Trabalho de Conclusão de Curso

Um olhar sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto dos livros didáticos utilizados no ciclo de alfabetização nas escolas municipais localizadas da zona norte (zn) de Manaus-am

This Course Completion Work – TCC, is linked to the Pedagogy Course of the Federal University of Amazonas – UFAM, aims to analyze textbooks focused on the first cycle of literacy used in the context of municipal schools in Manaus, Amazonas. As a general objective: To understand how the approaches...

ver descrição completa

Autor principal: Tavares, Talita dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8515
id oai:localhost:prefix-8515
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-85152025-03-10T21:19:47Z Um olhar sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto dos livros didáticos utilizados no ciclo de alfabetização nas escolas municipais localizadas da zona norte (zn) de Manaus-am Tavares, Talita dos Santos Alves, Rozane Alonso http://lattes.cnpq.br/7271103372811887 Pinto, Antonia Fernanda Dutra Scaramuzza, Simone Alves rozanealonso@ufam.edu.br Alfabetização Letramento Zona Norte de Manaus Livros Didáticos CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . This Course Completion Work – TCC, is linked to the Pedagogy Course of the Federal University of Amazonas – UFAM, aims to analyze textbooks focused on the first cycle of literacy used in the context of municipal schools in Manaus, Amazonas. As a general objective: To understand how the approaches of literacy in the literacy cycle in Manaus – AM, taking into account consideration of the textbooks used in the schools of the North Zone (ZN) of the city. The Specific objectives are configured as: a) to identify the collections used in the schools inserted in the North Zone of Manaus – AM; b) Analyze the concepts and methodologies presented in the textbooks selected by the ZN schools; c) Observe the relationships didactics of literacy and literacy with the Amazonian context to which the schools of the ZN are inserted. To meet these objectives, we propose qualitative research as a way to Gonzalez-Rey research approach (2005), having as a procedure for the production of data, the documentary analysis instituted by Ludke (1986). In view of this, the schools of the ZN of Manaus, has selected two collections focused on the literacy cycle, namely the Bem-me-quer Mais and A Conquista. At another point, the collections offer several perspectives, but always presenting the synthetic method working phonology as form of learning. The series "Bem-me-quer Mais", in turn, focuses on activities playful and interactive, encouraging students' autonomy in their learning journey, but not related to the Amazonian context. In contrast, "The Conquest" adopts a more classic approach, prioritizing the organization of content and the practice of repetition to ensure the assimilation of knowledge, but without correlation with the Amazonian context. When examining the peculiarities of these collections, we advance that, when looking at the books We have observed that both do not discuss literacy, now separate from the concept and method of lettering, sometimes presenting only a method that is limited to literacy and/or literacy, understanding that these concepts, although interconnected, have nuances that directly impact the formation of the critical reader. . Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, está vinculado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, tem como proposta analisar os livros didáticos voltados ao primeiro ciclo de alfabetização utilizados no contexto das escolas municipais de Manaus, Amazonas. Como objetivo geral: Perceber como são apresentadas as abordagens de alfabetização e letramento no ciclo de alfabetização em Manaus – Am, levando em consideração os livros didáticos utilizados nas escolas da Zona Norte (ZN) da cidade. Os objetivos Específicos se configuram em: a) identificar as coletâneas utilizadas nas escolas inseridas na Zona Norte de Manaus – AM; b) Analisar os conceitos e metodologias apresentados nos livros didáticos selecionados pelas escolas da ZN; c) Observar a relações didáticas de alfabetização e letramento com o contexto amazônico ao qual as escolas da ZN estão inseridas. Para dar conta destes objetivos, propomos a pesquisa qualitativa como abordagem de pesquisa Gonzalez-Rey (2005), tendo como procedimento para a produção de dados, a análise documental instituída por Ludke (1986). Diante disso, as escolas da ZN de Manaus, tem selecionado duas coletâneas voltadas para o ciclo de alfabetização, sendo elas a Bem-me-quer Mais e A Conquista. Em outro ponto as coletâneas oferecem diversas perspectivas, mas apresentando sempre o método sintético trabalhando a fonologia como forma de aprendizagem. A série "Bem-me-quer Mais", por sua vez, foca em atividades lúdicas e interativas, incentivando a autonomia dos estudantes na sua jornada de aprendizado, mas não relacionada com o contexto amazônico. Em contraste, "A Conquista" adota uma abordagem mais clássica, priorizando a organização dos conteúdos e a prática da repetição para garantir a assimilação do conhecimento, mas sem correlação com o contexto amazônico. Ao examinar as peculiaridades dessas coletâneas adiantamos que, ao olhar os livros selecionados temos observado que, ambos não discutem alfabetização, ora separado do conceito e método de letrar, ora apresentando apenas um método que se limita ao letramento e/ou alfabetização, entendendo que esses conceitos, embora interligados, têm nuances distintas que impactam diretamente na formação do leitor crítico. 