/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Um estudo sobre a alfabetização para as pessoas em espaços de restrição e privação de liberdade por meio dos projetos de alfabetização no estado do Amazonas
The research analyzes the pedagogical practices provided for in the Literacy Projects for people in spaces of restriction and deprivation of freedom in prison units in Manaus – AM. We start with the central question: What are the pedagogical practices foreseen in literacy projects for people i...
Autor principal: | Monteiro, Gabriela dos Santos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8549 |
id |
oai:localhost:prefix-8549 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-85492025-03-10T21:30:16Z Um estudo sobre a alfabetização para as pessoas em espaços de restrição e privação de liberdade por meio dos projetos de alfabetização no estado do Amazonas Monteiro, Gabriela dos Santos Caldas, Edla Cristina Rodrigues http://lattes.cnpq.br/1586747721284754 Sales, Clotilde Tinoco Cunha, Poliane Lira edlacristina@ufam.edu.br Educação Alfabetização de adultos Privação de liberdade. Projetos educacionais CIENCIAS HUMANAS: PEDAGOGIA . . The research analyzes the pedagogical practices provided for in the Literacy Projects for people in spaces of restriction and deprivation of freedom in prison units in Manaus – AM. We start with the central question: What are the pedagogical practices foreseen in literacy projects for people in Spaces of Restriction and Deprivation of Freedom (ERPL) in prison units in Amazonas? As well as the following guiding questions: How are Projects organized for the literacy process of people in Spaces of Restriction and Deprivation of Freedom in Manaus? How are literacy courses offered to people in Spaces of Restriction and Deprivation of Freedom in the city of Manaus? To this end, the following specific objectives were established: elucidate concepts and theoretical perspectives regarding literacy for young people and adults in Spaces of Restriction and Deprivation of Freedom; identify the ways of organizing Projects for the Literacy process; verify the provision of literacy courses for people in spaces of restriction and deprivation of freedom through literacy projects. The methodology applied consisted of qualitative research with a documentary approach. The main authors used were: Onofre (2007,2014), Julião (2012,2017) and Freire (1982, 1983, 1994, 1997, 2024). Through the results, in the Writing My Future Project, the way educational actions were implemented were traditional, through studies based on a book, dividing the teachings into chapters. On the other hand, the practices foreseen and found in the First Letters Project, initially were the planning of content and the sequence of activities, aligned with the proposal offered, we were able to verify the educational actions described in the document in a didactic way, such activities were foreseen, the diagnosis initial session to assess the level of each participant, the literacy games and the conversation circle, these activities contribute significantly to student learning. A pesquisa analisa as práticas pedagógicas previstas nos Projetos de Alfabetização para as pessoas em espaços de restrição e privação de liberdade nas unidades prisionais de Manaus – AM. Partimos da questão central :Quais as práticas pedagógicas previstas nos projetos de alfabetização para as pessoas em Espaços de Restrição e Privação de Liberdade (ERPL) nas unidades prisionais do amazonas? Assim como das seguintes questões norteadoras: Como estão organizados os Projetos para o processo de alfabetização de pessoas em Espaços de Restrição e Privação de Liberdade em Manaus? Como é a oferta dos cursos de alfabetização para pessoas em Espaços de Restrição e Privação de Liberdade na cidade de Manaus? Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: elucidar concepções e perspectivas teóricas acerca da alfabetização para jovens e adultos em Espaços de Restrição e Privação de Liberdade; identificar os modos de organização dos Projetos para o processo de Alfabetização; verificar a oferta dos cursos de alfabetização para pessoas em Espaços de Restrição e Privação de Liberdade por meio dos Projetos de alfabetização. A metodologia aplicada constitui em uma pesquisa qualitativa com abordagem documental. Os principais autores utilizados foram: Onofre (2007, 2014), Julião (2012, 2017) e Freire (1982, 1983,1994, 1997, 2024). Identificou-se por meio dos resultados, no Projeto Escrevendo meu futuro a forma da implementação das ações educacionais, eram de modo tradicionais, por meio de estudos baseados em um livro, dividindo os ensinamentos por capítulos. Em contrapartida, as práticas previstas e encontradas no Projeto Primeiras letras, inicialmente foram o planejamento dos conteúdos e a sequência das atividades, alinhados com a proposta ofertada, conseguimos verificar as ações educacionais descritas no documento de modo didático, tais atividades eram previstas, o diagnóstico inicial para sondar o nível de cada participante, os jogos de alfabetização e a roda de conversa, essas atividades colaboram de forma significativa na aprendizagem dos estudantes. 