Trabalho de Conclusão de Curso

Como os professores trabalharam a literatura infantil na pré-escola entre os anos de 2016 a 2023?

This research originated in 2023 during the Children's Literature course, part of the Pedagogy program at the Universidade Federal do Amazonas – UFAM. The study aimed to understand how dissertations and theses published between 2016 and 2023 reveal the pedagogical practices of preschool teachers, co...

ver descrição completa

Autor principal: Rocha, Juliana Rodrigues da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8389
id oai:localhost:prefix-8389
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-83892025-03-10T21:01:28Z Como os professores trabalharam a literatura infantil na pré-escola entre os anos de 2016 a 2023? Rocha, Juliana Rodrigues da Perreira, Denilson Diniz http://lattes.cnpq.br/3069772994964210 Castro, Kelly Cristina Batista de Ferreira, Juliana Bastos denilsondiniz@ufam.edu.br Educação Infantil Literatura Infantil Professores CIENCIAS HUMANAS This research originated in 2023 during the Children's Literature course, part of the Pedagogy program at the Universidade Federal do Amazonas – UFAM. The study aimed to understand how dissertations and theses published between 2016 and 2023 reveal the pedagogical practices of preschool teachers, contributing to reflections and recommendations for these practices and recognizing the concepts of children's literature that influence teaching practices. These practices serve as a significant resource in the teaching-learning process. The research adopted a qualitative methodology based on bibliographic research with a descriptive approach, analyzing articles from the past eight years collected from Google Scholar, SciELO, CAPES, and the repositories of UFAM and UEA. Based on studies from these sources, it is evident that children's literature is relevant in preschool education as a collaborative pedagogical practice that fosters learning development in the school environment. A pesquisa teve sua origem em 2023 durante a disciplina literatura Infantil, ministrada no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. A mesma teve como objetivo de compreender como as dissertações e teses publicadas entre os anos de 2016 a 2023 revelam as práticas pedagógicas de professores de pré-escola de forma a contribuir para a reflexão e recomendação das práticas pedagógicas e assim reconhecer as concepções de literatura infantil que permeiam as práticas de professores. como recurso significativo ao processo ensino aprendizagem, em que se desenvolveu a metodologia de cunho qualitativo, baseada em pesquisa bibliográfica com caráter descritivo, em artigos dos últimos oito anos, coletados do Google Acadêmico, SciELO, CAPES e nos repositórios da UFAM e da UEA. A partir de estudos realizados nas referidas fontes, é possível observar que a literatura infantil é relevante na pré-escola, como prática pedagógica colaborativa para o desenvolvimento da aprendizagem no meio escolar. 3 Não 2024-12-30T17:56:25Z 2024-12-30T17:56:25Z 2024-12-06 Trabalho de Conclusão de Curso ROCHA, Juliana Rodrigues. Como os professores trabalharam a literatura infantil na pré - escola entre os anos de 2016 a 2023? 2024. 23 f. TCC de Graduação (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8389 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Educação Infantil
Literatura Infantil
Professores
CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Educação Infantil
Literatura Infantil
Professores
CIENCIAS HUMANAS
Rocha, Juliana Rodrigues da
Como os professores trabalharam a literatura infantil na pré-escola entre os anos de 2016 a 2023?
topic_facet Educação Infantil
Literatura Infantil
Professores
CIENCIAS HUMANAS
description This research originated in 2023 during the Children's Literature course, part of the Pedagogy program at the Universidade Federal do Amazonas – UFAM. The study aimed to understand how dissertations and theses published between 2016 and 2023 reveal the pedagogical practices of preschool teachers, contributing to reflections and recommendations for these practices and recognizing the concepts of children's literature that influence teaching practices. These practices serve as a significant resource in the teaching-learning process. The research adopted a qualitative methodology based on bibliographic research with a descriptive approach, analyzing articles from the past eight years collected from Google Scholar, SciELO, CAPES, and the repositories of UFAM and UEA. Based on studies from these sources, it is evident that children's literature is relevant in preschool education as a collaborative pedagogical practice that fosters learning development in the school environment.
author_additional Perreira, Denilson Diniz
author_additionalStr Perreira, Denilson Diniz
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Rocha, Juliana Rodrigues da
title Como os professores trabalharam a literatura infantil na pré-escola entre os anos de 2016 a 2023?
title_short Como os professores trabalharam a literatura infantil na pré-escola entre os anos de 2016 a 2023?
title_full Como os professores trabalharam a literatura infantil na pré-escola entre os anos de 2016 a 2023?
title_fullStr Como os professores trabalharam a literatura infantil na pré-escola entre os anos de 2016 a 2023?
title_full_unstemmed Como os professores trabalharam a literatura infantil na pré-escola entre os anos de 2016 a 2023?
title_sort como os professores trabalharam a literatura infantil na pré-escola entre os anos de 2016 a 2023?
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8389
_version_ 1831970208813678592
score 11.753735