Relatório de Pesquisa

A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências nos anos iniciais

A pesquisa será de cunho bibliográfico e empírico, com abordagem qualitativa e baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, e pretende desenvolver possíveis articulações entre Literatura Infantil e Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental; objetiva apontar contribui...

ver descrição completa

Autor principal: Érica Fritz Semen
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2809
Resumo:
A pesquisa será de cunho bibliográfico e empírico, com abordagem qualitativa e baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, e pretende desenvolver possíveis articulações entre Literatura Infantil e Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental; objetiva apontar contribuições da Literatura Infantil para o ensino de Ciências, considerando seu caráter lúdico e atrativo. A Literatura Infantil usada como recurso metodológico para a construção de conceitos no Ensino de Ciências pode ser um excelente instrumento didático para apresentar à criança conceitos científicos sobre animais, plantas, água, solo, e outros assuntos que fazem parte da curiosidade infantil. Para o alcance deste objetivo, a pesquisa de campo utilizará como instrumentos a observação participante e a entrevista, apresentando às crianças propostas metodológicas articulando a Literatura Infantil e o ensino de Ciências, a fim de verificar os limites e as possibilidades desta prática.