Trabalho de Conclusão de Curso

Experiências de vida, inclinações motivacionais e interesses profissionais de universitários do curso de Psicologia

Motivational inclinations and professional interests are internal motivations that influence professional choices, along with life experiences. This study aimed to evaluate motivational inclinations, professional interests and relationships with life experiences when choosing a university course. Th...

ver descrição completa

Autor principal: Araújo, Lizandra Oliveira de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7982
id oai:localhost:prefix-7982
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-79822025-03-10T21:24:36Z Experiências de vida, inclinações motivacionais e interesses profissionais de universitários do curso de Psicologia Araújo, Lizandra Oliveira de Resende, Gisele Cristina http://lattes.cnpq.br/0524959272545250 Torres, Marck de Souza Feroldi, David Conceição Inclinações motivacionais Interesses profissionais Universitários Experiências de vida CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA . . Motivational inclinations and professional interests are internal motivations that influence professional choices, along with life experiences. This study aimed to evaluate motivational inclinations, professional interests and relationships with life experiences when choosing a university course. The method adopted was qualitative based on a psychological assessment in the format of a multiple case study, with 4 undergraduate Psychology students. Instruments were used, namely, interview and application of the Profession Photo Test (BBT-Br) and the Holland Professional Types Assessment Scale (ATPH). The results demonstrated the importance and influence of family context and life experiences in the construction of individuals' personality and how relevant this factor is in their professional choices. The results in the Profession Photos test (BBT-Br) revealed that the radicals G (linked to imagination and creativity), Z (linked to sensitivity) and S (social sense and need to help others) were repeated in the inclinations motivational aspects of the participants, as well as the interest in helping people was predominant (Social Type) and in activities that involve research and construction of knowledge (Investigative Type) on the ATPH scale. These motivational inclinations and professional interests are congruent with the Psychology course (choice made), as the professional will have to have creativity to plan psychological interventions, based on theories and techniques, sensitivity to their performance and social sense. In this way, it was possible to understand the motivations and interests to support future career guidance for university students. Inclinações motivacionais e interesses profissionais são motivações internas que influenciam nas escolhas profissionais, juntamente com as experiências de vida. Este estudo objetivou avaliar inclinações motivacionais, interesses profissionais e as relações com as experiências de vida para a escolha do curso universitário. O método adotado foi qualitativo a partir de uma avaliação psicológica em formato de estudo de caso múltiplo, com 4 estudantes de graduação em Psicologia . Utilizou-se de instrumentos, sendo eles, entrevista e aplicação do Teste de Fotos de Profissões (BBT-Br) e da Escala Avaliação dos Tipos Profissionais de Holland (ATPH). Os resultados demonstraram a importância e influência do contexto familiar e das experiências de vida na construção da personalidade dos indivíduos e o quanto esse fator é relevante nas suas escolhas profissionais. Os resultados no teste de Fotos de Profissões (BBT-Br) revelou que os radicais G (ligado à imaginação e criatividade), o Z (ligado à sensibilidade) e o S (senso social e necessidade de ajudar o próximo) se repetiram nas inclinações motivacionais dos participantes, assim como, o interesse por ajudar pessoas foi predominante (Tipo Social) e em atividades que envolvam a pesquisa e construção de conhecimentos (Tipo Investigativo) na escala ATPH. Estas inclinações motivacionais e os interesses profissionais são congruentes com o curso de Psicologia (escolha realizada), pois o profissional terá de ter criatividade para planejar as intervenções psicológicas, com base nas teorias e técnicas, sensibilidade para a sua atuação e senso social. Deste modo, foi possível compreender as motivações, interesses para subsidiar futuras orientações de carreira para estudantes universitários. 1 Não 2024-10-10T17:49:25Z 2024-10-10T17:49:25Z 2024-03-19 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7982 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FAPSI - Faculdade de Psicologia Manaus (AM) Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Inclinações motivacionais
Interesses profissionais
Universitários
Experiências de vida
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
.
.
spellingShingle Inclinações motivacionais
Interesses profissionais
Universitários
Experiências de vida
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
.
.
Araújo, Lizandra Oliveira de
Experiências de vida, inclinações motivacionais e interesses profissionais de universitários do curso de Psicologia
topic_facet Inclinações motivacionais
Interesses profissionais
Universitários
Experiências de vida
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
.
.
description Motivational inclinations and professional interests are internal motivations that influence professional choices, along with life experiences. This study aimed to evaluate motivational inclinations, professional interests and relationships with life experiences when choosing a university course. The method adopted was qualitative based on a psychological assessment in the format of a multiple case study, with 4 undergraduate Psychology students. Instruments were used, namely, interview and application of the Profession Photo Test (BBT-Br) and the Holland Professional Types Assessment Scale (ATPH). The results demonstrated the importance and influence of family context and life experiences in the construction of individuals' personality and how relevant this factor is in their professional choices. The results in the Profession Photos test (BBT-Br) revealed that the radicals G (linked to imagination and creativity), Z (linked to sensitivity) and S (social sense and need to help others) were repeated in the inclinations motivational aspects of the participants, as well as the interest in helping people was predominant (Social Type) and in activities that involve research and construction of knowledge (Investigative Type) on the ATPH scale. These motivational inclinations and professional interests are congruent with the Psychology course (choice made), as the professional will have to have creativity to plan psychological interventions, based on theories and techniques, sensitivity to their performance and social sense. In this way, it was possible to understand the motivations and interests to support future career guidance for university students.
author_additional Resende, Gisele Cristina
author_additionalStr Resende, Gisele Cristina
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Araújo, Lizandra Oliveira de
title Experiências de vida, inclinações motivacionais e interesses profissionais de universitários do curso de Psicologia
title_short Experiências de vida, inclinações motivacionais e interesses profissionais de universitários do curso de Psicologia
title_full Experiências de vida, inclinações motivacionais e interesses profissionais de universitários do curso de Psicologia
title_fullStr Experiências de vida, inclinações motivacionais e interesses profissionais de universitários do curso de Psicologia
title_full_unstemmed Experiências de vida, inclinações motivacionais e interesses profissionais de universitários do curso de Psicologia
title_sort experiências de vida, inclinações motivacionais e interesses profissionais de universitários do curso de psicologia
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7982
_version_ 1831970081085587456
score 11.755432