/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Um olhar sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto dos livros didáticos utilizados no ciclo de alfabetização nas escolas municipais localizadas da zona norte (zn) de Manaus-am
This Course Completion Work – TCC, is linked to the Pedagogy Course of the Federal University of Amazonas – UFAM, aims to analyze textbooks focused on the first cycle of literacy used in the context of municipal schools in Manaus, Amazonas. As a general objective: To understand how the approaches...
Autor principal: | Tavares, Talita dos Santos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8515 |
id |
oai:localhost:prefix-8515 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-85152025-03-10T21:19:47Z Um olhar sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto dos livros didáticos utilizados no ciclo de alfabetização nas escolas municipais localizadas da zona norte (zn) de Manaus-am Tavares, Talita dos Santos Alves, Rozane Alonso http://lattes.cnpq.br/7271103372811887 Pinto, Antonia Fernanda Dutra Scaramuzza, Simone Alves rozanealonso@ufam.edu.br Alfabetização Letramento Zona Norte de Manaus Livros Didáticos CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . This Course Completion Work – TCC, is linked to the Pedagogy Course of the Federal University of Amazonas – UFAM, aims to analyze textbooks focused on the first cycle of literacy used in the context of municipal schools in Manaus, Amazonas. As a general objective: To understand how the approaches of literacy in the literacy cycle in Manaus – AM, taking into account consideration of the textbooks used in the schools of the North Zone (ZN) of the city. The Specific objectives are configured as: a) to identify the collections used in the schools inserted in the North Zone of Manaus – AM; b) Analyze the concepts and methodologies presented in the textbooks selected by the ZN schools; c) Observe the relationships didactics of literacy and literacy with the Amazonian context to which the schools of the ZN are inserted. To meet these objectives, we propose qualitative research as a way to Gonzalez-Rey research approach (2005), having as a procedure for the production of data, the documentary analysis instituted by Ludke (1986). In view of this, the schools of the ZN of Manaus, has selected two collections focused on the literacy cycle, namely the Bem-me-quer Mais and A Conquista. At another point, the collections offer several perspectives, but always presenting the synthetic method working phonology as form of learning. The series "Bem-me-quer Mais", in turn, focuses on activities playful and interactive, encouraging students' autonomy in their learning journey, but not related to the Amazonian context. In contrast, "The Conquest" adopts a more classic approach, prioritizing the organization of content and the practice of repetition to ensure the assimilation of knowledge, but without correlation with the Amazonian context. When examining the peculiarities of these collections, we advance that, when looking at the books We have observed that both do not discuss literacy, now separate from the concept and method of lettering, sometimes presenting only a method that is limited to literacy and/or literacy, understanding that these concepts, although interconnected, have nuances that directly impact the formation of the critical reader. . Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, está vinculado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, tem como proposta analisar os livros didáticos voltados ao primeiro ciclo de alfabetização utilizados no contexto das escolas municipais de Manaus, Amazonas. Como objetivo geral: Perceber como são apresentadas as abordagens de alfabetização e letramento no ciclo de alfabetização em Manaus – Am, levando em consideração os livros didáticos utilizados nas escolas da Zona Norte (ZN) da cidade. Os objetivos Específicos se configuram em: a) identificar as coletâneas utilizadas nas escolas inseridas na Zona Norte de Manaus – AM; b) Analisar os conceitos e metodologias apresentados nos livros didáticos selecionados pelas escolas da ZN; c) Observar a relações didáticas de alfabetização e letramento com o contexto amazônico ao qual as escolas da ZN estão inseridas. Para dar conta destes objetivos, propomos a pesquisa qualitativa como abordagem de pesquisa Gonzalez-Rey (2005), tendo como procedimento para a produção de dados, a análise documental instituída por Ludke (1986). Diante disso, as escolas da ZN de Manaus, tem selecionado duas coletâneas voltadas para o ciclo de alfabetização, sendo elas a Bem-me-quer Mais e A Conquista. Em outro ponto as coletâneas oferecem diversas perspectivas, mas apresentando sempre o método sintético trabalhando a fonologia como forma de aprendizagem. A série "Bem-me-quer Mais", por sua vez, foca em atividades lúdicas e interativas, incentivando a autonomia dos estudantes na sua jornada de aprendizado, mas não relacionada com o contexto amazônico. Em contraste, "A Conquista" adota uma abordagem mais clássica, priorizando a organização dos conteúdos e a prática da repetição para garantir a assimilação do conhecimento, mas sem correlação com o contexto amazônico. Ao examinar as peculiaridades dessas coletâneas adiantamos que, ao olhar os livros selecionados temos observado que, ambos não discutem alfabetização, ora separado do conceito e método de letrar, ora apresentando apenas um método que se limita ao letramento e/ou alfabetização, entendendo que esses conceitos, embora interligados, têm nuances distintas que impactam diretamente na formação do leitor crítico. 