3 Não 2025-01-24T19:35:36Z 2025-01-24T19:35:36Z 2024-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso MONTEIRO, Gabriela dos Santos. Um estudo sobre a alfabetização para as pessoas em espaços de restrição e privação de liberdade por meio dos projetos de alfabetização do Estado do Amazonas. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazoas, Manaus, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8549 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação Alfabetização de adultos Privação de liberdade. Projetos educacionais CIENCIAS HUMANAS: PEDAGOGIA . . |
spellingShingle |
Educação Alfabetização de adultos Privação de liberdade. Projetos educacionais CIENCIAS HUMANAS: PEDAGOGIA . . Monteiro, Gabriela dos Santos Um estudo sobre a alfabetização para as pessoas em espaços de restrição e privação de liberdade por meio dos projetos de alfabetização no estado do Amazonas |
topic_facet |
Educação Alfabetização de adultos Privação de liberdade. Projetos educacionais CIENCIAS HUMANAS: PEDAGOGIA . . |
description |
The research analyzes the pedagogical practices provided for in the Literacy
Projects for people in spaces of restriction and deprivation of freedom in prison
units in Manaus – AM. We start with the central question: What are the
pedagogical practices foreseen in literacy projects for people in Spaces of
Restriction and Deprivation of Freedom (ERPL) in prison units in Amazonas? As
well as the following guiding questions: How are Projects organized for the
literacy process of people in Spaces of Restriction and Deprivation of Freedom
in Manaus? How are literacy courses offered to people in Spaces of Restriction
and Deprivation of Freedom in the city of Manaus? To this end, the following
specific objectives were established: elucidate concepts and theoretical
perspectives regarding literacy for young people and adults in Spaces of
Restriction and Deprivation of Freedom; identify the ways of organizing Projects
for the Literacy process; verify the provision of literacy courses for people in
spaces of restriction and deprivation of freedom through literacy projects. The
methodology applied consisted of qualitative research with a documentary
approach. The main authors used were: Onofre (2007,2014), Julião (2012,2017)
and Freire (1982, 1983, 1994, 1997, 2024). Through the results, in the Writing
My Future Project, the way educational actions were implemented were
traditional, through studies based on a book, dividing the teachings into chapters.
On the other hand, the practices foreseen and found in the First Letters Project,
initially were the planning of content and the sequence of activities, aligned with
the proposal offered, we were able to verify the educational actions described in
the document in a didactic way, such activities were foreseen, the diagnosis initial
session to assess the level of each participant, the literacy games and the
conversation circle, these activities contribute significantly to student learning. |
author_additional |
Caldas, Edla Cristina Rodrigues |
author_additionalStr |
Caldas, Edla Cristina Rodrigues |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Monteiro, Gabriela dos Santos |
title |
Um estudo sobre a alfabetização para as pessoas em espaços de restrição e privação de liberdade por meio dos projetos de alfabetização no estado do Amazonas |
title_short |
Um estudo sobre a alfabetização para as pessoas em espaços de restrição e privação de liberdade por meio dos projetos de alfabetização no estado do Amazonas |
title_full |
Um estudo sobre a alfabetização para as pessoas em espaços de restrição e privação de liberdade por meio dos projetos de alfabetização no estado do Amazonas |
title_fullStr |
Um estudo sobre a alfabetização para as pessoas em espaços de restrição e privação de liberdade por meio dos projetos de alfabetização no estado do Amazonas |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a alfabetização para as pessoas em espaços de restrição e privação de liberdade por meio dos projetos de alfabetização no estado do Amazonas |
title_sort |
um estudo sobre a alfabetização para as pessoas em espaços de restrição e privação de liberdade por meio dos projetos de alfabetização no estado do amazonas |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2025 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8549 |
_version_ |
1831970239641812992 |
score |
11.753896 |