/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
A influência do YouTube e TikTok na visão empreendedora dos estudantes de administração de uma instituição de ensino superior
The promotion of online entrepreneurship is due to the convergence of two forces: technological progress and the democratization of access to information, especially driven by social networks. The main objective of this research is to examine the influence of YouTube and TikTok videos on the entrepr...
Autor principal: | Sousa, Rayra Viana de |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8264 |
id |
oai:localhost:prefix-8264 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-82642025-03-10T20:58:24Z A influência do YouTube e TikTok na visão empreendedora dos estudantes de administração de uma instituição de ensino superior Sousa, Rayra Viana de Kanda, Jorge Yoshio http://lattes.cnpq.br/9690201622600160 Cerquinho, Kleomara Gomes Oliveira Júnior, Manoel Carlos de jkanda@ufam.edu.br Redes sociais Influenciadores digitais Empreendedorismo digital Conteúdos online Social media Digital influencers Digital entrepreneurship Online contents CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS . . The promotion of online entrepreneurship is due to the convergence of two forces: technological progress and the democratization of access to information, especially driven by social networks. The main objective of this research is to examine the influence of YouTube and TikTok videos on the entrepreneurial vision of business students at a Higher Education Institution. The methodology consists of descriptive research of a qualitative and quantitative nature, as statistical and content analyses were performed based on the data collected. Data collection was carried out through a questionnaire answered by 73 students of the administration course at the chosen institution. The main results indicate that the lack of incentives for entrepreneurial culture within the educational institution encourages students to seek information and content about entrepreneurship on social networks such as YouTube and TikTok. Furthermore, the influence of these social networks on students' entrepreneurial vision is notable, as these platforms offer democratic access to information, tutorials and inspiring stories, which can spark interest and motivation to undertake. This research contributes scientifically to the understanding of the role of digital technologies in the training of entrepreneurial professionals. A fomentação do empreendedorismo online se deve à convergência de duas forças, o progresso tecnológico e a democratização do acesso à informação, especialmente pelas redes sociais. O objetivo principal desta pesquisa é examinar a influência dos vídeos do YouTube e TikTok na visão empreendedora dos estudantes de administração de uma Instituição de Ensino Superior. A metodologia consiste em uma pesquisa descritiva de natureza quali-quantitativa, pois a partir dos dados coletados foram feitas análises estatística e de conteúdo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário respondido por 73 estudantes do curso de administração da instituição escolhida. Os principais resultados indicam que a falta de incentivos à cultura empreendedora dentro da instituição de ensino impulsiona os discentes a buscarem informações e conteúdos sobre empreendedorismo em redes sociais como YouTube e TikTok. Além disso, a influência dessas redes sociais na visão empreendedora dos estudantes é notável, visto que essas plataformas oferecem um acesso democrático a informações, tutoriais e histórias inspiradoras, que podem despertar o interesse e a motivação para empreender. Esta pesquisa contribui cientificamente com a compreensão do papel das tecnologias digitais na formação de profissionais empreendedores. 3 Simplificar a área de preenchimento Sim Muito campos a serem preenchidos 2024-12-09T16:06:04Z 2024-12-09T16:06:04Z 2024-12-04 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo SOUSA, Rayra Viana de. A influência do YouTube e TikTok na visão empreendedora dos estudantes de administração de uma instituição de ensino superior. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8264 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FES - Faculdade de Estudos Sociais Manaus (AM) Administração - Bacharelado - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Redes sociais Influenciadores digitais Empreendedorismo digital Conteúdos online Social media Digital influencers Digital entrepreneurship Online contents CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS . . |
spellingShingle |
Redes sociais Influenciadores digitais Empreendedorismo digital Conteúdos online Social media Digital influencers Digital entrepreneurship Online contents CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS . . Sousa, Rayra Viana de A influência do YouTube e TikTok na visão empreendedora dos estudantes de administração de uma instituição de ensino superior |
topic_facet |
Redes sociais Influenciadores digitais Empreendedorismo digital Conteúdos online Social media Digital influencers Digital entrepreneurship Online contents CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS . . |
description |
The promotion of online entrepreneurship is due to the convergence of two forces: technological progress and the democratization of access to information, especially driven by social networks. The main objective of this research is to examine the influence of YouTube and TikTok videos on the entrepreneurial vision of business students at a Higher Education Institution. The methodology consists of descriptive research of a qualitative and quantitative
nature, as statistical and content analyses were performed based on the data collected. Data collection was carried out through a questionnaire answered by 73 students of the administration course at the chosen institution. The main results indicate that the lack of incentives for entrepreneurial culture within the educational institution encourages students to seek information and content about entrepreneurship on social networks such as YouTube and TikTok. Furthermore, the influence of these social networks on students' entrepreneurial vision is notable, as these platforms offer democratic access to information, tutorials and inspiring stories, which can spark interest and motivation to undertake. This research contributes scientifically to the understanding of the role of digital technologies in the training of entrepreneurial professionals. |
author_additional |
Kanda, Jorge Yoshio |
author_additionalStr |
Kanda, Jorge Yoshio |
format |
Artigo |
author |
Sousa, Rayra Viana de |
title |
A influência do YouTube e TikTok na visão empreendedora dos estudantes de administração de uma instituição de ensino superior |
title_short |
A influência do YouTube e TikTok na visão empreendedora dos estudantes de administração de uma instituição de ensino superior |
title_full |
A influência do YouTube e TikTok na visão empreendedora dos estudantes de administração de uma instituição de ensino superior |
title_fullStr |
A influência do YouTube e TikTok na visão empreendedora dos estudantes de administração de uma instituição de ensino superior |
title_full_unstemmed |
A influência do YouTube e TikTok na visão empreendedora dos estudantes de administração de uma instituição de ensino superior |
title_sort |
influência do youtube e tiktok na visão empreendedora dos estudantes de administração de uma instituição de ensino superior |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8264 |
_version_ |
1831970190843183104 |
score |
11.755432 |