Artigo

Estratégia de preço considerando o gênero: um estudo na cidade de Manaus

This article discusses the prices applied to gender-specific products in the city of Manaus/AM, using a comparative approach between the prices of similar products aimed at male and female consumers, as suggested by De Blasio and Menin (2015). The general objective is to analyze this practice by com...

ver descrição completa

Autor principal: Holanda, Yasmin Brito de
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8388
id oai:localhost:prefix-8388
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-83882025-03-10T21:19:51Z Estratégia de preço considerando o gênero: um estudo na cidade de Manaus Holanda, Yasmin Brito de Oliveira Júnior, Manoel Carlos de Indisponível Amorim, Afranio Soares Kume, Wilson manoelcarlos@ufam.edu.br Taxa Rosa Precificação de gênero Desigualdade de gênero Comportamento do consumidor Comparação de preços CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO . . This article discusses the prices applied to gender-specific products in the city of Manaus/AM, using a comparative approach between the prices of similar products aimed at male and female consumers, as suggested by De Blasio and Menin (2015). The general objective is to analyze this practice by comparing the prices of similar products, identifying patterns that may indicate price differences in the consumer market. The research followed a quantitative approach, collecting field data on the prices of personal hygiene products and other segments, in different establishments, selected by convenience. The variations between the male and female versions of these products were recorded, using descriptive statistical methods to interpret the observed discrepancies. The results indicate that, of the products analyzed, 68% had higher prices for the female versions, while only 5% were more expensive for men. These data confirm the existence of a trend towards differentiated pricing that burdens female consumers, reflecting a deep-rooted gender inequality in the market. O artigo discute os preços aplicados em produtos voltados ao gênero no município de Manaus/AM, utilizando uma abordagem comparativa entre preços de produtos similares voltados ao público masculino e ao público feminino, conforme sugerido por De Blasio e Menin (2015). O objetivo geral consiste em analisar essa prática comparando preços de produtos similares, identificando padrões que possam indicar diferenças de preços no mercado de consumo. A pesquisa seguiu uma abordagem quantitativa, coletando dados em campo sobre preços de produtos de higiene pessoal e outros segmentos, em diferentes estabelecimentos, selecionados por conveniência. Foram registradas as variações entre as versões masculinas e femininas desses produtos, utilizando métodos estatísticos descritivos para interpretar as discrepâncias observadas. Os resultados apontam que, nos produtos analisados, 68% apresentaram preços mais elevados para as versões femininas, enquanto apenas 5% foram mais caros para homens. Esses dados confirmam a existência de uma tendência de precificação diferenciada que onera as consumidoras, refletindo uma desigualdade de gênero enraizada no mercado. 4 Não 2024-12-30T17:50:30Z 2024-12-30T17:50:30Z 2024-12-03 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo HOLANDA, Yasmin Brito de. Estratégia de preço considerando o gênero: um estudo na cidade de Manaus. 2024.19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8388 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FES - Faculdade de Estudos Sociais Manaus (AM) Administração - Bacharelado - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Taxa Rosa
Precificação de gênero
Desigualdade de gênero
Comportamento do consumidor
Comparação de preços
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
.
.
spellingShingle Taxa Rosa
Precificação de gênero
Desigualdade de gênero
Comportamento do consumidor
Comparação de preços
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
.
.
Holanda, Yasmin Brito de
Estratégia de preço considerando o gênero: um estudo na cidade de Manaus
topic_facet Taxa Rosa
Precificação de gênero
Desigualdade de gênero
Comportamento do consumidor
Comparação de preços
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
.
.
description This article discusses the prices applied to gender-specific products in the city of Manaus/AM, using a comparative approach between the prices of similar products aimed at male and female consumers, as suggested by De Blasio and Menin (2015). The general objective is to analyze this practice by comparing the prices of similar products, identifying patterns that may indicate price differences in the consumer market. The research followed a quantitative approach, collecting field data on the prices of personal hygiene products and other segments, in different establishments, selected by convenience. The variations between the male and female versions of these products were recorded, using descriptive statistical methods to interpret the observed discrepancies. The results indicate that, of the products analyzed, 68% had higher prices for the female versions, while only 5% were more expensive for men. These data confirm the existence of a trend towards differentiated pricing that burdens female consumers, reflecting a deep-rooted gender inequality in the market.
author_additional Oliveira Júnior, Manoel Carlos de
author_additionalStr Oliveira Júnior, Manoel Carlos de
format Artigo
author Holanda, Yasmin Brito de
title Estratégia de preço considerando o gênero: um estudo na cidade de Manaus
title_short Estratégia de preço considerando o gênero: um estudo na cidade de Manaus
title_full Estratégia de preço considerando o gênero: um estudo na cidade de Manaus
title_fullStr Estratégia de preço considerando o gênero: um estudo na cidade de Manaus
title_full_unstemmed Estratégia de preço considerando o gênero: um estudo na cidade de Manaus
title_sort estratégia de preço considerando o gênero: um estudo na cidade de manaus
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8388
_version_ 1831970208599769088
score 11.755432