1788493984482459648
score 11.653393