/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Crianças autistas no ensino fundamental I de uma escola pública do baixo Amazonas: possíveis condições influenciadoras para a aprendizagem
The present research arose through observations of an internship linked to the curricular subject of Theoretical Methodological Foundations of Early Childhood Education I, and readings of articles, books and curricular contents, raised by the researcher about the need to understand the discussions a...
Autor principal: | Marques, Geisiane de Oliveira |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8649 |
id |
oai:localhost:prefix-8649 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-86492025-03-10T21:20:48Z Crianças autistas no ensino fundamental I de uma escola pública do baixo Amazonas: possíveis condições influenciadoras para a aprendizagem Marques, Geisiane de Oliveira Silva, Fernanda Priscila Alves da http://lattes.cnpq.br/8974793810131720 Justi, Jadson Teixeira, Danilza de Souza feracatejo2@gmail.com Aprendizagem Autista Percepção Professores Ensino CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . The present research arose through observations of an internship linked to the curricular subject of Theoretical Methodological Foundations of Early Childhood Education I, and readings of articles, books and curricular contents, raised by the researcher about the need to understand the discussions and practices of teachers in relation to children with Autism Spectrum Disorder and their learning and development process in the regular school context in Parintins, Amazonas. The objective of the research was to understand teachers' perception of the autistic child's learning process within regular schools in the context of Parintins, Amazonas. Also considering the research carried out through articles, TCCs that debate this topic. The following theorists were approached as contributions: Mantoan (2006), Soares (2021), Cardoso, et al. (2021), Cunha et al. (2020), Barbosa et al. (2016), Buás & Diniz (2018), among others, who talk about the importance of teaching and learning for children with Autism Spectrum Disorder and their development in the regular school context in Parintins. In order for the work to achieve the expected results, field research was used, which in turn led to knowledge of the explored environment. The research work was based on an exploratory conception, presenting the data obtained, identifying autistic children, and dialoging with the teachers who were present in the teaching-learning of autistic students at a school in the Municipality of Parintins. A presente pesquisa surgiu através de observações de um estágio atrelado à disciplina curricular de Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Infantil I, e leituras de artigos, livros e conteúdos curriculares, levantadas pela pesquisadora sobre a necessidade de conhecer assim as discussões e as práticas dos professores em relação à criança com Transtorno de Espectro Autista e seu processo de aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar regular em Parintins, Amazonas. O objetivo da pesquisa foi compreender qual a percepção dos professores acerca do processo de aprendizagem da criança autista no âmbito da escola regular no contexto de Parintins, Amazonas. Considerando ainda as pesquisas realizadas através de artigos, TCCs que debatem esta temática. Como aportes foram abordados os seguintes teóricos: Mantoan (2006), Soares (2021), Cardoso, et al. (2021), Cunha et al. (2020), Barbosa et al. (2016), Buás & Diniz (2018), entre outros, que falam da importância do ensino aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo e seu desenvolvimento no contexto escolar regular em Parintins. Para que o trabalho pudesse alcançar os resultados esperados, foi utilizada uma pesquisa de campo que por sua vez, levou a conhecer o ambiente explorado, o trabalho de pesquisa partiu-se de uma concepção exploratória, apresentando os dados obtidos, identificaram-se as crianças autistas, dialogou-se com os professores que se fizeram presente no ensino-aprendizagem de alunos autistas de uma escola do Município de Parintins. 4 Não 2025-02-12T13:37:55Z 2025-02-12T13:37:55Z 2024-12-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8649 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Aprendizagem Autista Percepção Professores Ensino CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . |
spellingShingle |
Aprendizagem Autista Percepção Professores Ensino CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . Marques, Geisiane de Oliveira Crianças autistas no ensino fundamental I de uma escola pública do baixo Amazonas: possíveis condições influenciadoras para a aprendizagem |
topic_facet |
Aprendizagem Autista Percepção Professores Ensino CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . |
description |
The present research arose through observations of an internship linked to the curricular subject of Theoretical Methodological Foundations of Early Childhood Education I, and readings of articles, books and curricular contents, raised by the researcher about the need to understand the discussions and practices of teachers in relation to children with Autism Spectrum Disorder and their learning and development process in the regular school context in Parintins, Amazonas. The objective of the research was to understand teachers' perception of the autistic child's learning process within regular schools in the context of Parintins, Amazonas. Also considering the research carried out through articles, TCCs that debate this topic. The following theorists were approached as contributions: Mantoan (2006), Soares (2021), Cardoso, et al. (2021), Cunha et al. (2020), Barbosa et al. (2016), Buás & Diniz (2018), among others, who talk about the importance of teaching and learning for children with Autism Spectrum Disorder and their development in the regular school context in Parintins. In order for the work to achieve the expected results, field research was used, which in turn led to knowledge of the explored environment. The research work was based on an exploratory conception, presenting the data obtained, identifying autistic children, and dialoging with the teachers who were present in the teaching-learning of autistic students at a school in the Municipality of Parintins. |
author_additional |
Silva, Fernanda Priscila Alves da |
author_additionalStr |
Silva, Fernanda Priscila Alves da |
format |
Artigo |
author |
Marques, Geisiane de Oliveira |
title |
Crianças autistas no ensino fundamental I de uma escola pública do baixo Amazonas: possíveis condições influenciadoras para a aprendizagem |
title_short |
Crianças autistas no ensino fundamental I de uma escola pública do baixo Amazonas: possíveis condições influenciadoras para a aprendizagem |
title_full |
Crianças autistas no ensino fundamental I de uma escola pública do baixo Amazonas: possíveis condições influenciadoras para a aprendizagem |
title_fullStr |
Crianças autistas no ensino fundamental I de uma escola pública do baixo Amazonas: possíveis condições influenciadoras para a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Crianças autistas no ensino fundamental I de uma escola pública do baixo Amazonas: possíveis condições influenciadoras para a aprendizagem |
title_sort |
crianças autistas no ensino fundamental i de uma escola pública do baixo amazonas: possíveis condições influenciadoras para a aprendizagem |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2025 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8649 |
_version_ |
1831970257168760832 |
score |
11.755432 |