Artigo

O trabalho do professor TEA na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de Parintins/AM

This article addresses the role of support teachers for students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular education, focusing on the municipality of Parintins. The aim is to understand the work of these professionals by contextualizing the special and inclusive education policies, presenting r...

ver descrição completa

Autor principal: Maia, Tâmily Bentes
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8652
id oai:localhost:prefix-8652
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-86522025-03-10T21:24:01Z O trabalho do professor TEA na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de Parintins/AM Maia, Tâmily Bentes Pereira, Josiara Reis http://lattes.cnpq.br/4959992884715611 josiarareis@ufam.edu.br Educação Professor Autismo Parintins CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS . . This article addresses the role of support teachers for students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular education, focusing on the municipality of Parintins. The aim is to understand the work of these professionals by contextualizing the special and inclusive education policies, presenting relevant legislation, and identifying the challenges faced in the inclusion of students with ASD. The research, based on a qualitative approach, uses bibliographic and documentary analysis, as well as an online questionnaire. The participants were an ASD teacher, a school manager. The results highlight the importance of ongoing professional development, teacher mediation, and adapted pedagogical strategies, as well as challenges such as resource scarcity and the adaptation of students to the school environment Este artigo aborda o trabalho do professor acompanhante de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação regular, com foco no município de Parintins. O objetivo é conhecer a atuação desses profissionais, contextualizando a política de educação especial e inclusiva, apresentando a legislação pertinente e identificando as dificuldades enfrentadas na inclusão de alunos com TEA. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza levantamento bibliográfico e pesquisa de campo por meio de questionário online. Os interlocutores foram uma professora TEA e uma gestora. Os resultados destacam a importância da formação continuada, a mediação dos professores e as estratégias pedagógicas adaptadas, além de evidenciar desafios como a escassez de recursos e a adaptação das crianças ao ambiente escolar. 2 Não 2025-02-12T14:29:57Z 2025-02-12T14:29:57Z 2024 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo MAIA, Tâmily Bentes. O trabalho do professor TEA na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de Parintins/AM. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estado, Trabalho e Políticas Pública) – Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM), 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8652 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Serviço Social - Bacharelado - Parintins
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Educação
Professor
Autismo
Parintins
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
.
.
spellingShingle Educação
Professor
Autismo
Parintins
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
.
.
Maia, Tâmily Bentes
O trabalho do professor TEA na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de Parintins/AM
topic_facet Educação
Professor
Autismo
Parintins
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
.
.
description This article addresses the role of support teachers for students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular education, focusing on the municipality of Parintins. The aim is to understand the work of these professionals by contextualizing the special and inclusive education policies, presenting relevant legislation, and identifying the challenges faced in the inclusion of students with ASD. The research, based on a qualitative approach, uses bibliographic and documentary analysis, as well as an online questionnaire. The participants were an ASD teacher, a school manager. The results highlight the importance of ongoing professional development, teacher mediation, and adapted pedagogical strategies, as well as challenges such as resource scarcity and the adaptation of students to the school environment
author_additional Pereira, Josiara Reis
author_additionalStr Pereira, Josiara Reis
format Artigo
author Maia, Tâmily Bentes
title O trabalho do professor TEA na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de Parintins/AM
title_short O trabalho do professor TEA na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de Parintins/AM
title_full O trabalho do professor TEA na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de Parintins/AM
title_fullStr O trabalho do professor TEA na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de Parintins/AM
title_full_unstemmed O trabalho do professor TEA na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de Parintins/AM
title_sort o trabalho do professor tea na educação básica: contribuições para a educação especial e inclusiva no município de parintins/am
publisher Brasil
publishDate 2025
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8652
_version_ 1831970257813635072
score 11.753735