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Trabalho de Conclusão de Curso
O desenvolvimento de habilidades e competências do administrador por meio dos jogos eletrônicos: uma abordagem com os discentes do INC/UFAM
En este estudio, se investigó el impacto de los videojuegos en el desarrollo de habilidades y competencias del administrador en los estudiantes de los cursos del Instituto de Naturaleza y Cultura (INC), campus Benjamin Constant de la Universidad Federal de Amazonas (UFAM). El objetivo principal iden...
Autor principal: | Santos, Roberto Wagner Moreira dos |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
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oai:localhost:prefix-83692025-03-10T21:02:24Z O desenvolvimento de habilidades e competências do administrador por meio dos jogos eletrônicos: uma abordagem com os discentes do INC/UFAM Santos, Roberto Wagner Moreira dos Barbosa, Rodrigo Noronha http://lattes.cnpq.br/5615094171762417 Souza, Francisco Olímpio de http://lattes.cnpq.br/9903571309784898 Oliveira, Márcio Gleick Félix de http://lattes.cnpq.br/6782484563459137 https://orcid.org/0000-0003-4497-2154 rodrigo.barbosa@ufam.edu.br Gamificação Aprendizado interativo Jogos eletrônicos Educação superior Competências e habilidades do administrador CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO . . En este estudio, se investigó el impacto de los videojuegos en el desarrollo de habilidades y competencias del administrador en los estudiantes de los cursos del Instituto de Naturaleza y Cultura (INC), campus Benjamin Constant de la Universidad Federal de Amazonas (UFAM). El objetivo principal identificar cómo los juegos electrónicos jugados en la JUNINC influyen en el desarrollo de habilidades y competencias de los estudiantes del INC/UFAM. Para ello, se establecieron los siguientes objetivos específicos: identificar las competencias desarrolladas, comparar las percepciones entre los cursos y analizar los beneficios académicos y profesionales de los videojuegos. La coleta de datos se realizó del 5 al 10 de diciembre de 2024, a través de un cuestionario elaborado en Google Forms, e incluyó a estudiantes del INC/UFAM, participantes de los Juegos Electrónicos JUNINC. La investigación se realizó con un enfoque mixto, combinando métodos cuantitativos, interpretados a la luz de las teorías del aprendizaje experiencial y la gamificación. Los resultados demostraron que el uso de videojuegos no solo facilita un aprendizaje significativo, sino que también promueve un mayor compromiso y el desarrollo de habilidades críticas para el mercado laboral. Por lo tanto, se concluyó que la gamificación es una estrategia eficaz y prometedora, que puede ampliarse a otros cursos y contextos educativos. Neste estudo, investigou-se o impacto dos jogos eletrônicos no desenvolvimento de habilidades e competências do administrador nos discentes dos cursos do Instituto de Natureza e Cultura (INC), campus Benjamin Constant da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O objetivo geral do trabalho é: identificar como os jogos eletrônicos realizados no JUNINC influenciam no desenvolvimento de habilidades e competências nos discentes do INC/UFAM. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificar as competências desenvolvidas, comparar percepções entre cursos e analisar os benefícios acadêmicos e profissionais dos jogos eletrônicos. A pesquisa foi conduzida com uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos, interpretados à luz das teorias de aprendizado experiencial e gamificação. A coleta de dados ocorreu de 5 a 10 de dezembro de 2024 por meio de um questionário elaborado no Google Forms, e incluiu discentes do INC/UFAM, participantes nos Jogos Eletrônicos do JUNINC. Os resultados demonstraram que a utilização de jogos eletrônicos não apenas facilita o aprendizado significativo, mas também promove maior engajamento e desenvolvimento de habilidades críticas para o mercado de trabalho. Assim, concluiu-se que a gamificação é uma estratégia eficaz e promissora, podendo ser expandida para outros cursos e contextos educacionais. 3 Não 2024-12-23T03:40:07Z 2024-12-23T03:40:07Z 2024-12-13 Trabalho de Conclusão de Curso SANTOS, Roberto Wagner Moreira dos. O desenvolvimento de habilidades e competências do administrador por meio dos jogos eletrônicos: uma abordagem com os discentes do INC/UFAM. 2024. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant (AM), 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8369 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) Benjamin Constant (AM) Administração - Bacharelado - Benjamin Constant |
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En este estudio, se investigó el impacto de los videojuegos en el desarrollo de habilidades y competencias del administrador en los estudiantes de los cursos del Instituto de Naturaleza y Cultura (INC), campus Benjamin Constant de la Universidad Federal de Amazonas (UFAM). El objetivo principal identificar cómo los juegos electrónicos jugados en la JUNINC influyen en el desarrollo de habilidades y competencias de los estudiantes del INC/UFAM. Para ello, se establecieron los siguientes objetivos específicos: identificar las competencias desarrolladas, comparar las percepciones entre los cursos y analizar los beneficios académicos y profesionales de los videojuegos. La coleta de datos se realizó del 5 al 10 de diciembre de 2024, a través de un cuestionario elaborado en Google Forms, e incluyó a estudiantes del INC/UFAM, participantes de los Juegos Electrónicos JUNINC. La investigación se realizó con un enfoque mixto, combinando métodos cuantitativos, interpretados a la luz de las teorías del aprendizaje experiencial y la gamificación. Los resultados demostraron que el uso de videojuegos no solo facilita un aprendizaje significativo, sino que también promueve un mayor compromiso y el desarrollo de habilidades críticas para el mercado laboral. Por lo tanto, se concluyó que la gamificación es una estrategia eficaz y prometedora, que puede ampliarse a otros cursos y contextos educativos. |
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