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Trabalho de Conclusão de Curso
Análise da viabilidade técnica do emprego de material fresado como elemento de estabilização nas camadas de sub-base, base ou reforço de subleito no pavimento flexível
This study analyzes the technical feasibility of using reclaimed asphalt pavement (RAP) as a stabilization element in sub-base, base, or subgrade reinforcement layers in flexible pavements. The primary motivation is the hypothesis that combining RAP with natural soil can improve the physical and mec...
Autor principal: | Silva, Fabricio Santos da |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7539 |
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oai:localhost:prefix-75392025-03-10T21:14:49Z Análise da viabilidade técnica do emprego de material fresado como elemento de estabilização nas camadas de sub-base, base ou reforço de subleito no pavimento flexível Silva, Fabricio Santos da Guimarães, Daniela Muniz D’Antona http://lattes.cnpq.br/0904594891137411 Ribas, Luciane Farias Fonseca, Régis Pamponet da Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) Estabilização de solos ENGENHARIAS: ENGENHARIA CIVIL: GEOTECNICA . . This study analyzes the technical feasibility of using reclaimed asphalt pavement (RAP) as a stabilization element in sub-base, base, or subgrade reinforcement layers in flexible pavements. The primary motivation is the hypothesis that combining RAP with natural soil can improve the physical and mechanical properties of the soil, resulting in economic and environmental benefits. The study includes a literature review on pavement construction and the use of stabilizers, along with laboratory tests to characterize the physical and mechanical properties of the soil and RAP. The results indicate that RAP can be a viable alternative for soil stabilization, enhancing the strength and durability of pavement layers while promoting material recycling and cost reduction. Este trabalho analisa a viabilidade técnica da utilização de material fresado (RAP) como elemento de estabilização em camadas de sub-base, base ou reforço de subleito em pavimentos flexíveis. A motivação principal é a hipótese de que a combinação de RAP com solo natural pode melhorar as propriedades físicas e mecânicas do solo, resultando em benefícios econômicos e ambientais. O estudo envolve uma revisão bibliográfica sobre pavimentação e o uso de estabilizantes, além de ensaios laboratoriais para caracterizar as propriedades físicas e mecânicas do solo e do RAP. Os resultados mostraram que o RAP pode ser uma alternativa viável para estabilização de solos, podendo ser utilizado em camadas de sub-base, atingindo um ISC de 33%, melhorando a resistência e durabilidade das camadas de pavimento, ao mesmo tempo em que promove a reciclagem de materiais e reduz custos. 1 Não 2024-08-15T01:32:48Z 2024-08-15T01:32:48Z 2024-08-05 Trabalho de Conclusão de Curso SILVA, Fabricio Santos. Análise da viabilidade técnica do emprego de material fresado como elemento de estabilização nas camadas de sub-base, base ou reforço de subleito no pavimento flexível. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia civil) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7539 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FT - Faculdade de Tecnologia Manaus (AM) Engenharia Civil - Bacharelado - Manaus |
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This study analyzes the technical feasibility of using reclaimed asphalt pavement (RAP) as a stabilization element in sub-base, base, or subgrade reinforcement layers in flexible pavements. The primary motivation is the hypothesis that combining RAP with natural soil can improve the physical and mechanical properties of the soil, resulting in economic and environmental benefits. The study includes a literature review on pavement construction and the use of stabilizers, along with laboratory tests to characterize the physical and mechanical properties of the soil and RAP. The results indicate that RAP can be a viable alternative for soil stabilization, enhancing the strength and durability of pavement layers while promoting material recycling and cost reduction. |
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