Artigo

Os desafios do novo ensino médio na prática dos professores de química e biologia em uma escola estadual de Itacoatiara - AM

The present research aimed to identify the challenges of the new high school model, which began to adopt the National Commom Curricular Base (BNCC) from 2022, in the perception of Chemistry and Biology teachers who work in a state school in the city of Itacoatiara – AM, in the state of Amazonas. Thi...

ver descrição completa

Autor principal: Camelo, Adriana do Santo
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7719
id oai:localhost:prefix-7719
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-77192025-03-10T21:29:27Z Os desafios do novo ensino médio na prática dos professores de química e biologia em uma escola estadual de Itacoatiara - AM Camelo, Adriana do Santo Teles, Nayana Cristina Gomes http://lattes.cnpq.br/8376255767367217 Silva, Fabrício Valentim da Silva, Flávia Fernanda Santos Novo ensino médio Lei 13.415 Política educacional Educação e trabalho CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . The present research aimed to identify the challenges of the new high school model, which began to adopt the National Commom Curricular Base (BNCC) from 2022, in the perception of Chemistry and Biology teachers who work in a state school in the city of Itacoatiara – AM, in the state of Amazonas. This is a qualitative, field research, whose data collection instrument was a semi- structured interview, with five professors who graduated from the Bachelor of Science course: Chemistry and Biology at ICET.The teachers interviwed reported the challenges of implementing a proposal wilhout na indepth discussion,anchored in a consistent contiming education process; Without investment inphysical structure and pedagogical resources; in addition to a reduction inworkload that makes it impossible for all necessary content to be taught. A presente pesquisa teve como objetivo identificar os desafios do novo modelo de ensino médio, que passou a adotar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir de 2022, na percepção de professores de Química e Biologia que atuam em uma escola estadual no município de Itacoatiara - AM, no estado do Amazonas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de campo, cujo instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, junto a cinco professores egressos do curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia do ICET. Os professores entrevistados relataram como desafios a implementação de uma proposta sem uma discussão aprofunda, ancorada em um processo de formação continuada consistente; sem investimento em estrutura física e recursos didáticos e pedagógicos adequados; além de uma redução de carga horária que inviabiliza que todos os conteúdos necessários sejam ministrados. 3 Não 2024-09-12T15:46:33Z 2024-09-12T15:46:33Z 2024-08-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7719 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) Itacoatiara (AM) Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Novo ensino médio
Lei 13.415
Política educacional
Educação e trabalho
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
.
.
spellingShingle Novo ensino médio
Lei 13.415
Política educacional
Educação e trabalho
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
.
.
Camelo, Adriana do Santo
Os desafios do novo ensino médio na prática dos professores de química e biologia em uma escola estadual de Itacoatiara - AM
topic_facet Novo ensino médio
Lei 13.415
Política educacional
Educação e trabalho
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
.
.
description The present research aimed to identify the challenges of the new high school model, which began to adopt the National Commom Curricular Base (BNCC) from 2022, in the perception of Chemistry and Biology teachers who work in a state school in the city of Itacoatiara – AM, in the state of Amazonas. This is a qualitative, field research, whose data collection instrument was a semi- structured interview, with five professors who graduated from the Bachelor of Science course: Chemistry and Biology at ICET.The teachers interviwed reported the challenges of implementing a proposal wilhout na indepth discussion,anchored in a consistent contiming education process; Without investment inphysical structure and pedagogical resources; in addition to a reduction inworkload that makes it impossible for all necessary content to be taught.
author_additional Teles, Nayana Cristina Gomes
author_additionalStr Teles, Nayana Cristina Gomes
format Artigo
author Camelo, Adriana do Santo
title Os desafios do novo ensino médio na prática dos professores de química e biologia em uma escola estadual de Itacoatiara - AM
title_short Os desafios do novo ensino médio na prática dos professores de química e biologia em uma escola estadual de Itacoatiara - AM
title_full Os desafios do novo ensino médio na prática dos professores de química e biologia em uma escola estadual de Itacoatiara - AM
title_fullStr Os desafios do novo ensino médio na prática dos professores de química e biologia em uma escola estadual de Itacoatiara - AM
title_full_unstemmed Os desafios do novo ensino médio na prática dos professores de química e biologia em uma escola estadual de Itacoatiara - AM
title_sort os desafios do novo ensino médio na prática dos professores de química e biologia em uma escola estadual de itacoatiara - am
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7719
_version_ 1831970175014928384
score 11.755432