1 Não 2025-01-17T02:45:56Z 2025-01-17T02:45:56Z 2024-12-10 Trabalho de Conclusão de Curso TAVARES, Talita dos Santos. Um olhar sobre o processo Alfabetização e Letramento no Contexto dos Livros Didáticos utilizados no ciclo de Alfabetização nas Escolas Municipais localizadas da Zona Norte (ZN) de Manaus - AM. 2024. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8515 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Alfabetização
Letramento
Zona Norte de Manaus
Livros Didáticos
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
.
.
spellingShingle Alfabetização
Letramento
Zona Norte de Manaus
Livros Didáticos
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
.
.
Tavares, Talita dos Santos
Um olhar sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto dos livros didáticos utilizados no ciclo de alfabetização nas escolas municipais localizadas da zona norte (zn) de Manaus-am
topic_facet Alfabetização
Letramento
Zona Norte de Manaus
Livros Didáticos
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
.
.
description This Course Completion Work – TCC, is linked to the Pedagogy Course of the Federal University of Amazonas – UFAM, aims to analyze textbooks focused on the first cycle of literacy used in the context of municipal schools in Manaus, Amazonas. As a general objective: To understand how the approaches of literacy in the literacy cycle in Manaus – AM, taking into account consideration of the textbooks used in the schools of the North Zone (ZN) of the city. The Specific objectives are configured as: a) to identify the collections used in the schools inserted in the North Zone of Manaus – AM; b) Analyze the concepts and methodologies presented in the textbooks selected by the ZN schools; c) Observe the relationships didactics of literacy and literacy with the Amazonian context to which the schools of the ZN are inserted. To meet these objectives, we propose qualitative research as a way to Gonzalez-Rey research approach (2005), having as a procedure for the production of data, the documentary analysis instituted by Ludke (1986). In view of this, the schools of the ZN of Manaus, has selected two collections focused on the literacy cycle, namely the Bem-me-quer Mais and A Conquista. At another point, the collections offer several perspectives, but always presenting the synthetic method working phonology as form of learning. The series "Bem-me-quer Mais", in turn, focuses on activities playful and interactive, encouraging students' autonomy in their learning journey, but not related to the Amazonian context. In contrast, "The Conquest" adopts a more classic approach, prioritizing the organization of content and the practice of repetition to ensure the assimilation of knowledge, but without correlation with the Amazonian context. When examining the peculiarities of these collections, we advance that, when looking at the books We have observed that both do not discuss literacy, now separate from the concept and method of lettering, sometimes presenting only a method that is limited to literacy and/or literacy, understanding that these concepts, although interconnected, have nuances that directly impact the formation of the critical reader. .
author_additional Alves, Rozane Alonso
author_additionalStr Alves, Rozane Alonso
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Tavares, Talita dos Santos
title Um olhar sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto dos livros didáticos utilizados no ciclo de alfabetização nas escolas municipais localizadas da zona norte (zn) de Manaus-am
title_short Um olhar sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto dos livros didáticos utilizados no ciclo de alfabetização nas escolas municipais localizadas da zona norte (zn) de Manaus-am
title_full Um olhar sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto dos livros didáticos utilizados no ciclo de alfabetização nas escolas municipais localizadas da zona norte (zn) de Manaus-am
title_fullStr Um olhar sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto dos livros didáticos utilizados no ciclo de alfabetização nas escolas municipais localizadas da zona norte (zn) de Manaus-am
title_full_unstemmed Um olhar sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto dos livros didáticos utilizados no ciclo de alfabetização nas escolas municipais localizadas da zona norte (zn) de Manaus-am
title_sort um olhar sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto dos livros didáticos utilizados no ciclo de alfabetização nas escolas municipais localizadas da zona norte (zn) de manaus-am
publisher Brasil
publishDate 2025
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8515
_version_ 1831970234220675072
score 11.753735