Trabalho de Conclusão de Curso

Trajetória de vida e descrições reflexivas sobre os estágios supervisionados em gestão da educação, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em duas escolas municipais de Juruá-AM

This Course Completion Work aims to reflect on the personal, academic and professional trajectory experienced during the pedagogy course and the supervised internships carried out in two municipal schools in Juruá-AM. The municipal schools that were the field of these experiences are public schools,...

ver descrição completa

Autor principal: Damasceno, Welison da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7776
id oai:localhost:prefix-7776
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-77762025-03-10T21:33:52Z Trajetória de vida e descrições reflexivas sobre os estágios supervisionados em gestão da educação, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em duas escolas municipais de Juruá-AM Damasceno, Welison da Silva Silva, Rafael Bel Prestes da http://lattes.cnpq.br/9796106286658874 Ferreira, Laura Almeida Didática Metodologia Inovação Didactics Methodology Innovation CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . This Course Completion Work aims to reflect on the personal, academic and professional trajectory experienced during the pedagogy course and the supervised internships carried out in two municipal schools in Juruá-AM. The municipal schools that were the field of these experiences are public schools, the Escola Municipal Pró-Infância Raimundo Cassimiro Damasceno and the Escola Municipal Dalila Litaiff. Describe the manager's activities and methods observed and implemented during the Education Management internship, identifying the strategies used for the administration and improvement of educational processes. Analyze the pedagogical practices applied in Early Childhood Education, highlighting the types of methodologies used to promote the integral development of children and the types of interaction relationships with the family and the school community. Present the experiences lived in the Initial Years of Elementary School, highlighting the challenges faced and the solutions adopted to meet the educational needs of students with learning difficulties. The experiences of the internships were real encounters and growth in learning that will, in a certain way, change the professional's way of acting, who obtained new theories, new ideas, resignifications, reconstructions, and understandings of the school ground and its attributes, its challenges and the attempts to solve or at least alleviate the challenges. Regarding Education Management, it was evident how fundamental it is to have school management that focuses on caring for its public and its community in general, listening to the demands of each person in particular, in order to resolve any conflicts. Thus, knowledge was also acquired in relation to the practices of Early Childhood Education teachers, with new methodologies for working with children in a meaningful and constructive way. Already in the Early Years stage of Elementary School, there were many learning gaps, as little is done to overcome these difficulties in the classroom. The training of an educator depends on teaching practice in internships, which gives them the chance to apply theories in practice and understand the complexities of the school environment. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo refletir sobre a trajetória pessoal, acadêmica e profissional vivenciada do curso de pedagogia e os estágios supervisionado realizados em duas escolas municipais de Juruá-AM. As escolas municipais que foram campo dessas vivências são escolas públicas, a escola Municipal Pró-Infância Raimundo Cassimiro Damasceno e a Escola Municipal Dalila Litaiff. Descrever as atividades e métodos do gestor observados e implementados durante o estágio em Gestão da Educação, identificando as estratégias utilizadas para a administração e melhoria dos processos educacionais. Analisar as práticas pedagógicas aplicadas na Educação Infantil, ressaltando os tipos de metodologias utilizadas para promover o desenvolvimento integral das crianças e os tipos de relações de interação com a família e a comunidade escolar. Apresentar as experiências vivenciadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, dando destaque aos desafios enfrentados e as soluções adotadas para atender às necessidades educacionais dos alunos com dificuldades de aprendizagem. As vivências dos estágios foram reais encontros e crescimentos de aprendizagens que irão de certa forma mudar o modo de atuação do profissional que obteve novas teorias, novas ideias, ressignificações, reconstruções, e compreensões do chão da escola e seus atributos e seus desafios e as tentativas de solucionar ou pelo menos de amenizar os desafios. Sobre a Gestão da educação ficou evidenciada o quanto é fundamental uma gerencia escolar que foque no cuidado de seu público e sua comunidade forma geral dando ouvido as demandas de cada um particularmente, de maneira a solucionar eventuais conflitos. Assim também saberes foram adquiridos em relação as práticas de professores da Educação Infantil, com novas metodologias a trabalhar com as crianças de forma significativa e construtiva. Já no estágio de Anos Iniciais do Ensino Fundamental houve um encontre de muitas defasagens de aprendizagens, pois pouco é feito para que estas dificuldades sejam superadas na sala de aula. A formação de um educador depende da prática docente nos estágios, que dá a eles a chance de aplicar teorias na prática e compreender as complexidades do ambiente escolar. 