/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Literatura infantil na escola: reflexões sobre a sua natureza artístico-cultural em contraposição ao seu uso como ferramenta pedagógica
Este trabajo pretende reflexionar sobre la naturaleza de la literatura infantil en la escuela, analizando su uso tanto como herramienta pedagógica como objeto artístico-cultural. Se trata de una investigación bibliográfica, con levantamiento de fuentes realizada en las plataformas de revistas CAPES...
Autor principal: | Souza, Letícia Cristina Caxias de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8536 |
id |
oai:localhost:prefix-8536 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-85362025-03-10T21:20:56Z Literatura infantil na escola: reflexões sobre a sua natureza artístico-cultural em contraposição ao seu uso como ferramenta pedagógica Souza, Letícia Cristina Caxias de Corrêa, Carlos Humberto Alves http://lattes.cnpq.br/8276764687801349 Oliveira, Ana Paula Lima Carvalho de carlosh@ufam.edu.br Literatura infantil Artístico-cultural Leitura literária Educação CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO LINGUISTICA, LETRAS E ARTES . . Este trabajo pretende reflexionar sobre la naturaleza de la literatura infantil en la escuela, analizando su uso tanto como herramienta pedagógica como objeto artístico-cultural. Se trata de una investigación bibliográfica, con levantamiento de fuentes realizada en las plataformas de revistas CAPES y SciELO. El análisis de las fuentes seleccionadas siguió una guía de preguntas que buscaron responder a los objetivos del estudio, con énfasis en la comparación entre el uso recurrente de la literatura infantil como medio de enseñanza en las instituciones, y su valoración como expresión artística. . Se encontró que, si bien el uso de la literatura infantil como pretexto para la enseñanza de contenidos curriculares prevalece en las escuelas, existe una posibilidad creciente de tratar los textos infantiles como objetos de arte en las aulas. La investigación apunta a la necesidad de repensar el enfoque pedagógico, con el fin de brindar a los estudiantes una experiencia más rica con la literatura, reconociendo su dimensión estética y cultural. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a natureza da literatura infantil na escola, analisando seu uso tanto como ferramenta pedagógica quanto como objeto artístico-cultural. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com levantamento de fontes realizado nas plataformas de periódicos da CAPES e SciELO. A análise das fontes selecionadas seguiu um roteiro de questões que buscou responder aos objetivos do estudo, com ênfase na comparação entre a recorrente utilização da literatura infantil como meio de ensino nas instituições, e sua valorização enquanto expressão artística. Constatou-se que, embora seja predominante na escola a utilização da literatura infantil como pretexto para o ensino de conteúdos curriculares, há uma crescente possibilidade de tratar os textos infantis como objetos de arte nas salas de aula. A pesquisa aponta para a necessidade de repensar a abordagem pedagógica, a fim de proporcionar aos alunos uma experiência mais rica com a literatura, reconhecendo sua dimensão estética e cultural. 2 Sim 2025-01-23T19:34:46Z 2025-01-23T19:34:46Z 2024-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8536 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Literatura infantil Artístico-cultural Leitura literária Educação CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO LINGUISTICA, LETRAS E ARTES . . |
spellingShingle |
Literatura infantil Artístico-cultural Leitura literária Educação CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO LINGUISTICA, LETRAS E ARTES . . Souza, Letícia Cristina Caxias de Literatura infantil na escola: reflexões sobre a sua natureza artístico-cultural em contraposição ao seu uso como ferramenta pedagógica |
topic_facet |
Literatura infantil Artístico-cultural Leitura literária Educação CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO LINGUISTICA, LETRAS E ARTES . . |
description |
Este trabajo pretende reflexionar sobre la naturaleza de la literatura infantil en la escuela, analizando su uso tanto como herramienta pedagógica como objeto artístico-cultural. Se trata de una investigación bibliográfica, con levantamiento de fuentes realizada en las plataformas de revistas CAPES y SciELO. El análisis de las fuentes seleccionadas siguió una guía de preguntas que buscaron responder a los objetivos del estudio, con énfasis en la comparación entre el uso recurrente de la literatura infantil como medio de enseñanza en las instituciones, y su valoración como expresión artística. . Se encontró que, si bien el uso de la literatura infantil como pretexto para la enseñanza de contenidos curriculares prevalece en las escuelas, existe una posibilidad creciente de tratar los textos infantiles como objetos de arte en las aulas. La investigación apunta a la necesidad de repensar el enfoque pedagógico, con el fin de brindar a los estudiantes una experiencia más rica con la literatura, reconociendo su dimensión estética y cultural. |
author_additional |
Corrêa, Carlos Humberto Alves |
author_additionalStr |
Corrêa, Carlos Humberto Alves |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Souza, Letícia Cristina Caxias de |
title |
Literatura infantil na escola: reflexões sobre a sua natureza artístico-cultural em contraposição ao seu uso como ferramenta pedagógica |
title_short |
Literatura infantil na escola: reflexões sobre a sua natureza artístico-cultural em contraposição ao seu uso como ferramenta pedagógica |
title_full |
Literatura infantil na escola: reflexões sobre a sua natureza artístico-cultural em contraposição ao seu uso como ferramenta pedagógica |
title_fullStr |
Literatura infantil na escola: reflexões sobre a sua natureza artístico-cultural em contraposição ao seu uso como ferramenta pedagógica |
title_full_unstemmed |
Literatura infantil na escola: reflexões sobre a sua natureza artístico-cultural em contraposição ao seu uso como ferramenta pedagógica |
title_sort |
literatura infantil na escola: reflexões sobre a sua natureza artístico-cultural em contraposição ao seu uso como ferramenta pedagógica |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2025 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8536 |
_version_ |
1831970237484892160 |
score |
11.755432 |