/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O trabalho do professor TEA na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de Parintins/AM
This article addresses the role of support teachers for students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular education, focusing on the municipality of Parintins. The aim is to understand the work of these professionals by contextualizing the special and inclusive education policies, presenting r...
Autor principal: | Maia, Tâmily Bentes |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8652 |
id |
oai:localhost:prefix-8652 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-86522025-03-10T21:24:01Z O trabalho do professor TEA na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de Parintins/AM Maia, Tâmily Bentes Pereira, Josiara Reis http://lattes.cnpq.br/4959992884715611 josiarareis@ufam.edu.br Educação Professor Autismo Parintins CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS . . This article addresses the role of support teachers for students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular education, focusing on the municipality of Parintins. The aim is to understand the work of these professionals by contextualizing the special and inclusive education policies, presenting relevant legislation, and identifying the challenges faced in the inclusion of students with ASD. The research, based on a qualitative approach, uses bibliographic and documentary analysis, as well as an online questionnaire. The participants were an ASD teacher, a school manager. The results highlight the importance of ongoing professional development, teacher mediation, and adapted pedagogical strategies, as well as challenges such as resource scarcity and the adaptation of students to the school environment Este artigo aborda o trabalho do professor acompanhante de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação regular, com foco no município de Parintins. O objetivo é conhecer a atuação desses profissionais, contextualizando a política de educação especial e inclusiva, apresentando a legislação pertinente e identificando as dificuldades enfrentadas na inclusão de alunos com TEA. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza levantamento bibliográfico e pesquisa de campo por meio de questionário online. Os interlocutores foram uma professora TEA e uma gestora. Os resultados destacam a importância da formação continuada, a mediação dos professores e as estratégias pedagógicas adaptadas, além de evidenciar desafios como a escassez de recursos e a adaptação das crianças ao ambiente escolar. 2 Não 2025-02-12T14:29:57Z 2025-02-12T14:29:57Z 2024 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo MAIA, Tâmily Bentes. O trabalho do professor TEA na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de Parintins/AM. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estado, Trabalho e Políticas Pública) – Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM), 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8652 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Serviço Social - Bacharelado - Parintins |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação Professor Autismo Parintins CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS . . |
spellingShingle |
Educação Professor Autismo Parintins CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS . . Maia, Tâmily Bentes O trabalho do professor TEA na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de Parintins/AM |
topic_facet |
Educação Professor Autismo Parintins CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS . . |
description |
This article addresses the role of support teachers for students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular education, focusing on the municipality of Parintins. The aim is to understand the work of these professionals by contextualizing the special and inclusive education policies, presenting relevant legislation, and identifying the challenges faced in the inclusion of students with ASD. The research, based on a qualitative approach, uses bibliographic and documentary analysis, as well as an online questionnaire. The participants were an ASD teacher, a school manager. The results highlight the importance of ongoing professional development, teacher mediation, and adapted pedagogical strategies, as well as challenges such as resource scarcity and the adaptation of students to the school environment |
author_additional |
Pereira, Josiara Reis |
author_additionalStr |
Pereira, Josiara Reis |
format |
Artigo |
author |
Maia, Tâmily Bentes |
title |
O trabalho do professor TEA na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de Parintins/AM |
title_short |
O trabalho do professor TEA na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de Parintins/AM |
title_full |
O trabalho do professor TEA na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de Parintins/AM |
title_fullStr |
O trabalho do professor TEA na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de Parintins/AM |
title_full_unstemmed |
O trabalho do professor TEA na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de Parintins/AM |
title_sort |
o trabalho do professor tea na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de parintins/am |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2025 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8652 |
_version_ |
1831970257813635072 |
score |
11.753735 |