1 Não 2025-01-17T02:45:56Z 2025-01-17T02:45:56Z 2024-12-10 Trabalho de Conclusão de Curso TAVARES, Talita dos Santos. Um olhar sobre o processo Alfabetização e Letramento no Contexto dos Livros Didáticos utilizados no ciclo de Alfabetização nas Escolas Municipais localizadas da Zona Norte (ZN) de Manaus - AM. 2024. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8515 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Alfabetização Letramento Zona Norte de Manaus Livros Didáticos CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . |
spellingShingle |
Alfabetização Letramento Zona Norte de Manaus Livros Didáticos CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . Tavares, Talita dos Santos Um olhar sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto dos livros didáticos utilizados no ciclo de alfabetização nas escolas municipais localizadas da zona norte (zn) de Manaus-am |
topic_facet |
Alfabetização Letramento Zona Norte de Manaus Livros Didáticos CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . |
description |
This Course Completion Work – TCC, is linked to the Pedagogy Course of the
Federal University of Amazonas – UFAM, aims to analyze textbooks
focused on the first cycle of literacy used in the context of municipal schools in
Manaus, Amazonas. As a general objective: To understand how the approaches of
literacy in the literacy cycle in Manaus – AM, taking into account
consideration of the textbooks used in the schools of the North Zone (ZN) of the city. The
Specific objectives are configured as: a) to identify the collections used in the schools
inserted in the North Zone of Manaus – AM; b) Analyze the concepts and methodologies
presented in the textbooks selected by the ZN schools; c) Observe the relationships
didactics of literacy and literacy with the Amazonian context to which the schools of the ZN
are inserted. To meet these objectives, we propose qualitative research as a way to
Gonzalez-Rey research approach (2005), having as a procedure for the production of
data, the documentary analysis instituted by Ludke (1986). In view of this, the schools of the ZN of
Manaus, has selected two collections focused on the literacy cycle, namely the
Bem-me-quer Mais and A Conquista. At another point, the collections offer several
perspectives, but always presenting the synthetic method working phonology as
form of learning. The series "Bem-me-quer Mais", in turn, focuses on activities
playful and interactive, encouraging students' autonomy in their learning journey,
but not related to the Amazonian context. In contrast, "The Conquest" adopts a
more classic approach, prioritizing the organization of content and the practice of repetition
to ensure the assimilation of knowledge, but without correlation with the Amazonian context.
When examining the peculiarities of these collections, we advance that, when looking at the books
We have observed that both do not discuss literacy, now separate from the concept and method of lettering, sometimes presenting only a method that is limited to literacy
and/or literacy, understanding that these concepts, although interconnected, have nuances
that directly impact the formation of the critical reader.
. |
author_additional |
Alves, Rozane Alonso |
author_additionalStr |
Alves, Rozane Alonso |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Tavares, Talita dos Santos |
title |
Um olhar sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto dos livros didáticos utilizados no ciclo de alfabetização nas escolas municipais localizadas da zona norte (zn) de Manaus-am |
title_short |
Um olhar sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto dos livros didáticos utilizados no ciclo de alfabetização nas escolas municipais localizadas da zona norte (zn) de Manaus-am |
title_full |
Um olhar sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto dos livros didáticos utilizados no ciclo de alfabetização nas escolas municipais localizadas da zona norte (zn) de Manaus-am |
title_fullStr |
Um olhar sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto dos livros didáticos utilizados no ciclo de alfabetização nas escolas municipais localizadas da zona norte (zn) de Manaus-am |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto dos livros didáticos utilizados no ciclo de alfabetização nas escolas municipais localizadas da zona norte (zn) de Manaus-am |
title_sort |
um olhar sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto dos livros didáticos utilizados no ciclo de alfabetização nas escolas municipais localizadas da zona norte (zn) de manaus-am |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2025 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8515 |
_version_ |
1831970234220675072 |
score |
11.753735 |