1 Não 2024-09-23T15:20:20Z 2024-09-23T15:20:20Z 2024-08-19 Trabalho de Conclusão de Curso DAMASCENO, Welison da Silva. Trajetória de vida e descrições reflexivas sobre os estágios supervisionados em gestão da educação, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em duas escolas municipais de Juruá-AM. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso, (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Juruá, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7776 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FACED - Faculdade de Educação Juruá (AM) Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Juruá/AM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Didática
Metodologia
Inovação
Didactics
Methodology
Innovation
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
.
.
spellingShingle Didática
Metodologia
Inovação
Didactics
Methodology
Innovation
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
.
.
Damasceno, Welison da Silva
Trajetória de vida e descrições reflexivas sobre os estágios supervisionados em gestão da educação, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em duas escolas municipais de Juruá-AM
topic_facet Didática
Metodologia
Inovação
Didactics
Methodology
Innovation
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
.
.
description This Course Completion Work aims to reflect on the personal, academic and professional trajectory experienced during the pedagogy course and the supervised internships carried out in two municipal schools in Juruá-AM. The municipal schools that were the field of these experiences are public schools, the Escola Municipal Pró-Infância Raimundo Cassimiro Damasceno and the Escola Municipal Dalila Litaiff. Describe the manager's activities and methods observed and implemented during the Education Management internship, identifying the strategies used for the administration and improvement of educational processes. Analyze the pedagogical practices applied in Early Childhood Education, highlighting the types of methodologies used to promote the integral development of children and the types of interaction relationships with the family and the school community. Present the experiences lived in the Initial Years of Elementary School, highlighting the challenges faced and the solutions adopted to meet the educational needs of students with learning difficulties. The experiences of the internships were real encounters and growth in learning that will, in a certain way, change the professional's way of acting, who obtained new theories, new ideas, resignifications, reconstructions, and understandings of the school ground and its attributes, its challenges and the attempts to solve or at least alleviate the challenges. Regarding Education Management, it was evident how fundamental it is to have school management that focuses on caring for its public and its community in general, listening to the demands of each person in particular, in order to resolve any conflicts. Thus, knowledge was also acquired in relation to the practices of Early Childhood Education teachers, with new methodologies for working with children in a meaningful and constructive way. Already in the Early Years stage of Elementary School, there were many learning gaps, as little is done to overcome these difficulties in the classroom. The training of an educator depends on teaching practice in internships, which gives them the chance to apply theories in practice and understand the complexities of the school environment.
author_additional Silva, Rafael Bel Prestes da
author_additionalStr Silva, Rafael Bel Prestes da
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Damasceno, Welison da Silva
title Trajetória de vida e descrições reflexivas sobre os estágios supervisionados em gestão da educação, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em duas escolas municipais de Juruá-AM
title_short Trajetória de vida e descrições reflexivas sobre os estágios supervisionados em gestão da educação, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em duas escolas municipais de Juruá-AM
title_full Trajetória de vida e descrições reflexivas sobre os estágios supervisionados em gestão da educação, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em duas escolas municipais de Juruá-AM
title_fullStr Trajetória de vida e descrições reflexivas sobre os estágios supervisionados em gestão da educação, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em duas escolas municipais de Juruá-AM
title_full_unstemmed Trajetória de vida e descrições reflexivas sobre os estágios supervisionados em gestão da educação, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em duas escolas municipais de Juruá-AM
title_sort trajetória de vida e descrições reflexivas sobre os estágios supervisionados em gestão da educação, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em duas escolas municipais de juruá-am
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7776
_version_ 1831970179198746624
score 11.755432