Trabalho de Conclusão de Curso

Determinação laboratorial do teor ótimo de ligante de misturas asfálticas utilizando agregados característicos de certas regiões do estado do Amazonas

For a country to grow continuously and sustainably, it is necessary to make major investments in transport infrastructure, whether in the road, rail, waterway or air areas. The Brazilian road network is a fundamental element for production chains, as it promotes the integration of regions. And sidew...

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Autor principal: Quispe, Priciane Antônia Aparício
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7870
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spelling oai:localhost:prefix-78702025-03-10T21:33:45Z Determinação laboratorial do teor ótimo de ligante de misturas asfálticas utilizando agregados característicos de certas regiões do estado do Amazonas Quispe, Priciane Antônia Aparício Campelo, Nilton de Souza http://lattes.cnpq.br/0154919359639550 Vasconcelos, Raimundo Pereira de Melo Filho, João de Almeida Agregados graúdos Volume de Vazios Concreto asfáltico Teor ótimo de ligante ENGENHARIAS: ENGENHARIA CIVIL, GEOTÉCNICA, PAVIMENTOS Pavimentos de concreto asfáltico Materiais rodoviários Engenharia geotécnica For a country to grow continuously and sustainably, it is necessary to make major investments in transport infrastructure, whether in the road, rail, waterway or air areas. The Brazilian road network is a fundamental element for production chains, as it promotes the integration of regions. And sidewalk quality is one of the main determinants of user performance during their journeys. The asphalt coating is the top layer designed to directly resist the actions of traffic and transmit them in an attenuated way to the lower layers, waterproofing the sidewalk, as well as improving rolling conditions, providing comfort and safety. Asphalt coatings are made by combining coarse and fine aggregates, filler and asphalt binder to produce an asphalt mixture, including asphalt concrete (AC), for example. In practice, hot-machined asphalt concrete (HMA) is used in road sidewalk surfacing, where it is made up of technologically selected materials and dosed in processes from manufacture to execution. The static or dynamic loads acting on the surfacing can generate excessive elastic or plastic deformations, as well as the disintegration of components (aggregates/binders) or even the loss and reduction of the compaction layer. However, the material that will be used to make up the surfacing must have a high binding capacity, avoiding permanent horizontal movements. Therefore, the dosages of asphalt mixtures (proportions of mineral aggregates and optimal or design binder contents) are determining parameters for the considerable performance of a road. The following work was based on the technological characterization of the materials that make up hot-mix asphalt concrete (HMA), such as: coarse aggregates, fine aggregates and asphalt binder, using the Marshall dosing method in order to make its applicability rational and symmetrical with its individual characteristics in road sidewalks in the state of Amazonas. This method has several alternatives for choosing the design asphalt binder content. The choice of asphalt content primarily for asphalt concrete bearing layers is based solely on the volume of voids (Vv), corresponding to 4%, or the Vv corresponding to the average of the specifications. For the materials collected, two granulometric compositions from the Mercês and Britamazon quarries were dosed and their optimum contents determined. Para um país crescer de forma contínua e sustentável, é necessário a realização de grandes investimentos na infraestrutura de transportes, quer seja na área rodoviária, ferroviária, hidroviária ou aérea. A malha rodoviária brasileira é elemento fundamental para as cadeias produtivas, pois promove a integração de regiões. E a qualidade do pavimento é um dos principais determinantes do desempenho dos usuários durante suas viagens. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento, proporcionando o conforto e segurança. A constituição dos revestimentos asfálticos se dá por associação de agregados graúdos, miúdos, fíler e ligante asfáltico, fabricando-se uma mistura asfáltica, entre elas, o concreto asfáltico (CA), por exemplo. Na prática, o concreto asfáltico usinado a quente (CAUQ) é o utilizado em revestimento de pavimentos rodoviários, no qual é constituído por materiais tecnologicamente selecionados e dosados em processos desde a fabricação até a execução. As cargas estáticas ou dinâmicas que atuam no revestimento podem gerar deformações excessivas elásticas ou plásticas, assim como a desagregação de componentes (agregados/ligantes) ou até a perda e redução da camada de compactação. Contudo, o material que será utilizado para constituir o revestimento deverá apresentar uma grande capacidade de aglutinação, evitando movimentos horizontais permanentes. Logo as dosagens de misturas asfálticas (proporcionamentos de agregados minerais e teores de ligantes ótimos ou de projetos) são parâmetros determinantes para um desempenho considerável de uma rodovia. O seguinte trabalho foi baseado na caraterização tecnológica dos materiais que compõe o concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) como: agregados graúdos, agregados miúdos e ligante asfáltico, onde utilizou-se o método de dosagem Marshall com a finalidade de fazer sua aplicabilidade de forma racional e simétrica com suas características individuais em pavimentos rodoviários no estado do Amazonas. Este método possui diversas alternativas para escolha do teor de projeto de ligante asfáltico. A escolha do teor de asfalto primordialmente para camadas de rolamento em concreto asfáltico é baseada somente no volume de vazios (Vv), correspondente a 4%, ou o Vv correspondente à média das especificações. Para os materiais coletados, foram dosadas duas composições granulométricas das pedreiras Mercês e Britamazon e determinou-se seus teores ótimos. 1 Não 2024-10-01T21:53:25Z 2024-10-01T21:53:25Z 2023-12-15 Trabalho de Conclusão de Curso QUISPE, Priciane Antônia Aparício. Bibliotecas universitárias: Determinação laboratorial do teor ótimo de ligante de misturas asfálticas utilizando agregados característicos de certas regiões do estado do Amazonas. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7870 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FT - Faculdade de Tecnologia Manaus (AM) Engenharia Civil - Bacharelado - Manaus
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