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Trabalho de Conclusão de Curso
Proposta de melhoria no serviço de atendimento hospitalar com aplicação do mapeamento do fluxo de valor
The customer service in hospitals is essential for the provision of healthcare, ranging from reception to patient discharge. The efficiency and quality of this service are fundamental to patient satisfaction. However, hospitals face challenges that directly impact their ability to provide good servi...
Autor principal: | Carneiro, Paulo César Rodrigues |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7683 |
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oai:localhost:prefix-76832025-03-10T21:26:42Z Proposta de melhoria no serviço de atendimento hospitalar com aplicação do mapeamento do fluxo de valor Carneiro, Paulo César Rodrigues Uhlmann, Iracyanne Retto http://lattes.cnpq.br/3663501102156953 Freitas, Carlos Alberto Oliveira de http://lattes.cnpq.br/5295896684679547 Mendes, Ednilce Ferreira Cruz http://lattes.cnpq.br/1464906581771838 https://orcid.org/0000-0002-9994-7004 https://orcid.org/0000-0003-2354-0504 NETGI - Núcleo de Pesquisa em Economia, Tecnologia, Gestão e Inovação Mapeamento do fluxo de valor Lean healthcare MFV Lead time ENGENHARIA DE PRODUCAO . . The customer service in hospitals is essential for the provision of healthcare, ranging from reception to patient discharge. The efficiency and quality of this service are fundamental to patient satisfaction. However, hospitals face challenges that directly impact their ability to provide good service. The objective of this study is to propose improvements in the hospital care service, using Lean Healthcare value stream mapping, based on analyzes of the current state, projecting the future state. For this purpose, on-site visits were carried out to analyze and collect data regarding the registration, screening and medical consultation processes, following which value stream mapping (MFV) of the current state was constructed to map existing processes and identify points of inefficiency, based on this data, the MFV of the future state was prepared, proposing specific actions to optimize processes. Comparing the MFV of the current state with the future, a reduction of 68 minutes in waiting time was observed, representing a 36% reduction in wasted non-value-added time, and a 2-minute reduction in value-added time, caused by proposals for improvements represented by kaizens, more specifically, visual management, standardization of service protocols and standardization of forms. Research has demonstrated how the application of value stream mapping can identify and reduce waste, improve service time and the patient experience. O serviço de atendimento nos hospitais é essencial para a prestação de cuidados a saúde, abrangendo desde a recepção até a liberação do paciente. A eficiência e qualidade deste atendimento são fundamentais para a satisfação dos pacientes. No entanto, os hospitais enfrentam desafios que impactam diretamente sua capacidade de fornecer um bom serviço. O objetivo deste estudo é propor melhorias no serviço de atendimento hospitalar, utilizando o mapeamento do fluxo de valor do Lean Healthcare, com base nas análises do estado atual, projetando o estado futuro. Para isso foram realizadas visitas in loco para analisar e coletar dados a respeito dos processos de registro, triagem e consulta médica, na sequência foi construído o mapeamento do fluxo de valor (MFV) do estado atual para mapear os processos existentes e identificar pontos de ineficiência, com base nesses dados, foi elaborado o MFV do estado futuro, propondo ações específicas para a otimização dos processos. Comparando o MFV do estado atual com o futuro, observou-se uma redução de 68 minutos no tempo de espera, representando 36% de redução de tempo desperdiçado de valor não agregado, e de 2 minutos no tempo de valor agregado, ocorridas pelas propostas de melhorias representados pelos kaizens, mais especificamente, gerenciamento visual, padronização de protocolos de atendimento e padronização de formulários. A pesquisa demonstrou como a aplicação do mapeamento do fluxo de valor pode identificar e reduzir desperdícios, melhorar o tempo de atendimento e a experiência do paciente. 1 Não 2024-09-02T19:29:02Z 2024-09-02T19:29:02Z 2024-07-24 Trabalho de Conclusão de Curso CARNEIRO, Paulo César Rodrigues. Proposta de melhoria no serviço de atendimento hospitalar com aplicação do mapeamento do fluxo de valor. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7683 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) Itacoatiara (AM) Engenharia de Produção - Bacharelado - Itacoatiara |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
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