Dissertação

Literacia digital na prática pedagógica: um estudo das competências digitais e informacionais dos docentes do ICET/UFAM

Digital literacy is essential in a society immersed in digital culture, where technological innovation facilitates communication and reduces effort. According to the UN, digital technologies have the potential to promote equality and inclusion in education. However, both digital exclusion and...

ver descrição completa

Autor principal: Vieira, Katiane Campos Nogueira
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8102
id oai:localhost:prefix-8102
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-81022025-03-10T20:51:38Z Literacia digital na prática pedagógica: um estudo das competências digitais e informacionais dos docentes do ICET/UFAM Vieira, Katiane Campos Nogueira Rocha, Michelle Patrícia Paulista da http://lattes.cnpq.br/9670843396991172 Ferronato, Raquel Franco http://lattes.cnpq.br/0978100384431802 Quinelato, Eliane http://lattes.cnpq.br/2606454342348702 NETGI - Núcleo de Pesquisa em Economia, Tecnologia, Gestão e Inovação ICET Literacia digital Digital literacy Competência digital Digital competence Cultura digital Digital culture Cidadania digital Digital citizenship CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO . . Digital literacy is essential in a society immersed in digital culture, where technological innovation facilitates communication and reduces effort. According to the UN, digital technologies have the potential to promote equality and inclusion in education. However, both digital exclusion and excessive use of technology can negatively impact this field, making it urgent to reflect on digital literacy. In the study in question, the main objective is to understand how the assumptions of digital literacy are being developed by teachers in the undergraduate programs of the Institute of Science and Technology at the Federal University of Amazonas – (ICET/UFAM) in their educational practices. The study outlines the following specific objectives: to identify the concepts and competences of digital literacy; to illustrate the development of this literacy among teachers; and to present the contributions of related strategies and activities. Finally, it was found that teachers on undergraduate programs are already developing digital literacy; however, there is a need to deepen the assumptions of digital security and privacy, as well as digital fluency and citizenship. The research type includes bibliographic, empirical, and qualitative approaches. The results indicated that the participants are highly specialized in digital literacy and digital literacy due to their high academic qualifications. All participants used digital resources in their educational practices, but they demonstrated basic to intermediate competencies in digital fluency and citizenship, highlighting the need for training in digital security, privacy, and well-being A literacia digital é essencial em uma sociedade imersa na cultura digital, em que a inovação tecnológica facilita a comunicação e reduz esforços. As tecnologias digitais, segundo a ONU, têm potencial para promover a igualdade e inclusão na educação. No entanto, tanto a exclusão digital quanto o uso excessivo de tecnologia podem impactar negativamente essa área, tornando urgente a reflexão sobre a literacia digital. No estudo em epígrafe, o objetivo geral consiste em compreender como os pressupostos de literacia digital estão sendo desenvolvidos pelos professores nos cursos de licenciaturas do Instituto de Ciências e Tecnologias da Universidade Federal do Amazonas (ICET/UFAM) em suas práticas educativas. Para o desenvolvimento do estudo, foram delineados os seguintes objetivos específicos: identificar os conceitos e as competências da literacia digital; ilustrar o desenvolvimento dessa literacia entre os docentes e apresentar as contribuições das estratégias e atividades relacionadas. Por fim, constatou-se que os educadores dos cursos de licenciatura já desenvolvem a literacia digital; no entanto, emerge a necessidade de aprofundar os pressupostos de segurança e privacidade, fluência e cidadania digital. O tipo de pesquisa consiste em tipologia bibliográfica, empírica e abordagem qualitativa. Os resultados indicaram que os participantes são altamente especializados em letramento e alfabetização digital, devido à alta qualificação acadêmica. Todos utilizavam recursos digitais em suas práticas educativas, mas apresentavam competências básicas a intermediárias em fluência e cidadania digital, apontando para a necessidade de formação em segurança, privacidade e bem-estar digital. 1 Não 2024-11-07T18:08:53Z 2024-11-07T18:08:53Z 2024-09-28 Dissertação VIEIRA, Katiane Campos Nogueira. Literacia digital na prática pedagógica: um estudo das competências digitais e informacionais dos docentes do ICET/UFAM. 2024. 55 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação) - Must University, Boca Raton/Florida/USA, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8102 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil Must University Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação Boca Raton/Florida/USA
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Literacia digital
Digital literacy
Competência digital
Digital competence
Cultura digital
Digital culture
Cidadania digital
Digital citizenship
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
.
.
spellingShingle Literacia digital
Digital literacy
Competência digital
Digital competence
Cultura digital
Digital culture
Cidadania digital
Digital citizenship
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
.
.
Vieira, Katiane Campos Nogueira
Literacia digital na prática pedagógica: um estudo das competências digitais e informacionais dos docentes do ICET/UFAM
topic_facet Literacia digital
Digital literacy
Competência digital
Digital competence
Cultura digital
Digital culture
Cidadania digital
Digital citizenship
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
.
.
description Digital literacy is essential in a society immersed in digital culture, where technological innovation facilitates communication and reduces effort. According to the UN, digital technologies have the potential to promote equality and inclusion in education. However, both digital exclusion and excessive use of technology can negatively impact this field, making it urgent to reflect on digital literacy. In the study in question, the main objective is to understand how the assumptions of digital literacy are being developed by teachers in the undergraduate programs of the Institute of Science and Technology at the Federal University of Amazonas – (ICET/UFAM) in their educational practices. The study outlines the following specific objectives: to identify the concepts and competences of digital literacy; to illustrate the development of this literacy among teachers; and to present the contributions of related strategies and activities. Finally, it was found that teachers on undergraduate programs are already developing digital literacy; however, there is a need to deepen the assumptions of digital security and privacy, as well as digital fluency and citizenship. The research type includes bibliographic, empirical, and qualitative approaches. The results indicated that the participants are highly specialized in digital literacy and digital literacy due to their high academic qualifications. All participants used digital resources in their educational practices, but they demonstrated basic to intermediate competencies in digital fluency and citizenship, highlighting the need for training in digital security, privacy, and well-being
author_additional Rocha, Michelle Patrícia Paulista da
author_additionalStr Rocha, Michelle Patrícia Paulista da
format Dissertação
author Vieira, Katiane Campos Nogueira
title Literacia digital na prática pedagógica: um estudo das competências digitais e informacionais dos docentes do ICET/UFAM
title_short Literacia digital na prática pedagógica: um estudo das competências digitais e informacionais dos docentes do ICET/UFAM
title_full Literacia digital na prática pedagógica: um estudo das competências digitais e informacionais dos docentes do ICET/UFAM
title_fullStr Literacia digital na prática pedagógica: um estudo das competências digitais e informacionais dos docentes do ICET/UFAM
title_full_unstemmed Literacia digital na prática pedagógica: um estudo das competências digitais e informacionais dos docentes do ICET/UFAM
title_sort literacia digital na prática pedagógica: um estudo das competências digitais e informacionais dos docentes do icet/ufam
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8102
_version_ 1831970183347961856
score 11.753767