Trabalho de Conclusão de Curso

Estratégias de marketing nas midias sociais no processo de consolidação de microempresas na comunidade do Macurany – cidade de Parintins/AM

Social media has become an indispensable channel for businesses of all sizes to reach their target audiences. With billions of active users across multiple platforms, social media offers enormous potential to increase brand visibility, generate leads, and drive sales. This study investigated the use...

ver descrição completa

Autor principal: Alves, Wanderley Pereira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8733
id oai:localhost:prefix-8733
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-87332025-03-10T21:24:00Z Estratégias de marketing nas midias sociais no processo de consolidação de microempresas na comunidade do Macurany – cidade de Parintins/AM Alves, Wanderley Pereira Andrade, Francisco Alcicley Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/0258554992455560 Pontes, Raimundo Vitor Ramos Gaspar, Ligiane de Almeida fandrade@ufam.edu.br Mídias sociais Estratégia de marketing Marketing digital Ferramentas Micro e pequenas empresas Social media Marketing strategy Digital marketing Tools Micro and small companies CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO . . Social media has become an indispensable channel for businesses of all sizes to reach their target audiences. With billions of active users across multiple platforms, social media offers enormous potential to increase brand visibility, generate leads, and drive sales. This study investigated the use of digital marketing strategies, specifically in social media, by three micro and small enterprises (MSEs) located in the Macurany region, in Parintins/AM. The main objective was to understand how these companies use these tools, the challenges faced and the results obtained in terms of sales. The research, of a qualitative and descriptive nature, involved the application of questionnaires and a systematic mapping of the companies. The results indicated that MSEs in the region recognize the importance of social media for the dissemination of their products and services, but face challenges such as lack of technical knowledge and difficulty in creating quality content. Despite the challenges, companies that invested more in digital marketing and adopted more effective strategies, such as producing relevant content and interacting with the public, achieved positive results in terms of increased sales. As mídias sociais se tornaram um canal indispensável para empresas de todos os portes alcançarem seus públicos-alvo. Com bilhões de usuários ativos em diversas plataformas, as redes sociais oferecem um potencial enorme para aumentar a visibilidade da marca, gerar leads e impulsionar as vendas. Este estudo investigou a utilização de estratégias de marketing digital, especificamente em mídias sociais, por três micro e pequenas empresas (MPEs) localizadas na região do Macurany, em Parintins/AM. O objetivo principal foi compreender como essas empresas utilizam essas ferramentas, os desafios enfrentados e os resultados obtidos em termos de vendas. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, envolveu a aplicação de questionários e um mapeamento sistemático das empresas. Os resultados indicaram que as MPEs da região reconhecem a importância das mídias sociais para a divulgação de seus produtos e serviços, mas enfrentam problemas em sua utilização como a falta de conhecimento técnico e a dificuldade em criar conteúdo de qualidade. Apesar dos desafios, as empresas que investiram mais em marketing digital e adotaram estratégias mais eficazes, como a produção de conteúdo relevante e a interação com o público, obtiveram resultados positivos em termos de aumento das vendas. 1 Não 2025-02-26T17:52:14Z 2025-02-26T17:52:14Z 2025-01-07 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8733 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Administração - Bacharelado - Parintins
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Mídias sociais
Estratégia de marketing
Marketing digital
Ferramentas
Micro e pequenas empresas
Social media
Marketing strategy
Digital marketing
Tools
Micro and small companies
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
.
.
spellingShingle Mídias sociais
Estratégia de marketing
Marketing digital
Ferramentas
Micro e pequenas empresas
Social media
Marketing strategy
Digital marketing
Tools
Micro and small companies
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
.
.
Alves, Wanderley Pereira
Estratégias de marketing nas midias sociais no processo de consolidação de microempresas na comunidade do Macurany – cidade de Parintins/AM
topic_facet Mídias sociais
Estratégia de marketing
Marketing digital
Ferramentas
Micro e pequenas empresas
Social media
Marketing strategy
Digital marketing
Tools
Micro and small companies
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
.
.
description Social media has become an indispensable channel for businesses of all sizes to reach their target audiences. With billions of active users across multiple platforms, social media offers enormous potential to increase brand visibility, generate leads, and drive sales. This study investigated the use of digital marketing strategies, specifically in social media, by three micro and small enterprises (MSEs) located in the Macurany region, in Parintins/AM. The main objective was to understand how these companies use these tools, the challenges faced and the results obtained in terms of sales. The research, of a qualitative and descriptive nature, involved the application of questionnaires and a systematic mapping of the companies. The results indicated that MSEs in the region recognize the importance of social media for the dissemination of their products and services, but face challenges such as lack of technical knowledge and difficulty in creating quality content. Despite the challenges, companies that invested more in digital marketing and adopted more effective strategies, such as producing relevant content and interacting with the public, achieved positive results in terms of increased sales.
author_additional Andrade, Francisco Alcicley Vasconcelos
author_additionalStr Andrade, Francisco Alcicley Vasconcelos
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Alves, Wanderley Pereira
title Estratégias de marketing nas midias sociais no processo de consolidação de microempresas na comunidade do Macurany – cidade de Parintins/AM
title_short Estratégias de marketing nas midias sociais no processo de consolidação de microempresas na comunidade do Macurany – cidade de Parintins/AM
title_full Estratégias de marketing nas midias sociais no processo de consolidação de microempresas na comunidade do Macurany – cidade de Parintins/AM
title_fullStr Estratégias de marketing nas midias sociais no processo de consolidação de microempresas na comunidade do Macurany – cidade de Parintins/AM
title_full_unstemmed Estratégias de marketing nas midias sociais no processo de consolidação de microempresas na comunidade do Macurany – cidade de Parintins/AM
title_sort estratégias de marketing nas midias sociais no processo de consolidação de microempresas na comunidade do macurany – cidade de parintins/am
publisher Brasil
publishDate 2025
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8733
_version_ 1831970272371015681
score 11.753735