/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Estratégias de marketing nas midias sociais no processo de consolidação de microempresas na comunidade do Macurany – cidade de Parintins/AM
Social media has become an indispensable channel for businesses of all sizes to reach their target audiences. With billions of active users across multiple platforms, social media offers enormous potential to increase brand visibility, generate leads, and drive sales. This study investigated the use...
Autor principal: | Alves, Wanderley Pereira |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8733 |
id |
oai:localhost:prefix-8733 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-87332025-03-10T21:24:00Z Estratégias de marketing nas midias sociais no processo de consolidação de microempresas na comunidade do Macurany – cidade de Parintins/AM Alves, Wanderley Pereira Andrade, Francisco Alcicley Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/0258554992455560 Pontes, Raimundo Vitor Ramos Gaspar, Ligiane de Almeida fandrade@ufam.edu.br Mídias sociais Estratégia de marketing Marketing digital Ferramentas Micro e pequenas empresas Social media Marketing strategy Digital marketing Tools Micro and small companies CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO . . Social media has become an indispensable channel for businesses of all sizes to reach their target audiences. With billions of active users across multiple platforms, social media offers enormous potential to increase brand visibility, generate leads, and drive sales. This study investigated the use of digital marketing strategies, specifically in social media, by three micro and small enterprises (MSEs) located in the Macurany region, in Parintins/AM. The main objective was to understand how these companies use these tools, the challenges faced and the results obtained in terms of sales. The research, of a qualitative and descriptive nature, involved the application of questionnaires and a systematic mapping of the companies. The results indicated that MSEs in the region recognize the importance of social media for the dissemination of their products and services, but face challenges such as lack of technical knowledge and difficulty in creating quality content. Despite the challenges, companies that invested more in digital marketing and adopted more effective strategies, such as producing relevant content and interacting with the public, achieved positive results in terms of increased sales. As mídias sociais se tornaram um canal indispensável para empresas de todos os portes alcançarem seus públicos-alvo. Com bilhões de usuários ativos em diversas plataformas, as redes sociais oferecem um potencial enorme para aumentar a visibilidade da marca, gerar leads e impulsionar as vendas. Este estudo investigou a utilização de estratégias de marketing digital, especificamente em mídias sociais, por três micro e pequenas empresas (MPEs) localizadas na região do Macurany, em Parintins/AM. O objetivo principal foi compreender como essas empresas utilizam essas ferramentas, os desafios enfrentados e os resultados obtidos em termos de vendas. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, envolveu a aplicação de questionários e um mapeamento sistemático das empresas. Os resultados indicaram que as MPEs da região reconhecem a importância das mídias sociais para a divulgação de seus produtos e serviços, mas enfrentam problemas em sua utilização como a falta de conhecimento técnico e a dificuldade em criar conteúdo de qualidade. Apesar dos desafios, as empresas que investiram mais em marketing digital e adotaram estratégias mais eficazes, como a produção de conteúdo relevante e a interação com o público, obtiveram resultados positivos em termos de aumento das vendas. 1 Não 2025-02-26T17:52:14Z 2025-02-26T17:52:14Z 2025-01-07 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8733 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Administração - Bacharelado - Parintins |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Mídias sociais Estratégia de marketing Marketing digital Ferramentas Micro e pequenas empresas Social media Marketing strategy Digital marketing Tools Micro and small companies CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO . . |
spellingShingle |
Mídias sociais Estratégia de marketing Marketing digital Ferramentas Micro e pequenas empresas Social media Marketing strategy Digital marketing Tools Micro and small companies CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO . . Alves, Wanderley Pereira Estratégias de marketing nas midias sociais no processo de consolidação de microempresas na comunidade do Macurany – cidade de Parintins/AM |
topic_facet |
Mídias sociais Estratégia de marketing Marketing digital Ferramentas Micro e pequenas empresas Social media Marketing strategy Digital marketing Tools Micro and small companies CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO . . |
description |
Social media has become an indispensable channel for businesses of all sizes to reach their target audiences. With billions of active users across multiple platforms, social media offers enormous potential to increase brand visibility, generate leads, and drive sales. This study investigated the use of digital marketing strategies, specifically in social
media, by three micro and small enterprises (MSEs) located in the Macurany region, in Parintins/AM. The main objective was to understand how these companies use these tools, the challenges faced and the results obtained in terms of sales. The research, of a qualitative and descriptive nature, involved the application of questionnaires and a
systematic mapping of the companies. The results indicated that MSEs in the region recognize the importance of social media for the dissemination of their products and services, but face challenges such as lack of technical knowledge and difficulty in creating quality content. Despite the challenges, companies that invested more in digital marketing and adopted more effective strategies, such as producing relevant content and interacting with the public, achieved positive results in terms of increased sales. |
author_additional |
Andrade, Francisco Alcicley Vasconcelos |
author_additionalStr |
Andrade, Francisco Alcicley Vasconcelos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Alves, Wanderley Pereira |
title |
Estratégias de marketing nas midias sociais no processo de consolidação de microempresas na comunidade do Macurany – cidade de Parintins/AM |
title_short |
Estratégias de marketing nas midias sociais no processo de consolidação de microempresas na comunidade do Macurany – cidade de Parintins/AM |
title_full |
Estratégias de marketing nas midias sociais no processo de consolidação de microempresas na comunidade do Macurany – cidade de Parintins/AM |
title_fullStr |
Estratégias de marketing nas midias sociais no processo de consolidação de microempresas na comunidade do Macurany – cidade de Parintins/AM |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing nas midias sociais no processo de consolidação de microempresas na comunidade do Macurany – cidade de Parintins/AM |
title_sort |
estratégias de marketing nas midias sociais no processo de consolidação de microempresas na comunidade do macurany – cidade de parintins/am |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2025 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8733 |
_version_ |
1831970272371015681 |
score |
11.753735 |