Trabalho de Conclusão de Curso

O papel do professor de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental

This course completion work (TCC) aimed to investigate the role of the Physical Education teacher in the training of students in the early years of elementary school in public schools in Parintins, AM. Field research was carried out with a qualitative approach with nine Physical Education teac...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Geovane Pinheiro dos
Outros Autores: Pio, Inês dos Reis, Tavares, Noriele dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: BRASIL 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7372
id oai:localhost:prefix-7372
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-73722025-03-10T21:13:19Z O papel do professor de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental Santos, Geovane Pinheiro dos Pio, Inês dos Reis Tavares, Noriele dos Santos Trindade, Patrícia dos Santos http://lattes.cnpq.br/6392103990726162 Pinto, Raimundo Inácio da Costa Santos, Raymara Fonseca dos Educação Física Professor Anos Iniciais Ensino Fundamental CIÊNCIAS HUMANAS Educação física para crianças Educação pelo movimento Professores de educação física This course completion work (TCC) aimed to investigate the role of the Physical Education teacher in the training of students in the early years of elementary school in public schools in Parintins, AM. Field research was carried out with a qualitative approach with nine Physical Education teachers who work in state and municipal schools. As a data collection instrument, a semi-structured interview with eleven open questions was used. The importance of the teacher and physical education as a mandatory subject in the school curriculum was identified, which contributes to the physical, motor and affective-social development of students, through practices and methods adopted in classes. It is concluded that this study contributes to expanding the understanding of the role of the Physical Education teacher in the training of students, promoting discussions about their reality, pointing out ways to improve the discipline in the early years of elementary school. Este trabalho de conclusão de curso (TCC ) teve como objetivo investigar o papel do professor de Educação Física na formação dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, nas escolas públicas de Parintins, AM. Realizou-se uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, com nove professores de Educação Física que atuam em escolas Estaduais e Municipais. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se uma entrevista semiestruturada com onze perguntas abertas. Identificou-se a importância do professor e da Educação Física como disciplina obrigatória no currículo escolar, que contribui para o desenvolvimento físico, motor e afetivo- social dos estudantes, por meio de práticas e métodos adotados nas aulas. Conclui-se que este estudo contribui para ampliar a compreensão do papel do professor de Educação Física na formação dos alunos, promovendo discussões sobre sua realidade, apontando caminhos para o aprimoramento da disciplina nos anos iniciais do ensino fundamental. 2 Não 2024-02-06T22:37:44Z 2024-02-06T22:37:44Z 2023-10-30 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7372 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ BRASIL ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Educação Física - Licenciatura - Parintins
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Educação Física
Professor
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
CIÊNCIAS HUMANAS
Educação física para crianças
Educação pelo movimento
Professores de educação física
spellingShingle Educação Física
Professor
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
CIÊNCIAS HUMANAS
Educação física para crianças
Educação pelo movimento
Professores de educação física
Santos, Geovane Pinheiro dos
O papel do professor de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental
topic_facet Educação Física
Professor
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
CIÊNCIAS HUMANAS
Educação física para crianças
Educação pelo movimento
Professores de educação física
description This course completion work (TCC) aimed to investigate the role of the Physical Education teacher in the training of students in the early years of elementary school in public schools in Parintins, AM. Field research was carried out with a qualitative approach with nine Physical Education teachers who work in state and municipal schools. As a data collection instrument, a semi-structured interview with eleven open questions was used. The importance of the teacher and physical education as a mandatory subject in the school curriculum was identified, which contributes to the physical, motor and affective-social development of students, through practices and methods adopted in classes. It is concluded that this study contributes to expanding the understanding of the role of the Physical Education teacher in the training of students, promoting discussions about their reality, pointing out ways to improve the discipline in the early years of elementary school.
author_additional Trindade, Patrícia dos Santos
author_additionalStr Trindade, Patrícia dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Santos, Geovane Pinheiro dos
author2 Pio, Inês dos Reis
Tavares, Noriele dos Santos
author2Str Pio, Inês dos Reis
Tavares, Noriele dos Santos
title O papel do professor de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental
title_short O papel do professor de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental
title_full O papel do professor de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr O papel do professor de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed O papel do professor de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental
title_sort o papel do professor de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental
publisher BRASIL
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7372
_version_ 1831970028517326848
score 11.755432