Trabalho de Conclusão de Curso

Memorial formativo e artístico: narrativas de uma professora de artes visuais em Parintins

Understanding art and its various forms, including music, dance, theater andvisual arts as a means of learning and area of knowledge, the presentresearch aims to present what are the contributions of art to theteaching of early childhood education. The guiding question of this study will be: Which t...

ver descrição completa

Autor principal: Brito, Emily Pontes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7822
id oai:localhost:prefix-7822
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-78222025-03-10T21:32:13Z Memorial formativo e artístico: narrativas de uma professora de artes visuais em Parintins Brito, Emily Pontes Silva, Fernanda Priscila Alves da http://lattes.cnpq.br/8974793810131720 Suzuki, Clarissa Lopes http://lattes.cnpq.br/9868131540022838 Santos, Lydia Keila Ribeiro dos http://lattes.cnpq.br/5354972143497302 Narrativa autobiográfica Artes Ensino-aprendizagem Autobiographical narrative Arts Teaching-learning LINGUISTICA, LETRAS E ARTES . . Understanding art and its various forms, including music, dance, theater andvisual arts as a means of learning and area of knowledge, the presentresearch aims to present what are the contributions of art to theteaching of early childhood education. The guiding question of this study will be: Which thecontribution of art to education? The work in question is justifiedsince artistic languages are elements that awaken andexpress feelings, senses, imagination and creation, however, society hasunderstood this field only as entertainment and leisure. In this sense, athis research aims to research the role of visual arts in the formation ofhistorical subjects, from childhood to adulthood. In theoretical termsmethodological we start from a biographical approach in the context of the formation ofteachers, by situating epistemological paths of research with life history orformation narratives. Will be considered writing axes in this study: first, .the construction of a formative memorial of the author in a self movement(biographical), in the sense of looking at oneself, looking at us, second, a process ofcritical reflection on the trajectory of life, especially from the encounter between artand education, personal and collective experiences and experience with art. Compreendendo a arte e suas variadas formas, entre elas a música, dança, teatro e artes visuais como meio de aprendizagem e área de conhecimento, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar quais são as contribuições da arte para o ensino da educação infantil. A pergunta norteadora deste estudo será: Qual a contribuição da arte para o ensino na educação? O trabalho em questão justifica-se uma vez que as linguagens artísticas constituem elementos que despertam e expressam sentimentos, sentidos, imaginação e criação, no entanto, a sociedade tem compreendido este campo apenas como entretenimento e lazer. Neste sentido, a presente pesquisa objetiva pesquisar sobre o papel das artes visuais na formação dos sujeitos históricos, desde a infância até a vida adulta. Em termos teórico-metodológicos partimos de uma abordagem biográfica no contexto da formação de professores, ao situar percursos epistemológicos da pesquisa com história de vida ou narrativas de formação. Serão considerados eixos de escrita neste estudo: primeiro, a construção de um memorial formativo da autora em um movimento auto (biográfico), no sentido de olhar sobre si, olhar sobre nós, segundo, um processo de reflexão crítica acerca da trajetória de vida, sobretudo, a partir do encontro entre arte e educação, as vivências e experiência pessoais e coletiva com a arte. 5 Sim 2024-09-27T14:38:51Z 2024-09-27T14:38:51Z 2024-08-01 Trabalho de Conclusão de Curso BRITO, Emily Pontes. Memorial formativo e artístico: narrativas de uma professora de artes visuais em Parintins. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7822 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Artes Visuais - Licenciatura - Parintins
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Narrativa autobiográfica
Artes
Ensino-aprendizagem
Autobiographical narrative
Arts
Teaching-learning
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
.
.
spellingShingle Narrativa autobiográfica
Artes
Ensino-aprendizagem
Autobiographical narrative
Arts
Teaching-learning
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
.
.
Brito, Emily Pontes
Memorial formativo e artístico: narrativas de uma professora de artes visuais em Parintins
topic_facet Narrativa autobiográfica
Artes
Ensino-aprendizagem
Autobiographical narrative
Arts
Teaching-learning
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
.
.
description Understanding art and its various forms, including music, dance, theater andvisual arts as a means of learning and area of knowledge, the presentresearch aims to present what are the contributions of art to theteaching of early childhood education. The guiding question of this study will be: Which thecontribution of art to education? The work in question is justifiedsince artistic languages are elements that awaken andexpress feelings, senses, imagination and creation, however, society hasunderstood this field only as entertainment and leisure. In this sense, athis research aims to research the role of visual arts in the formation ofhistorical subjects, from childhood to adulthood. In theoretical termsmethodological we start from a biographical approach in the context of the formation ofteachers, by situating epistemological paths of research with life history orformation narratives. Will be considered writing axes in this study: first, .the construction of a formative memorial of the author in a self movement(biographical), in the sense of looking at oneself, looking at us, second, a process ofcritical reflection on the trajectory of life, especially from the encounter between artand education, personal and collective experiences and experience with art.
author_additional Silva, Fernanda Priscila Alves da
author_additionalStr Silva, Fernanda Priscila Alves da
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Brito, Emily Pontes
title Memorial formativo e artístico: narrativas de uma professora de artes visuais em Parintins
title_short Memorial formativo e artístico: narrativas de uma professora de artes visuais em Parintins
title_full Memorial formativo e artístico: narrativas de uma professora de artes visuais em Parintins
title_fullStr Memorial formativo e artístico: narrativas de uma professora de artes visuais em Parintins
title_full_unstemmed Memorial formativo e artístico: narrativas de uma professora de artes visuais em Parintins
title_sort memorial formativo e artístico: narrativas de uma professora de artes visuais em parintins
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7822
_version_ 1831970180340645888
score 11.755432